HOJE
A primeira experiência
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias
Aos 34 anos, Scott Machado, que nasceu nos Estados Unidos, mas tem pais brasileiros, aprova temporada pelo Flamengo: "Vivi muitas novidades"
Estados Unidos, França, Estônia, Alemanha, Espanha, Austrália, Israel, Rússia e… Brasil. O armador Scott Machado rodou o mundo até chegar no local de nascimento dos pais. Aos 34 anos, ele disputou sua primeira temporada no NBB CAIXA com o Flamengo e aprovou sua experiência.
“Gostei muito. Vivi muitas novidades”, afirmou o jogador, que conheceu, ou melhor, está conhecendo um novo mundo. “Time grande, torcida grande, pressão grande. É minha primeira vez aqui no Brasil e ainda estou conhecendo”, comentou o americano, que nasceu em Nova York, mas já defendeu a seleção brasileira.
Scott Machado contou que Olivinha, que se despediu das quadras ao final da temporada, foi muito importante no processo de adaptação ao Brasil e ao estilo de jogo do basquete brasileiro. O armador representou o Flamengo ao lado do companheiro de elenco na premiação dos melhores do ano do NBB CAIXA, que aconteceu na terça-feira (18/06), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
“Ele foi muito importante nesse processo. Ele é um ídolo, uma pessoa muito importante, de muito caráter, muito feliz e otimista. Sempre chegava com muita positividade, com um sorriso no rosto. Está no meu coração. É um cara necessário dentro da quadra”, afirmou o jogador.
Scott Machado foi peça importante na rotação do técnico Gustavinho de Conti ao longo da temporada. Ele registrou médias de 21 minutos em 41 jogos do NBB CAIXA, incluindo fase regular e playoffs. O armador teve médias de 7,7 pontos e 4,1 assistências, estatística em que ficou atrás apenas de Franco Balbi, titular da posição, líder com 6 passes para cestas por jogo.
O armador avalia que o Flamengo teve uma boa temporada. A equipe rubro-negra alcançou quatro finais e ganhou dois títulos. Foi campeão do Campeonato Carioca e da Copa Super 8 e vice da Basketball Champions League Americas (BCLA) e do NBB CAIXA. “É difícil chegar em finais e vencer é muito mais difícil. Claro que queríamos mais títulos, mas fizemos uma boa temporada e tivemos um bom papel”, analisou Scott Machado “Esse time é muito forte, um ótimo grupo. O Flamengo competiu”, acrescentou o armador, que ainda não definiu qual será o seu futuro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.