#JOGAJUNTO

LDB

Segundo round

09-07-2013 | 10:26
Por Liga Nacional de Basquete

Nesta quarta-feira, a bola vai subir para as disputas do subgrupo A2 da LDB 2013; finalistas da última edição Bauru e Franca fazem suas estreias

O Bauru, de Andrezão, foi campeão da segunda edição da LDB vencendo Franca na final (João Pires/LNB)

A terceira edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete começou no dia 24/06, com as partidas do subgrupo A1, que já deram uma excelente demonstração de que a competição está com um altíssimo nível. Agora, é a vez das dez equipes do subgrupo A2 medirem forças entre si e mostrarem que é a melhor. As partidas começam já nesta quarta-feira (10/07), e vão até sábado (20/07), todas realizadas na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Clique aqui e confira a tabela completa da LDB 2013

O subgrupo A2 promete fortes emoções, pois entre os dez participantes desta chave, estão ninguém menos que o atual campeão, Paschoalotto/Bauru (SP), mesmo que desfalcado de seus pilares, promete manter o alto nível, assim como o Vivo/Franca (SP), vice-campeão da LDB 2012, que tem seus principais jogadores como Léo Meindl e Lucas Mariano, servindo a Seleção Brasileira de Novos, além de Cauê Borges contundido.

O sempre forte Minas Tênis Clube (MG) conta com sua aplicada base e ainda com uma novidade: o ala Rafa Moreira, de 21 anos, que mostrou sua qualidade na última LDB, com a camisa do Suzano, fará sua estreia com a camisa do clube mineiro. A equipe de Belo Horizonte ainda pode ter o reforço de seus jogadores que estavam na Seleção Brasileira sub-19 no Mundial, em Praga, na República Tcheca, caso de Danilo Fuzaro e Leonardo Demétrio. Quem também teve atleta defendendo as cores do Brasil é a Winner/Kabum/Limeira (SP), que cedeu Deryk Ramos e Dú Sommer ao selecionado verde-amarelo.

O Minas, do armador Henrique Coelho, fará sua primeira partida LDB 2013 contra o estreante Círculo Militar do Paraná (PR) (Newton Nogueira/Divulgação)

Esta edição da LDB marcará também o retorno do Velha/Garoto/IVV/Cetaf (ES) à maior competição de base do país. Com uma equipe renovada e com bons talentos, o Allianz/Ginástico (MG) entre em alto nível para a temporada 2013. O Vitória Basquete/CECRE (ES) completa a lista de times que estiveram na temporada passada da LDB.

Quem dará os primeiros passos na Liga de Desenvolvimento são o Universo/Goiânia (GO), time recém aprovado para disputar o NBB, e que também defenderá suas cores no nacional sub-22, além dos representantes da Região Sul, o Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/Curitiba (PR) e o Grêmio Náutico União (RS). Mesmo sendo a primeira vez, os estreantes no campeonato também prometem dar trabalho aos ‘veteranos’ da LDB, pois seus elencos contam com atletas que já disputaram a competição anteriormente.

A edição 2013 da LDB é a maior da história do campeonato. Nesta temporada, cada equipe fará no mínimo 28 partidas, pois além de enfrentarem duas vezes os times de seu subgrupo, os clubes também duelarão uma vez contra as equipes da outra chave, ainda durante a fase de classificação. Na sequência, os oito melhores classificados avançarão para a próxima etapa e serão divididos em dois grupos. Depois, as duas equipes que conseguirem o melhor aproveitamento em cada quadrangular chegarão às semifinais, que será realizada em jogo único, assim como a grande Final do campeonato sub-22.

Confira os jogos da primeira rodada da LDB 2013:

09h – Vivo/Franca (SP) x Vitória Basquete/CECRE (ES)
11h –  Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/Curitiba (PR) x Minas Tênis Clube (MG)
14h – Paschoalotto/Bauru (SP) x Universo (GO)
16h – Grêmio Náutico União (RS) x Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf (ES)
18h – Winner/Kabum/Limeira (SP) x Allianz/Ginástico (MG)