HOJE
Começo com pé direito!
Por Liga Nacional de Basquete
Com uma larga diferença, Brasil vence Irã na estreia da Copa do Mundo; Fato negativo foi lesão que tirou Raulzinho da competição. Segundo jogo acontece segunda-feira (28/08), às 10h30, contra Espanha
Para estrear a Copa do Mundo da melhor maneira possível, a seleção brasileira conquistou uma grande vitória sobre o Irã, pelo placar de 100 a 59. Com um grande domínio defensivo e uma ótima eficiência ofensiva, o Brasil controlou os 40 minutos do duelo e conquistou uma vitória de respeito para iniciar o mundial da melhor maneira possível.
Ver essa foto no Instagram
Com um ritmo forte desde o inicio do duelo, a seleção brasileira conseguiu impor uma grande diferença sobre o adversário desde o primeiro momento. Tendo o placar ao seu favor, o Brasil apenas controlou o restante do duelo, promovendo chances a jogadores que não vinham com tanta minutagem e realizando alguns testes ao longo do duelo. Essa foi uma importante vitória para auxiliar o Brasil na busca pela classificação para a segunda fase.
Com 16 pontos (sendo 10 deles nos primeiros 6 minutos de jogo), sete rebotes e 21 de eficiência, Bruno Caboclo foi o principal pontuador brasileiro no duelo. Yago, com 14 pontos e seis assistências, e Tim Soares, com 13 pontos e três rebotes, foram outros bons destaques da seleção no confronto.
Nos instantes finais do duelo, Raul Neto, armador da seleção e um dos destaques do confronto com oito pontos e quatro assistências, sofreu uma lesão após um contra-ataque. De acordo com a Confederação Brasileira de Basketball, Raulzinho teve ruptura do tendão patelar do joelho direito e infelizmente está fora da Copa do Mundo.
.Sistema de disputa
O Brasil figura no Grupo G, junto à Espanha, Costa do Marfim e Irã. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão para a segunda fase da Copa do Mundo, onde quatro novos grupos de quatro equipes serão formados. Caso o Brasil consiga finalizar a primeira fase da competição entre os dois melhores do Grupo G, encontrará os dois melhores do Grupo H (Canadá, França, Líbano e Letônia) na segunda fase.
Os dois melhores de cada grupo na segunda fase estarão classificados para o mata-mata da competição, que terá início nas quartas de final. Para garantir vaga direta nas Olímpiadas, a Seleção Brasileira precisa estar entre as duas equipes melhores classificadas das Américas – caso isso não aconteça, o Brasil disputará, posteriormente, o Pré-Olímpico com seleções de todo o continente.
Elenco brasileiro
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Cleveland Cavaliers-EUA
George de Paula – SESI Franca
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP
Guilherme Santos – Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl – Tokyo-JPN
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP
JOGOS DO BRASIL – FASE DE GRUPOS – 1ª FASE
26/08 – Brasil 100 x 59 Irã
28/08 – 10h30 – Brasil x Espanha – ESPN
30/08 – 6h45 – Brasil x Costa do Marfim – ESPN