HOJE
Segundo passo
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira deslancha a partir do segundo quarto, bate Irã com facilidade e conquista segunda vitória na Copa do Mundo; próximo desafio será contra a Espanha

Alex foi o maior pontuador brasileiro na partida frente ao Irã (FIBA/Divulgação)
Depois da grande vitória sobre a França na rodada de abertura da Copa do Mundo de Basquete, a Seleção Brasileira voltou à quadra neste domingo para enfrentar o Irã e tornou a conquistar um triunfo. O primeiro quarto até foi complicado, mas o time verde-amarelo venceu o duelo realizado no Palacio Municipal de Esportes, na cidade de Granada, com tranquilidade, pelo placar de 79 a 50, e somou seu segundo resultado positivo em dois jogos disputados no Grupo A da competição realizada na Espanha.
Para levar a melhor no confronto deste domingo, o selecionado verde-amarelo superou um primeiro quarto ruim, vencido pelos iranianos por 18 a 17. A partir do segundo período, a equipe melhorou sua defesa, passou a contra-atacar com liberdade e deslanchou. Depois disso, o esquadrão nacional não deu mais chances aos rivais e dominou completamente o jogo.
Mais uma vez com um bom jogo coletivo – todos os 12 jogadores pontuaram –, o time brasileiro teve como principal cestinha na partida o ala Alex Garcia, que marcou 12 pontos, seguido pelo ala/armador Leandrinho Barbosa e o pivô Tiago Spliter, autores de 11 e dez pontos, respectivamente.
“Não fizemos um bom primeiro quarto, mas a partir do segundo período imprimimos nosso ritmo de jogo, melhoramos na defesa e o ataque fluiu. Foi uma partida importante para revezar todos os jogadores, dar ritmo de jogo e melhorar ainda mais o entrosamento”, disse o cestinha Alex.
– Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
Com 100% de aproveitamento no Mundial, a Seleção Brasileira terá como próximo adversário a anfitriã Espanha, nesta segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), novamente com transmissão ao vivo do canal SporTV.
“A nossa defesa voltou a fazer a diferença a partir do segundo quarto e conseguimos essa importante vitória. Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, agora vamos enfrentar um forte adversário que é a Espanha, mas temos condições de jogar de igual para igual e vamos para cima deles”, disse o pivô Anderson Varejão.

Anderson Varejão pegou seis rebotes e, ao lado de Splitter, liderou a Seleção no fundamento (FIBA/Divulgação)
A Seleção Brasileira não começou bem o duelo. Abusando dos erros em seu ataque, o time nacional teve muitas dificuldades para pontuar no início da partida e deu chance para os iranianos pontuarem em contra-ataque. Desta maneira, o selecionado da Ásia abriu oito pontos de frente (13 a 5) em cinco minutos de jogo e o técnico Rubén Magnano precisou pedir seu primeiro tempo técnico precocemente.
Depois da parada, o time verde-amarelo contou com bons lances de Larry Taylor e melhorou seu desempenho ofensivo. Vindo do banco de reservas, o jogador do Paschoalotto/Bauru marcou cinco pontos seguidos e o Brasil baixou a desvantagem no placar (13 a 10). Na sequência foi a vez de Alex aparecer bem e chamar a responsabilidade para a equipe verde-amarela. Com boas jogadas e aproveitamento impecável nos lances livres, o camisa 8 foi fundamental para a Seleção figurar pela primeira vez na frente do marcador (17 a 16). Mas, no finalzinho do primeiro quarto, o Irã tornou a assumir a liderança e fechou os dez primeiros minutos do jogo com um ponto de vantagem (18 a 17).

Garrafão brasileiro voltou a aparecer bem (FIBA/Divulgação)
Logo no início do segundo período, a Seleção Brasileira deslanchou. Após dois contra-ataques rápidos concluídos por Alex e Nenê, a equipe nacional abriu três pontos de frente (23 a 20) e obrigou desta vez o técnico rival a parar o jogo. Mesmo depois do tempo técnico do treinador iraniano, o cenário continuou completamente favorável ao time da América do Sul.
Sem deixar os rivais pontuarem – o Irã marcou apenas seis pontos durante todo o quarto – os comandados de Magnano seguiram tendo liberdade para contra-atacar, contaram com bom desempenho de Nenê no garrafão e conseguiram levar para os vestiários uma confortável vantagem de 40 a 24 a seu favor.
Na volta do intervalo, Leandrinho roubou a cena. Até então discreto no jogo, o ala/armador realizou belas jogadas individuais no início da terceira parcial e a Seleção Brasileira seguiu ampliando a vantagem no marcador. No embalo do bom rendimento do camisa 10 e ainda com um forte trabalho defensivo, o time verde-amarelo seguiu atuando em um ritmo intenso e manteve o domínio do jogo com tranquilidade. Então, depois de vencer o terceiro período por 21 a 12, a equipe do Brasil levou 25 pontos de frente para o último período: 61 a 36.
Com a larga vantagem restou à Seleção Brasileira administrar o jogo durante a parcial final para confirmar o triunfo com tranquilidade. Sem utilizar nenhum dos jogadores titulares, Magnano deu tempo de quadra a todos os jogadores e a Seleção venceu sem sustos seu segundo compromisso em solo espanhol.
Em outra partida do Grupo A realizada neste domingo, a França levou a melhor sobre a Sérvia, em confronto decidido apenas nos segundos finais, por 74 a 73. Com o resultado, as duas equipes ficam com a mesma campanha (uma vitória e uma derrota) e dividem a terceira colocação da chave.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito
*Horários de Brasília
Confira todos os jogos da rodada deste domingo da Copa do Mundo de Basquete:
– Grupo A
Sérvia 73 x 74 França
Brasil 79 x 50 Irã
17h – Espanha x Egito
– Grupo B
Argentina 85 x 90 Croácia
Senegal 82 x 75 Porto Rico
15h – Filipinas x Grécia
– Grupo C
Finlândia 81 x 76 Ucrânia
República Dominicana 76 x 63 Nova Zelândia
16h30 – Estados Unidos x Turquia (SporTV)
– Grupo D
Eslovênia 89 x 68 México
Coreia do Sul 55 x 89 Austrália
15h – Lituânia x Angola
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca