HOJE
6 curiosidadesda Seleção
Por Liga Nacional de Basquete
Títulos, marca histórica, trio experiente e mais: confira seis curiosidades sobre a Seleção Brasileira , que disputará a Copa do Mundo na China
Durante os dias 31 de agosto e 15 de setembro, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete disputará, na China, a Copa do Mundo. A lista com os 12 do técnico Aleksander Petrovic já foi definida e expectativa para o início da competição.
Então, para entrarmos no clima, separamos seis curiosidades sobre a Seleção Brasileira. Ficou curioso, não foi? Então rola para baixo e dá uma conferida no conteúdo.
#1 – O Brasil é bicampeão mundial
É isso mesmo que você leu: somos bicampeões mundiais!
A primeira conquista veio em 1959, no Chile. O Brasil encerrou a competição com a campanha de sete vitórias em nove jogos e, de quebra, deixou para trás a Seleção dos Estados Unidos, vice-campeã, para levar o caneco para casa.
Já a segunda veio quatro anos mais tarde, em 1963, na Copa do Mundo do Brasil, disputada na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Seleção levantou o caneco após a campanha invicta de seis vitórias em seis jogos, com direito a vitória sobre os Estados Unidos, por 85 a 81.
#2 – Amaury Pasos é o único jogador da história que foi MVP em duas Copas seguidas
Sim, uma das maiores lendas do basquete brasileiro deixou o seu nome marcado para sempre na história das Copas. MVP da Copa do Mundo de 1959 e 1963, Amaury Pasos é o único jogador da história dos mundiais FIBA a alcançar esse posto duas vezes consecutivas.
O primeiro veio durante a Copa do Mundo de 1959, em Santiago, no Chile. Na ocasião, Amaury alcançou média de 15,2 pontos, após nove jogos disputados e contribuiu ativamente para a conquista inédita do mundial brasileiro.
Já na edição seguinte, em 1963, na Copa do Mundo do Brasil, que teve como sede a cidade do Rio de Janeiro, o jogador repetiu o feito. Com médias de 17,2 pontos por jogo, Amaury foi essencial para o bicampeonato brasileiro na competição e, de quebra, levou para casa mais um troféu de jogador mais valioso, o segundo seguido.
#3 – Yago e Didi são os dois jogadores mais jovens do elenco que disputará a Copa do Mundo na China
Jovens, mas com muita experiência, Yago e Didi, ambos com 20 anos de idade, fazem parte do elenco da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo na China.
Na seleção, os dois são os mais novos em um plantel com média de idade de 29,4 anos. Mas a pouca idade não impediu ambos de alcançarem grandes feitos até aqui.
Enquanto Yago já tem na conta um título do NBB CAIXA, conquistado na temporada 2017/2018, Didi foi draftado pelo New Orleans Pelicans no último draft da NBA. Agora, na China, ambos irão para a sua primeira experiência em Copas do Mundo.

Considerado uma das promessas para o futuro da Seleção, Didi foi draftado pelo Pelicans no último Draft da NBA (NBAE/Getty Images)
#4 – Trio experiente vai para a sua quinta Copa do Mundo seguida
O trio formado pelo ala/armador Leandrinho, o pivô Anderson Varejão e o ala Alex Garcia tem história de sobra para contar em Copas do Mundo.
Dos 12 convocados por Petrovic para a Copa do Mundo na China, somente os três levam na bagagem a participação em quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014). Na Copa do Mundo na China, o trio irá para a sua quinta participação na competição

Junto com Alex Garcia, Leandrinho e Varejão são os mais experientes da Seleção em Copas (Wander Roberto/Inovafoto)
#5 – 10 dos 12 jogadores que disputarão a Copa do Mundo já atuaram no NBB CAIXA
Consolidado como o maior campeonato de basquete do país, o NBB CAIXA ganha força a cada ano. Por isso, diversos jogadores já atuaram nas quadras da maior competição do basquete nacional. E o resultado tem sido tão positivo que 10 dos 12 convocados (83%) por Aleksander Petrovic para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo na China já atuaram ao menos uma vez no NBB CAIXA.
São eles: os armadores Yago Mateus (Paulistano/Corpore) e Rafa Luz (ex-Flamengo), os alas Leandrinho Barbosa (Minas Tênis Clube), Marquinhos (Flamengo), Didi (ex-Sesi Franca Basquete), Alex Garcia (Minas Tênis Clube), Vitor Benite (ex-Flamengo) e Bruno Caboclo (ex-Pinheiros), além dos pivôs Cristiano Felício (ex-Flamengo) e Varejão (ex-Flamengo).

Vitor Benite, hoje na Europa, já atuou pelo Flamengo no NBB CAIXA (João Pires/LNB)
#6 – 7 dos 12 jogadores já foram campeões do NBB CAIXA
Além do grande número de jogadores na Seleção Brasileira que já estiveram nas quadras do NBB CAIXA, alguns já sentiram o gostinho de estar no ponto mais alto do pódio e puderam soltar o grito de campeão.
Ao todo, sete dos 12 convocados (53%) para a Copa do Mundo na China já conquistaram a maior competição do basquete nacional. Esse é o caso dos armadores Rafa Luz e Yago, dos alas Marquinhos, Alex e Benite, além dos pivôs Cristiano Felício e Anderson Varejão.

Um dos mais novos na Seleção, Yago já tem na conta um título do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca