HOJE
6 curiosidadesda Seleção
Por Liga Nacional de Basquete
Títulos, marca histórica, trio experiente e mais: confira seis curiosidades sobre a Seleção Brasileira , que disputará a Copa do Mundo na China
Durante os dias 31 de agosto e 15 de setembro, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete disputará, na China, a Copa do Mundo. A lista com os 12 do técnico Aleksander Petrovic já foi definida e expectativa para o início da competição.
Então, para entrarmos no clima, separamos seis curiosidades sobre a Seleção Brasileira. Ficou curioso, não foi? Então rola para baixo e dá uma conferida no conteúdo.
#1 – O Brasil é bicampeão mundial
É isso mesmo que você leu: somos bicampeões mundiais!
A primeira conquista veio em 1959, no Chile. O Brasil encerrou a competição com a campanha de sete vitórias em nove jogos e, de quebra, deixou para trás a Seleção dos Estados Unidos, vice-campeã, para levar o caneco para casa.
Já a segunda veio quatro anos mais tarde, em 1963, na Copa do Mundo do Brasil, disputada na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Seleção levantou o caneco após a campanha invicta de seis vitórias em seis jogos, com direito a vitória sobre os Estados Unidos, por 85 a 81.
#2 – Amaury Pasos é o único jogador da história que foi MVP em duas Copas seguidas
Sim, uma das maiores lendas do basquete brasileiro deixou o seu nome marcado para sempre na história das Copas. MVP da Copa do Mundo de 1959 e 1963, Amaury Pasos é o único jogador da história dos mundiais FIBA a alcançar esse posto duas vezes consecutivas.
O primeiro veio durante a Copa do Mundo de 1959, em Santiago, no Chile. Na ocasião, Amaury alcançou média de 15,2 pontos, após nove jogos disputados e contribuiu ativamente para a conquista inédita do mundial brasileiro.
Já na edição seguinte, em 1963, na Copa do Mundo do Brasil, que teve como sede a cidade do Rio de Janeiro, o jogador repetiu o feito. Com médias de 17,2 pontos por jogo, Amaury foi essencial para o bicampeonato brasileiro na competição e, de quebra, levou para casa mais um troféu de jogador mais valioso, o segundo seguido.
#3 – Yago e Didi são os dois jogadores mais jovens do elenco que disputará a Copa do Mundo na China
Jovens, mas com muita experiência, Yago e Didi, ambos com 20 anos de idade, fazem parte do elenco da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo na China.
Na seleção, os dois são os mais novos em um plantel com média de idade de 29,4 anos. Mas a pouca idade não impediu ambos de alcançarem grandes feitos até aqui.
Enquanto Yago já tem na conta um título do NBB CAIXA, conquistado na temporada 2017/2018, Didi foi draftado pelo New Orleans Pelicans no último draft da NBA. Agora, na China, ambos irão para a sua primeira experiência em Copas do Mundo.
#4 – Trio experiente vai para a sua quinta Copa do Mundo seguida
O trio formado pelo ala/armador Leandrinho, o pivô Anderson Varejão e o ala Alex Garcia tem história de sobra para contar em Copas do Mundo.
Dos 12 convocados por Petrovic para a Copa do Mundo na China, somente os três levam na bagagem a participação em quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014). Na Copa do Mundo na China, o trio irá para a sua quinta participação na competição
#5 – 10 dos 12 jogadores que disputarão a Copa do Mundo já atuaram no NBB CAIXA
Consolidado como o maior campeonato de basquete do país, o NBB CAIXA ganha força a cada ano. Por isso, diversos jogadores já atuaram nas quadras da maior competição do basquete nacional. E o resultado tem sido tão positivo que 10 dos 12 convocados (83%) por Aleksander Petrovic para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo na China já atuaram ao menos uma vez no NBB CAIXA.
São eles: os armadores Yago Mateus (Paulistano/Corpore) e Rafa Luz (ex-Flamengo), os alas Leandrinho Barbosa (Minas Tênis Clube), Marquinhos (Flamengo), Didi (ex-Sesi Franca Basquete), Alex Garcia (Minas Tênis Clube), Vitor Benite (ex-Flamengo) e Bruno Caboclo (ex-Pinheiros), além dos pivôs Cristiano Felício (ex-Flamengo) e Varejão (ex-Flamengo).
#6 – 7 dos 12 jogadores já foram campeões do NBB CAIXA
Além do grande número de jogadores na Seleção Brasileira que já estiveram nas quadras do NBB CAIXA, alguns já sentiram o gostinho de estar no ponto mais alto do pódio e puderam soltar o grito de campeão.
Ao todo, sete dos 12 convocados (53%) para a Copa do Mundo na China já conquistaram a maior competição do basquete nacional. Esse é o caso dos armadores Rafa Luz e Yago, dos alas Marquinhos, Alex e Benite, além dos pivôs Cristiano Felício e Anderson Varejão.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.