#JOGAJUNTO

NBA / NBB Caixa

Segunda chance

15-10-2015 | 08:58
Por Liga Nacional de Basquete

Em confronto inédito entre Brasil e NBA em solo verde-amarelo, Flamengo busca revanche contra o Magic, que o derrotou na turnê rubro-negra pelos EUA em 2014

O basquete brasileiro viverá uma experiência inédita neste sábado (17/10). Na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), o Flamengo enfrentará o Orlando Magic pela pré-temporada da NBA, às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, e se tornará a primeira equipe verde-amarela a receber uma franquia da liga norte-americana em solo brasileiro. Mas apesar de ser um fato inédito por aqui, o adversário rubro-negro já é bastante conhecido.

+Clique aqui e garanta seu ingresso para a partida entre Flamengo e Orlando Magic (NBA)

Em 2014, o clube da Gávea recebeu um convite da NBA e disputou três partidas da pré-temporada da liga norte-americana nos Estados Unidos, contra Phoenix Suns, o mesmo Orlando Magic e Memphis Grizzlies. Essa foi a primeira participação de um clube da América Latina na fase de jogos preparatórios da maior liga do mundo na Terra do Tio Sam.

Flamengo enfrentou Orlando Magic na pré-temporada da NBA em 2014; norte-americanos venceram, por xx a xx

Flamengo enfrentou Orlando Magic na pré-temporada da NBA em 2014. Agora, os dois voltam a se enfrentar, desta vez no Rio de Janeiro (NBA/Getty Images)

Depois de abrir  sua turnê com suada derrota para o Phoenix Suns (100 a 88), o time do técnico José Neto enfrentou o Magic, na Amway Center, na Flórida. Dentro de quadra, os rubro-negros tiveram bons momentos, mas viram o time da casa abrir vantagem através de um forte ritmo de jogo e fechar o duelo com triunfo por 106 a 88. Com 20 pontos, Marcelinho Machado foi o grande destaque rubro-negro na partida.

Quem também se sobressaiu pelo time brasileiro foi o armador argentino Laprovittola, que não está mais no elenco, autor de 15 pontos e nove assistências, além do pivô norte-americano Meyinsse, que marcou 13 pontos e cinco rebotes, e do ala/pivô Olivinha, que também não estará presente no duelo por conta de uma lesão, com 11 pontos e oito rebotes.

+Confira como foi a partida entre Flamengo e Magic na temporada passada, na Flórida

Pelo lado da franquia da Flórida, o pivô montenegrino Nikola Vucevic registrou a mesma marca de pontos que Marcelinho Machado e completou um duplo-duplo ao apanhar 11 rebotes. Outros que apareceram bem no Orlando Magic foram o ala/pivô Aaron Gordon, responsável por 15 pontos, e o ala Tobias Harris, que deixou a quadra com 14 tentos na conta.

“Foi um jogo muito bom lá. Entramos da maneira que tínhamos que entrar, corremos na hora que tínhamos que correr, seguramos na hora que precisávamos segurar. Lógico que no final eles fizeram valer a melhor condição atlética devido à formação de seus atletas. Temos que ter a consciência de valorizar a posse de bola. O jogo contra o Memphis também foi uma lição, em que perdemos muitas bolas e a diferença abriu muito. Aprendemos e agora precisamos ter controle”, comentou Marcelinho Machado.

kkk

Orlando Magic, do armador Elfrid Payton, venceu o Flamengo por 106 a 88 na pré-temporada passada (NBA/Getty Images)

Mas muita coisa mudou de lá pra cá. Essa mesma equipe do Orlando que venceu o Flamengo na pré-temporada conquistou apenas 25 triunfos e perdeu 57 partidas na temporada 2014/2015 da NBA e ficou de fora dos playoffs pelo quarto ano consecutivo. Visando um melhor desempenho em 2015/2016, a equipe sofreu algumas alterações, mas teve a base do elenco mantida.

Em relação ao plantel que bateu os rubro-negros, quatro atletas chegaram e outros quatro deixaram o time. As novidades ficaram por conta do armador C.J Watson (ex- Pacers), do ala/pivô Jason Smith (ex-Knicks), do pivô Greg Stiemsma (ex-Raptors), do ala croata Mario Hezonja (ex-Barcelona-ESP), quinta escolha no último Draft, e do técnico Scott Skiles, que comandou o Milwaukee Bucks de 2008 a 2013.

NBA: Indiana Pacers at Orlando Magic

Apesar das mudanças, Magic ainda tem Victor Oladipo e Tobias Harris como destaques (NBA/Getty Images)

Já as baixas ficaram por conta do ala/armador Ben Gordon (Warriors), o ala Maurice Harkless (Trail Blazers), o armador Luke Ridnour (sem equipe), o ala/armador Willy Green (sem equipe) e o técnico Jacque Vaughn, que perdeu seu cargo ainda na temporada regular para o treinador James Borrego, também desligado da franquia da Flórida ao final do campeonato.

Mas apesar das mudanças, o destaque do Orlando Magic continua sendo seu quinteto titular, formado pelo armador Elfrid Payton, o ala/armador Victor Oladipo, o ala Tobias Harris, o ala/pivô Aaron Gordon e o pivô Nikola Vucevic.

“A experiência anterior foi super válida. No ano passado eles estavam jogando com uma equipe recém-montada, e muitos deles ainda estão aqui, mas eles mudaram de técnico, então a maneira de jogar mudou também. Aquela experiência foi importante por ter visto o ritmo que eles jogam, algumas características individuais não mudam tanto, então conhecemos um pouco e acredito que estaremos mais preparados do que na primeira vez”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

Flamengo entrará na temporada 2015/2016 com três reforços e novo jogo de uniformes (Divulgação/Flamengo)

Com seis baixas em relação ao duelo contra o Magic na Flórida, Flamengo chega com elenco renovado e forte para tentar a revanche (Divulgação/Flamengo)

Por sua vez, o Flamengo também sofreu diversas mudanças em relação à equipe que mediu forças com o Magic na Amway Center e sagrou-se tricampeã do NBB. Antes, o técnico José Neto tinha à disposição nomes como os dos argentinos Nico Laprovittola e Walter Herrmann, agora jogadores do Lietuvos Rytas (LIT) e do San Lorenzo (ARG), respectivamente, além de Vitor Benite, que se transferiu para o UCAM Múrcia (ESP), e Cristiano Felício, contratado pelo Chicago Bulls (NBA).

No entanto, para suprir as perdas, o clube da Gávea foi ao mercado e acertou a vinda de reforços de peso. O armador Rafa Luz, o pivô JP Batista e o ala/pivô Rafael Mineiro, todos eles campeões pan-americanos com a Seleção Brasileira, foram as principais contrações rubro-negras para a temporada 2015/2016. Jason Robinson, experiente ala/armador norte-americano, também foi agregado ao plantel do Flamengo.

+Saiba mais: Reforços do Fla, Rafa Luz e JP Batista enfrentarão uma equipe de NBA pela 1ª vez na carreira

Rafael Mineiro e Tiagão (contratado pontualmente) já treinaram com o restante do elenco do Flamengo (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Rafael Mineiro e Tiagão (contratado pontualmente) já treinaram com o restante do elenco do Flamengo (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

De quebra, os rubro-negros contarão com o reforço do pivô Tiagão, do Solar Cearense, para a partida contra o Orlando Magic. Contratado pontualmente, o jogador de 34 anos substituirá o ala/pivô Olivinha, que por conta de um estiramento muscular na posterior da coxa esquerda, estará fora de combate no sábado. No início deste mês, Tiagão defendeu a camisa da Seleção Brasileira nos Jogos Mundiais Militares 2015, realizado na Coreia do Sul.

Entre os remanescentes do elenco rubro-negro estão os alas Marquinhos e Marcelinho Machado, e o armador Gegê. Quem também ficou foi o pivô norte-americano Meyinsse, cada vez mais ídolo da torcida flamenguista, além, é claro, de Olivinha. Juntos, os cinco atletas conquistaram dois NBB’s, uma Liga das Américas e um Mundial de Clubes.

“Assim como o Orlando, também estamos em pré-temporada. O (Rafael) Mineiro chegou agora, o Jason (Robinson), o JP (Batista) também estão treinando há pouco tempo com o time, então também estamos procurando um entrosamento. E começar a temporada com um amistoso desse nível, contra uma equipe de NBA, é muito bom. Vamos ver o que podemos melhorar, tentar brecar o jogo de transição deles e melhorar nossa defesa, essas coisas podem agregar muito ao nosso jogo”, declarou Marquinhos.