#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sede de playoffs

07-04-2017 | 01:59
Por Douglas Carraretto

Após 4 temporadas longe dos playoffs, André Góes relembra última experiência em 2012/2013 e mostra confiança para ajudar Vitória no mata-mata

André Góes disputará seu primeiro playoff desde 2012/2013 (Jéssica Santana/Universo/Vitória)

Foram quase quatro longos anos longe dos playoffs do NBB CAIXA. Mas nesta sexta-feira (07/04), André Góes sentirá o gostinho de um mata-mata de nacional pela primeira vez desde a temporada 2012/2013, quando defendia o Basquete Cearense em sua temporada de estreia na elite do basquete brasileiro.

Hoje, novamente com a camisa de um clube nordestino, o ala/armador do Universo/Vitória reestreará nos playoffs no Jogo 1 da série oitavas de final contra o Campo Mourão Basquete, fora de casa, no Ginásio Belin Carolo, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Em 2012/2013, André fez parte dos primeiros passos do projeto de sucesso que hoje é o Solar Cearense, primeiro time nordestino na história a jogar o NBB CAIXA. Um dos destaques daquele elenco, o jogador teve médias de 11,0 pontos e 3,2 assistências na fase de classificação e ajudou o esquadrão de Alberto Bial e ficar em oitavo e ganhar o mando de quadra na série contra o Paulistano, nono.

Foi justamente neste playoff que a estrela de André Góes brilhou, e com força. Com atuações magistrais na série, o jogador somou sonoros 19,2 pontos por jogo e registrou a segunda maior média do mata-mata daquele NBB CAIXA, atrás apenas de Nezinho (Brasília), com 20,4. Suas atuações, no entanto, não evitaram a eliminação de sua equipe para o Paulistano, por 3 a 2.

Em seu último playoff, André Góes teve média de 19,2 pontos por jogo na série de oitavas contra o Paulistano (LC Moreira/Divulgação)

“Lembro muito daquele playoff, até por ter sido o último. Estou vivendo um momento muito especial justamente por jogar novamente um playoff de NBB CAIXA, que é a competição mais importante do Brasil, e estou muito animado. Depois de um tempo sem jogar um playoff, damos mais valor à preparação, então chego muito confiante”, declarou André Góes.

O fatídico Jogo 5 daquela série contra o Paulistano, no dia 26 de abril de 2013, em Fortaleza (CE), foi o último de André Góes pelos playoffs do NBB CAIXA. Quase quatro anos se passaram até seu retorno, que enfim acontecerá, nesta sexta-feira, 07 de abril de 2017, em Campo Mourão.

Mas neste período diversos acontecimentos atrapalharam a carreira do ala/armador natural de Chapecó (SC), que viveu um verdadeiro drama devido a uma extrusão em uma hérnia de disco, que lhe rendeu duas cirurgias na coluna e mais de um ano parado.

O drama gerou dificuldades para André se reencontrar no mercado do basquete brasileiro. Em 2015/2016, foi contratado pelo Macaé Basquete e retornou à ativa, em uma grande prova de superação. Com a camisa macaense, obteve importantes médias de 9,5 pontos e 2,6 assistências nas 19 partidas que disputou.

André Goés é peça chave do elenco do Vitória para os playoffs do NBB CAIXA (Jéssica Santana/Universo Vitória)

Agora, nesta nova temporada, o jogador é peça essecial no elenco do Universo/Vitória, que brigou pelo G-4 o campeonato inteiro e chega aos playoffs vindo da sétima colocação na fase de classificação. Vindo do banco na maioria das vezes, André tem média de 8,0 pontos e 2,6 assistências e tem tudo para ajudar, e muito, o rubro-negro baiano neste playoff.

“Me preparei bem durante toda a temporada para chegar nessa hora bem fisicamente e mentalmente e ajudar minha equipe com pontos, assistências, na defesa, e também fora de quadra, pois tenho ótimos companheiros. Nosso grupo é muito bom e estamos todos trabalhando para fazer uma grande série”, finalizou André Góes.