HOJE
Segundo quarto perfeito
Por Marcius Azevedo
São Paulo construiu vantagem com uma defesa forte e contou com toco de Malcolm Miller na parcial derradeira para vencer a Unifacisa e avançar às quartas de final do NBB CAIXA
Um segundo quarto perfeito e um toco de Malcolm Miller em Rafael Rachel no último período, evitando a virada da Unifacisa após ficar 16 pontos atrás, colocaram o São Paulo nas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. O Tricolor venceu o terceiro e decisivo jogo da série por 88 a 82, nesta quinta-feira (25/04), em Campina Grande (PB), e se classificou para o enfrentar o Minas Tênis Clube.
“Hoje eu poderia sair zerado, mas eu queria passar na série. Esse time merece. É um time muito resiliente. A gente passou por muita coisa na temporada, muitas lesões, muita gente duvidou desse time, mas são jogadores vencedores, que, na hora dos playoffs, sabem o que está valendo”, afirmou Ricardo Fischer, que terminou o jogo 3 com 13 pontos e sete assistências. No jogo 2, quando o São Paulo foi superado, o armador bateu o seu recorde no NBB CAIXA com 41 pontos. “A gente sabia que seria uma série longa. Poucos times ganharam aqui dentro. A gente sabia da dificuldade dessa missão. Agora temos o Minas pela frente, que é um grande adversário. Temos de estudar muito para sair com uma vitória de lá.”
A vantagem sustentada pelo São Paulo para vencer foi construída no segundo quarto. Com uma marcação bastante agressiva, o Tricolor segurou o forte ataque da Unifasiva, que anotou apenas 12 pontos na parcial. A equipe do técnico Bruno Mortari fez 31 pontos, com um aproveitamento de 54,5% (6/11) nas bolas de três pontos e 80% (4/5) nos arremessos de dois.
A Unifacisa esboçou uma reação no período derradeiro, com três bolas convertidas do perímetro em 38s de parcial, mas Malcolm Miller entrou em ação para dar um toco em Rafael Rachel, evitando a virada em momento crucial. O São Paulo soube controlar o jogo depois disso para vencer e conseguir confirmar sua classificação.
“Foi uma série muito disputada. A nossa comissão técnica fez um ótimo trabalho para minar os pontos fortes deles e conseguimos isso no primeiro jogo e novamente hoje. No segundo jogo sentimos um pouco na rotação no último quarto e na prorrogação, mas hoje, com o retorno do Pipoka (Lucas Siewert) conseguimos colocar em prática o que foi planejado e saímos daqui com uma vitória”, explicou Bruno Mortari, que prevê outra série duríssima diante do Minas. “É um time extremamente forte, um poder ofensivo grande. Temos de focar em uma defesa forte. É uma série melhor de cinco jogos e o São Paulo sempre cresce nos playoffs.”
Pela Unifacisa, André Góes lamentou o desempenho da equipe no primeiro tempo, em especial o segundo quarto. “O primeiro tempo ficamos muito abaixo, deixamos o São Paulo muito confortável. Eles abriram uma vantagem muito grande. Chegamos perto, tivemos chance de empatar, mas não conseguimos. Eles foram superiores em boa parte dos três jogos (da série). Cometermos falhas em momentos em que não poderíamos. Infelizmente ficamos no caminho”, afirmou.
O jogador reconheceu que o objetivo da equipe era ir muito além das oitavas de final, principalmente depois do que fez na Copa Super 8, quando foi superado apenas pelo Flamengo na final. A Unifacisa também fez uma campanha superior ao São Paulo na temporada regular do NBB CAIXA 2023/24, terminando na sexta colocação, com 23 vitórias e 13 derrotas. O Tricolor avançou na 11° posição, com uma campanha de 18 vitórias e 18 derrotas.
“A temporada foi abaixo do que planejamos, até pelo que fizemos no Super 8. A gente queria ir mais longe, era o nosso objetivo chegar pelo menos na semifinal, passar das quartas, algo que nunca conseguimos. Claro que tem o mérito deles, mas tenho de admitir que falhamos”, afirmou André Góes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.