HOJE
Segundo capítulo
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de abrirem os playoffs do NBB 7, Paulistano e São José voltam à quadra para o Jogo 2 da série oitavas de final, nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo via web

Com bola de 3 decisiva de Baxter nos segundos finais, São José abriu playoffs do NBB 7 com vitória no Paulistano (João Pires/LNB)
Paulistano/Unimed e São José/Unimed abriram os playoffs do NBB em grande estilo na última terça-feira. No Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), os joseenses venceram clube alvirrubro, por 76 a 75, e abriram 1 a 0 na série oitavas de final. Agora, nesta quinta-feira (09/04), as equipes voltam à quadra para o Jogo 2 do confronto, novamente na capital paulista, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real).
Para iniciar sua trajetória nas Finais da sétima edição do nacional com resultado positivo, o esquadrão do Vale do Paraíba contou com bola de 3 pontos decisiva do ala norte-americano Jimmy Baxter com pouco mais de dez segundos para o fim do duelo, que colocou o time visitante à frente no placar em meio a uma partida extremamente disputada e que tinha os atuais vice-campeões do NBB liderando o placar até aquele momento.
Junto do gringo dono da camisa 1, a Águia do Vale ainda teve no pivô Caio Torres, responsável por um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes, e no ala Dedé, que anotou dez pontos contra o clube em que atuou nas duas primeiras temporadas do NBB, outras figuras importantes para o triunfo na abertura dos playoffs. Pelo lado do Paulistano, o destaque ficou por conta dos alas Pedro e Holloway, autores de 18 e 14 pontos, respectivamente.
“Começamos com vitória, mas precisamos de três para passar, e só temos uma. Então o próximo jogo é o mais importante, pois se abrirmos 2 a 0 ficaremos mais próximos da terceira vitória. O Paulistano é uma equipe que dispensa comentários, não à toa que foi à Final do NBB. Não fizemos uma boa temporada, mas agora é outro campeonato. Essa série será duríssima. Agora vamos descansar, analisar o vídeo e vir aqui na quinta-feira buscar mais uma vitória”, comentou o pivô Drudi, do São José.

São José, de Betinho, tentará quebrar o mando de quadra do Paulistano mais uma vez e ir para o Vale do Paraíba com 2 a 0 na conta (João Pires/LNB)
O início desta série oitavas de final aponta um extremo equilíbrio que já era previsto, tendo em vista que Paulistano e São José se enfrentaram pelas semifinais da edição passada do NBB e decidiram a vaga na Final somente no Jogo 5. Na série, cada equipe venceu uma na casa do adversário, mas no final, quem levou a melhor foi o clube da capital paulista, que foi à sua primeira final de nacional na história.
“São José teve méritos de ganhar o Jogo 1 na nossa casa e talvez podendo até reverter uma vantagem que adquirimos na fase de classificação. Mas playoff é assim. Na temporada passada levamos a série para o Jogo 5 e esse playoff também é muito duro. Mas ainda tem muita coisa para acontecer nessa série. Na temporada passada perdendo o Jogo 2 aqui e revertemos a série lá. Ainda temos chances de reverter esse cenário de qualquer maneira”, disse o ala Pilar, do Paulistano.
A vitória da Águia do Vale no Jogo 1 das oitavas final do NBB 7 ainda tratou de quebrar uma sequência de três vitórias consecutivas do time do técnico Gustavo De Conti no confronto entre as equipes no maior competição do país. O último êxito joseense sobre os alvirrubros havia sido no Jogo 4 da semifinal da última temporada, no Lineu de Moura. Desde então, três jogos haviam sido disputados, com três triunfos do clube do Jardim América.
Se tratando de playoffs, o São José deu mostras de que está firme e forte na defesa de um tabu. Das quatro vezes em que participou das oitavas de final do NBB, a agremiação joseense jamais foi eliminada, com direito a uma invencibilidade histórica no Ginásio Lineu de Moura nos duelos da primeira fase do mata-mata – 12 vitórias em 12 partidas de oitavas do maior campeonato do país.

“Ainda tem muita coisa para acontecer nessa série”. É o que acredita o ala Pilar, do Paulistano (João Pires/LNB)
O “caldeirão” Lineu de Moura, por sua vez, receberá o confronto oitavas de final entre São José e Paulistano já na próxima segunda-feira (13/04), para o Jogo 3 da série melhor de cinco, às 20 horas, com transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real). Depois, se necessários, o Jogo 4, que também acontecerá em solo joseense, será quarta-feira (15/04), às 20 horas, e o possível Jogo 5 será no sábado (18/04), na capital paulista, às 18 horas.
“É um jogo de cada vez. Perdemos o Jogo 1, mas acredito que essa série vai ser longa, decidida nos últimos jogos. Agora precisamos relaxar, pensar o que podemos melhorar, analisar a derrota friamente, pois não podemos ficar lamentando porque quinta-feira já tem jogo e precisamos conseguir essa vitória”, disse o armador Fernando Penna, do Paulistano.
Confira o calendário completo da série válida pelas oitavas de final do NBB 7:
Paulistano/Unimed (6º) 0 x 1 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Paulistano 75 x 76 São José
Jogo 2 – 09/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 13/04 (segunda-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* – 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo
*Se necessários
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca