#JOGAJUNTO

ESG / Jogo das Estrelas

Fazer o bem é do basquete

15-03-2024 | 01:37
Por Liga Nacional de Basquete

Em mais um dia cheio, quatro ações sociais da LNB, em parceria com a Penalty, a ACM e Instituto Superação, espalham os astros e alegria em diferentes pontos de São Paulo

Na véspera de começar os torneios individuais, os jogadores que estarão no Jogo das Estrelas atenderam ao chamado para contribuir dentro da sociedade no papel de ídolos do esporte. Quatro grupos diferentes se locomoveram para pontos distintos da cidade de São Paulo nesta quinta-feira (14/03) para representar a Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Penalty, a ACM leste e a ACM norte e o Instituto Superação, para difundir o basquete para jovens e estimulá-los para a prática esportiva.

De forma geral, a programação teve duas visitas na parte da manhã e mais duas à tarde. Em uma das idas no período matutino, Didi, Felipe Motta, Gui Deodato, Alex, Anderson, Brite, Augusto, Douglas dos Santos e Crescenzi, na ação apoiada pela Penalty, foram ao CEU Brasilândia, na Zona Norte da cidade, para brincar com as crianças, levantar elas para alcançar uma “enterrada” e alegrar os alunos do Centro Educacional Unificado.

A história curiosa é que Kevin Crescenzi, que não estava escalado para o Jogo das Estrelas e entrou para substituir Renato Carbonari, do Mogi Basquete, por lesão, foi um dos que mais se empenhou e terminou pingando de suor de tanto bater bola com as crianças, debaixo do forte calor que faz na cidade.

“Eu sempre falo que nessas ações há um benefício grande para as crianças, sempre gostam. Mas eu ganho mais, saio muito alegre, muito feliz por ver o sorriso delas, é um sentimento muito legal e eu amo essas ações. Realmente, fiquei bem suado, eu realmente gosto de estar envolvido. E em um país que há o predomínio do futebol, é legal ver a criançada gostar de basquete, criar um interesse. Isso vai ajudar ao esporte crescer no futuro, estamos plantando sementes que veremos lá na frente o que vai dar”, comentou o atleta do Paulistano.

Na ação simultânea da manhã, Lucas Dias, Zú Jr, Barnes, Novaes, Victor, Cassiano, Ewing e McClanahan estiveram na ACM Vila Ré, na Zona Leste da capital paulista, uma das 19 unidades da entidade espalhadas pela grande São Paulo e que não atende apenas a crianças nos projetos sociais, mas pessoas da melhor idade e outras que necessitam e que atente a 120 crianças por unidade.

Pela tarde, uma nova ação ocorreu na ACM, mas da Freguesia do Ó. Nela Buiú, Davi, Paulo Lourenço, Léo Cravero, Brite e Lucas Lacerda foram os atletas presentes na ação que se encontraram com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Elaine, coordenadora da parte social da ACM norte, que trabalha na entidade há 20 anos, falou da importância do contato das crianças com os atletas profissionais de basquete:

“Na verdade, o esporte estimula a criança a frequentar mais o projeto. A forma de tirar eles de casa ou das ruas e vir até aqui é muito pautado pela atividade esportiva. Aqui, eles fazem escolinha de algumas modalidades e os atletas vindo dá um incentivo maior para que eles conheçam a modalidade e que incentivem as crianças a virem para a ACM com maior frequência”.

Por fim, no mesmo período, Cauê Borges, Hettsheimeir, Daniel Onwenu, Jamaal, Thornton, Miller, Brunão, Victão, Gabriel Jaú e o técnico Bruno Porto foram até Taboão da Serra, em parceria com o Instituto Superação, que atua para garantir o direito à prática esportiva saudável e positiva, que promova o desenvolvimento esportivo e sócio emocional dos alunos-atletas, formando e fortalecendo professores da rede pública de ensino. Crianças e adolescentes praticam esporte sob a orientação de profissionais qualificados com o método DNA Superação, que ensinam e aperfeiçoam as habilidades esportivas, ao mesmo tempo que educam com valores, formando pessoas exemplares, dentro e fora das quadras. O Instituto atendeu a 70 escolas durante o ano de 2023. Na ação, teve até um contra dos atletas misturados com os alunos da escola Prof. Vicente Rao.

“Para nós foi um momento muito especial. Fim de semana do Jogo das Estrelas é muito especial para nós, mas vocês ajudaram a tornar isso ainda mais especial, não tenham dúvidas disso. A gente agradece muito poder participar com vocês, bater uma bola, dar risada, brincar, nos divertir. E que vocês aproveitem tudo o que o projeto tem a oferecer, essa estrutura não tem em todos os lugares, infelizmente. Vocês são privilegiados por ter isso, ter esse contato. O esporte é uma ferramenta linda de educação e que possam aproveitar ao máximo”, falou Victão, do Paulistano, deixando a mensagem para os alunos.

Para ver imagens das ações sociais, clique no link 1, no link 2 e no link 3.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.