#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Se repetirá?

25-04-2014 | 05:39
Por Liga Nacional de Basquete

Com memorável vitória sobre Brasília nas quartas da temporada passada, São José se tornou único time vindo das oitavas a chegar na semifinal do NBB

Após boas campanhas na fase de classificação do NBB, UniCEUB/BRB/Brasília (3º colocado) e São José/Unimed (6º colocado) chegam as quartas de final com muita história no confronto. O duelo, que já foi final do NBB4, vencida pelo Brasília, já virou sinônimo de equilíbrio e disputa até o fim, ou seja, um clássico.

Os dois times também duelaram na fase quartas de final do NBB passado. Naquela oportunidade, o São José levou a melhor em cinco jogos, vencendo o quinto e decisivo jogo em pleno Ginásio Nilson Nelson em Brasília (DF) pelo expressivo placar de 98 a 81, resultado que deixou o time tricampeão do NBB de fora da Final pela primeira vez na história do campeonato.

E agora? Será que Brasília consegue se vingar? Fique ligado na série e descubra o desfecho do confronto!

 

Brasília e São José protagonizaram a Final do NBB4 (João Pires/LNB)

Brasília e São José protagonizaram a Final do NBB4 (João Pires/LNB)


Já foi decisão
Brasília e São José foram os finalistas do NBB4. O time candango saiu campeão, conquistando seu terceiro título seguido do campeonato nacional, ao vencer os paulistas por 78 a 62 em jogo único.

Passe Livre
Terceiro colocado na fase de classificação do NBB6, o Brasília sempre se classificou direto para as quartas de final, o que significa que o time nunca ficou de fora do G-4.

Sempre presente
A única temporada do NBB que não contou com a presença do São José nas quartas de final foi a primeira, 2008/2009. Nos outros anos, a equipe paulista sempre venceu seus adversários nas oitavas para seguir em frente.

Se repetirá?
A única vez em que um time vindo das oitavas de final levou a melhor em um confronto quartas de final foi na temporada passada, em que o São José surpreendeu o então atual campeão Brasília e venceu a série por 3 a 2. O revés na série deixou os candangos de fora de uma final pela primeira vez na história do NBB. Agora, as duas equipes estarão frente a frente novamente para mais um duelo pelas quartas. E aí? Quem leva desta vez?

Na última temporada, a festa foi do São José; equipes voltam a se encontrar nas quartas neste ano (Brito Júnior/Divulgação)

Em plena capital federal, São José eliminou Brasília e fez  história no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Quem acredita sempre alcança
Por duas edições seguidas do NBB, o São José chegou às quartas de final. Na primeira vez, perdeu para o Flamengo, na segunda para o Franca, perdendo os três jogos da série melhor de cinco em ambas as ocasiões. Em sua terceira tentativa, no entanto, enfrentou os mesmos dois times nas quartas de final e na semifinal, até chegar à decisão, contra o Brasília, no NBB4.

NBB2 – Quartas de final: Flamengo 3 x 0 São José
NBB3 – Quartas de final: Franca 3 x 0 São José
NBB4 – Quartas de final: São José 3 x 0 Franca
Semifinal: São José 3 x 2 Flamengo
Final: Brasília 78 x 62 Brasília

Equilíbrio
Brasília e São José se enfrentaram 18 vezes na história do NBB. A equipe candanga tem vantagem de 11 triunfos vencidos sobre sete dos paulistas.

Só eficiente
O Brasília tem dois jogadores entre os dez mais eficientes no NBB6. Alex Garcia e Guilherme Giovannoni ocupam o segundo e o quinto lugar na lista, com, respectivamente, 20,87 e 19,22 de valorização por partida. Pelo lado do São José, apenas Quezada figura entre os mais eficientes, na sexta posição, com média de 18,34.

São José levou a melhor sobre o Brasília, fora de casa, na fase de classificação do NBB6 (Brito Júnior/Divulgação)

São José levou a melhor sobre o Brasília, fora de casa, na fase de classificação do NBB6 (Brito Júnior/Divulgação)

Fator casa?
Na fase de classificação da atual temporada, as duas partidas entre Brasília e São José foram vencidas pelo time visitante. Jogando no Vale do Paraíba, os brasilienses não se importaram com a pressão do ‘caldeirão’ Lineu de Moura e levaram a melhor por 87 a 77. Já no returno, na capital federal, os joseenses deram o troco levaram a melhor, nos segundos finais, por 91 a 90.

Segura o ataque
São José precisa se cuidar com a defesa. O Brasília é o time com o melhor ataque do NBB6, pontuando aproximadamente 86,59 por jogo. Os paulistas, por outro lado, tem apenas o oitavo maior número de tentos positivos por jogo: média de 81,14.

Vacilou, perdeu
O ala Alex Garcia, do Brasília, é o jogador que mais roubou bolas na história das Finais do NBB, com 76 carteiras batidas.

Nezinho representa
Nezinho, do Brasília, é o terceiro jogador que mais acertou arremessos de 3 pontos em uma partida de playoffs no NBB. Foram oito lances de longa distância, exatamente contra o São José, no NBB5. Além disso, o armador também detém o segundo lugar entre os atletas que mais roubaram bolas em uma partida de playoffs. Foram seis retomadas, contra o Pinheiros, no NBB3.

Mão quente
Ainda falando de Nezinho, o camisa 23 do Brasília foi o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na fase de classificação do NBB6, com 104 no total de 31 que entrou em quadra, média de 3,35 por jogo, a segunda maior do campeonato. O candango fica atrás somente de Marcelinho Machado, do Flamengo, que fez em média 3,48 por partida na primeira fase.

Nezinho foi o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na fase de classificação do NBB6 (Brito Júnior/Divulgação)

Nezinho foi o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na fase de classificação do NBB6 (Brito Júnior/Divulgação)