HOJE
Começo com pé direito!
Por Liga Nacional de Basquete
Com uma larga diferença, Brasil vence Irã na estreia da Copa do Mundo; Fato negativo foi lesão que tirou Raulzinho da competição. Segundo jogo acontece segunda-feira (28/08), às 10h30, contra Espanha
Para estrear a Copa do Mundo da melhor maneira possível, a seleção brasileira conquistou uma grande vitória sobre o Irã, pelo placar de 100 a 59. Com um grande domínio defensivo e uma ótima eficiência ofensiva, o Brasil controlou os 40 minutos do duelo e conquistou uma vitória de respeito para iniciar o mundial da melhor maneira possível.
Ver essa foto no Instagram
Com um ritmo forte desde o inicio do duelo, a seleção brasileira conseguiu impor uma grande diferença sobre o adversário desde o primeiro momento. Tendo o placar ao seu favor, o Brasil apenas controlou o restante do duelo, promovendo chances a jogadores que não vinham com tanta minutagem e realizando alguns testes ao longo do duelo. Essa foi uma importante vitória para auxiliar o Brasil na busca pela classificação para a segunda fase.
Com 16 pontos (sendo 10 deles nos primeiros 6 minutos de jogo), sete rebotes e 21 de eficiência, Bruno Caboclo foi o principal pontuador brasileiro no duelo. Yago, com 14 pontos e seis assistências, e Tim Soares, com 13 pontos e três rebotes, foram outros bons destaques da seleção no confronto.
Nos instantes finais do duelo, Raul Neto, armador da seleção e um dos destaques do confronto com oito pontos e quatro assistências, sofreu uma lesão após um contra-ataque. De acordo com a Confederação Brasileira de Basketball, Raulzinho teve ruptura do tendão patelar do joelho direito e infelizmente está fora da Copa do Mundo.
.Sistema de disputa
O Brasil figura no Grupo G, junto à Espanha, Costa do Marfim e Irã. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão para a segunda fase da Copa do Mundo, onde quatro novos grupos de quatro equipes serão formados. Caso o Brasil consiga finalizar a primeira fase da competição entre os dois melhores do Grupo G, encontrará os dois melhores do Grupo H (Canadá, França, Líbano e Letônia) na segunda fase.
Os dois melhores de cada grupo na segunda fase estarão classificados para o mata-mata da competição, que terá início nas quartas de final. Para garantir vaga direta nas Olímpiadas, a Seleção Brasileira precisa estar entre as duas equipes melhores classificadas das Américas – caso isso não aconteça, o Brasil disputará, posteriormente, o Pré-Olímpico com seleções de todo o continente.
Elenco brasileiro
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Cleveland Cavaliers-EUA
George de Paula – SESI Franca
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP
Guilherme Santos – Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl – Tokyo-JPN
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP
JOGOS DO BRASIL – FASE DE GRUPOS – 1ª FASE
26/08 – Brasil 100 x 59 Irã
28/08 – 10h30 – Brasil x Espanha – ESPN
30/08 – 6h45 – Brasil x Costa do Marfim – ESPN
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca