HOJE
Sede de playoffs
Por Douglas Carraretto
Após 4 temporadas longe dos playoffs, André Góes relembra última experiência em 2012/2013 e mostra confiança para ajudar Vitória no mata-mata
Foram quase quatro longos anos longe dos playoffs do NBB CAIXA. Mas nesta sexta-feira (07/04), André Góes sentirá o gostinho de um mata-mata de nacional pela primeira vez desde a temporada 2012/2013, quando defendia o Basquete Cearense em sua temporada de estreia na elite do basquete brasileiro.
Hoje, novamente com a camisa de um clube nordestino, o ala/armador do Universo/Vitória reestreará nos playoffs no Jogo 1 da série oitavas de final contra o Campo Mourão Basquete, fora de casa, no Ginásio Belin Carolo, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Em 2012/2013, André fez parte dos primeiros passos do projeto de sucesso que hoje é o Solar Cearense, primeiro time nordestino na história a jogar o NBB CAIXA. Um dos destaques daquele elenco, o jogador teve médias de 11,0 pontos e 3,2 assistências na fase de classificação e ajudou o esquadrão de Alberto Bial e ficar em oitavo e ganhar o mando de quadra na série contra o Paulistano, nono.
Foi justamente neste playoff que a estrela de André Góes brilhou, e com força. Com atuações magistrais na série, o jogador somou sonoros 19,2 pontos por jogo e registrou a segunda maior média do mata-mata daquele NBB CAIXA, atrás apenas de Nezinho (Brasília), com 20,4. Suas atuações, no entanto, não evitaram a eliminação de sua equipe para o Paulistano, por 3 a 2.

Em seu último playoff, André Góes teve média de 19,2 pontos por jogo na série de oitavas contra o Paulistano (LC Moreira/Divulgação)
“Lembro muito daquele playoff, até por ter sido o último. Estou vivendo um momento muito especial justamente por jogar novamente um playoff de NBB CAIXA, que é a competição mais importante do Brasil, e estou muito animado. Depois de um tempo sem jogar um playoff, damos mais valor à preparação, então chego muito confiante”, declarou André Góes.
O fatídico Jogo 5 daquela série contra o Paulistano, no dia 26 de abril de 2013, em Fortaleza (CE), foi o último de André Góes pelos playoffs do NBB CAIXA. Quase quatro anos se passaram até seu retorno, que enfim acontecerá, nesta sexta-feira, 07 de abril de 2017, em Campo Mourão.
Mas neste período diversos acontecimentos atrapalharam a carreira do ala/armador natural de Chapecó (SC), que viveu um verdadeiro drama devido a uma extrusão em uma hérnia de disco, que lhe rendeu duas cirurgias na coluna e mais de um ano parado.
O drama gerou dificuldades para André se reencontrar no mercado do basquete brasileiro. Em 2015/2016, foi contratado pelo Macaé Basquete e retornou à ativa, em uma grande prova de superação. Com a camisa macaense, obteve importantes médias de 9,5 pontos e 2,6 assistências nas 19 partidas que disputou.

André Goés é peça chave do elenco do Vitória para os playoffs do NBB CAIXA (Jéssica Santana/Universo Vitória)
Agora, nesta nova temporada, o jogador é peça essecial no elenco do Universo/Vitória, que brigou pelo G-4 o campeonato inteiro e chega aos playoffs vindo da sétima colocação na fase de classificação. Vindo do banco na maioria das vezes, André tem média de 8,0 pontos e 2,6 assistências e tem tudo para ajudar, e muito, o rubro-negro baiano neste playoff.
“Me preparei bem durante toda a temporada para chegar nessa hora bem fisicamente e mentalmente e ajudar minha equipe com pontos, assistências, na defesa, e também fora de quadra, pois tenho ótimos companheiros. Nosso grupo é muito bom e estamos todos trabalhando para fazer uma grande série”, finalizou André Góes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
