HOJE
Sede Rio:Seleção da 1ªetapa da LDB
Por Liga Nacional de Basquete
Cestinha da etapa, armador motorzinho e mais: confira a Seleção da 1ª etapa da LDB 2019 na sede do Rio de Janeiro
A 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – (LDB) 2019 terminou. Na sede do Rio de Janeiro, no Ginásio do Tijuca Tênis clube, seis equipes entraram em quadra e 15 jogos foram realizados.
Dentre esses duelos, alguns jogadores se destacaram durante essa primeira parte da competição. Por isso, listamos aqui a Seleção da 1ª Etapa da LDB 2019, com sede no Rio de Janeiro.
Ficou curioso? Então confere aí a Seleção com alguns dos grandes prospectos do basquete nacional.
Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.
#1 – Matheusinho (Flamengo)
Com 19 anos e em sua segunda LDB, o armador Matheusinho encerrou a 1ª etapa da LDB 2019 em alta.
Veloz e com uma ótima visão de jogo, o jogador do Clube da Gávea anotou médias de 10,0 pontos, 5,2 rebotes, 6,6 assistências, 3,4 roubos de bola e 15,8 de eficiência.

Matheusinho foi o “motorzinho” do Flamengo na 1ª etapa da LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)
Matheusinho ainda mostrou toda a sua versatilidade em quadra e flertou com um triplo-duplo em dois dos cinco jogos que disputou.
O primeiro foi na vitória sobre o União Corinthians, por 80 a 64, em que anotou 13 pontos, sete rebotes e 10 assistências. Já o segundo contra o Pinheiros, em que mesmo com a derrota do Flamengo, o jogador encerrou o duelo com 16 pontos, nove rebotes e nove assistências.
# 2 – Danilo Sena (Pinheiros) – Dono da Bola
A 1ª etapa da LDB 2019 foi especial para Danilo Sena. Um dos líderes do elenco reformulado do atual campeão da competição, o jogador despontou como o maior cestinha da etapa do Rio de Janeiro.
Versátil e mais maduro, após atuar na última edição da Liga Ouro 2019, Danilo Sena guiou o Pinheiros na campanha invicta na 1ª etapa da competição.

Danilo Sena foi o maior cestinha do Grupo A da 1ª etapa da LDB 2019 (Brunon Lorenzo/LNB)
Atuando em até três posições (armador, ala e ala/armador), Sena conseguiu se virar bem tanto nos chutes de fora do perímetro, como também no poste baixo. Ao todo, o jogador anotou as expressivas médias foram de 21,6 pontos, 3,2 rebotes, 5,0 assistências e 25,2 de eficiência nos cinco jogos que disputou.
#3 – Matheus Weber (Flamengo)
O ala Matheus Weber é outro que garantiu uma vaga na Seleção da 1ª etapa.
Em sua primeira LDB com a camisa do Flamengo, Matheus Weber mostrou todo o seu potencial e foi um dos principais jogadores do rubro-negro carioca na 1ª etapa da competição.

Em sua primeira LDB com o Flamengo, Matheus Weber teve atuações contundentes (Bruno Lorenzo/LNB)
Com atuações contundentes, o jogador anotou médias de 14,6 pontos, 7,6 rebotes, 1,6 assistências e 17,2 de eficiência.
+Matheus Weber: “sou um espelho para minha família”
#4 – Maicon (Pinheiros)
O ala/pivô Maicon, do Pinheiros, é outro que figura na Seleção da 1ª etapa.
O jogador de apenas 18 anos mostrou consistência nos dois lados da quadra, especialmente pela força no sistema defensivo, e foi uma das peças fundamentais da campanha invicta do Pinheiros na LDB 2019.

Maicon se destacou pela intensidade nos dois lados da quadra e o bom jogo no poste baixo (Paula Reis/Flamengo)
Presente nos cinco jogos da equipe do Jardim Europa na competição, Maicon encerrou a 1ª etapa com médias de 9,8 rebotes, 7,2 rebotes e 12,2 de eficiência.
#5 – Sérgio Conceição (São José)
Presente na lista entre os 10 principais prospectos da LDB 2019, o pivô Sérgio Conceição, do São José, foi bem na 1ª etapa da maior competição do basquete de base do Brasil.
Forte no poste baixo e com bom jogo de pernas, o jovem pivô da equipe joseense contribuiu ativamente na campanha que culminou com três vitórias em cinco jogos da equipe paulista – perdeu apenas para Pinheiros e Flamengo.

Com boa estatura e presença no garrafão, Sérgio foi um dos pilares do São José na competição (Bruno Lorenzo/LNB)
No geral, as médias do jogador após cinco jogos disputados foram de 9,6 pontos, 12,2 rebotes, 1,4 assistências e 15,2 de eficiência.
Sexto Homem: Rafael Rachel (Flamengo)
O último lugar na Seleção da 1ª etapa da LDB 2019, com sede no Rio de Janeiro, ficou para o ala/pivô Rafael Rachel, do Flamengo.
Em sua primeira LDB com a camisa do rubro-negro carioca, o jogador de 18 anos mostrou personalidade durante sua participação na competição. Prova disso são as suas atuações.

Vindo do banco, Rachel teve um bom aproveitamento com a camisa do Flamengo (Bruno Lorenzo/LNB)
Mesmo vindo do banco, o jogador encerrou a 1ª etapa da LDB com médias de 12,3 pontos, 5,5 rebotes e 14,0 de eficiência.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca