HOJE
Prata para o Brasil!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira sub-26 conquista o vice-campeonato dos Jogos Universitários Mundiais
Nesse domingo (06/08), a seleção brasileira disputou a grande final dos Jogos Universitários Mundiais e terminou com a prata, após sofrer o revés para a Republica Tcheca, por 69 a 67. Neste ano, a competição foi realizada em Chengdu, na China, e serviu como experiência internacional para os jovens jogadores seguirem brilhando no NBB.
No elenco sub-26, entre os 12 convocados, 11 jogam na elite do basquete brasileiro ou possuem pela Liga: Os armadores Adyel Borges e Felipe Ruivo, os ala/armador Daniel Onwenu, Jonas Buffat e Zu Jr, os ala Rafael Munford e Gui Abreu, os ala/pivôs Lucas Siewert e Victão, e os pivôs Mãozinha e Dikembe. O armador Caio Pacheco é o único que não possui experiências no NBB.
A seleção brilhou em solo chinês. Ao longo da competição, a equipe conseguiu uma campanha invicta, sempre demonstrando muita maturidade e qualidade de jogo na parte técnica e tática. O Brasil chegou a superar grandes adversários, como Estado Unidos, Romênia e até mesmo a China, os donos da casa.
Na grande final, contra a Republica Tcheca, o time brasileiro bateu de frente com uma equipe bem disciplinada taticamente e que conseguiu impor uma boa defesa para parar os principais destaques do Brasil. A seleção chegou a liderar o duelo em alguns momentos, mas viu os Tchecos fechando o jogo com boas decisões ofensivas e garantindo a vitória.
A prata foi muito comemorada, tendo em vista que essa foi a primeira final do Brasil nos Jogos Universitários Mundiais desde 1963, quando a seleção saiu com o ouro. Outro ponto muito valorizado foi a conquista da medalha, algo que não acontecia há 27 anos. A experiência dos jogadores com a organização e a estrutura da competição foi um fato muito elogiado por todos, o que agrega ainda mais na evolução dessas jovens estrelas para o seguimento de suas carreiras e de sua competitividade no NBB.