#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vai começara Copa

30-08-2019 | 05:53
Por Liga Nacional de Basquete

Copa do Mundo da China começa neste sábado, com Angola x Sérvia; Seleção Brasileira estreia no domingo, contra Nova Zelândia

Chegou a hora de sentir aquele frio na barriga tradicional de Copas do Mundo. Quem nunca? Mas agora, o momento é ainda mais especial. É hora de vibrar com o basquete. Neste sábado (31/08), o Mundial da China começa com o duelo entre Angola e Sérvia, pelo Grupo D, às 04h30 (de Brasília), em Foshan. Mas o dia seguinte reserva o momento mais aguardado: a estreia da Seleção Brasileira.

Depois de mais de um mês de preparação intensa e bons amistosos, o Brasil entra em quadra neste domingo (01/09), contra a Nova Zelândia, pelo Grupo B, às 05 horas (horário de Brasília).

Sediado em Nanjing, o Grupo F também conta com a Grécia, segundo adversário do Brasil (terça-feira, dia 03/09, às 09 horas), e Montenegro, último adversário na primeira fase (quinta-feira, dia 05, às 05 horas).

A preparação da Seleção Brasileira começou no dia 27 de julho, quando os 15 convocados iniciais se apresentaram na cidade de Anápolis (GO). Por lá permaneceram até 09 de agosto, dia do primeiro amistoso do time, que terminou com vitória centenária sobre o Uruguai, por 100 a 53.

Brasil venceu os dois primeiros amistosos preparatórios contra o Urugaui (Camila Lima/CBB)

Dois dias após o primeiro duelo, os brasileiros e uruguaios se enfrentaram novamente, dessa vez em Belém (PA), com mais um triunfo do time comandado pelo treinador croata Aleksandar Petrovic, por 103 a 82, na última partida da equipe em solo nacional.

Na sequência, o Brasil embarcou para a França, onde disputou o Torneio de Lyon, juntamente com Argentina, Montenegro e a seleção francesa. O saldo do torneio preparatório foi positivo: duas vitórias, sobre Argentina e Montenegro, e uma derrota para os donos da casa, mas com bom desempenho do time verde-amarelo contra um dos favoritos ao título mundial.

+Recorde na Copa: NBB CAIXA tem maior número de atletas na Seleção Brasileira em um Mundial 

Depois do confronto contra Montenegro, o último realizado em Lyon, o treinador Petrovic anunciou o corte do pivô Rafael Hettsheimer e definiu os 12 jogadores que disputarão a Copa do Mundo.

São eles: os armadores Marcelinho Huertas, Yago Mateus e Rafa Luz; os alas/armadores Leandrinho Barbosa e Vitor Benite; os alas Alex Garcia, Marquinhos e Didi; os alas/pivôs Bruno Caboclo e Augusto Lima; e os pivôs Anderson Varejão e Cristiano Felício.

+Tem NBB CAIXA na Copa: seis dos 12 jogadores atuaram na última edição da competição

Com o elenco já definido, a Seleção Brasileira, enfim, viajou à China, no dia 20 de agosto. O selecionado brasileiro enfrentou os donos da casa em duas oportunidades, uma em Guangzhou (23/08) e uma em Wuhan (25/08), e conquistou duas vitórias em partidas bem equilibradas.

Na última quarta-feira (28/08), os brasileiros disputaram o último amistoso antes da estreia oficial, contra o Jiangsu Tongxi Monkey Kings, equipe da primeira divisão chinesa, e fecharam a preparação com chave de ouro, após grande vitória por 87 a 50.

Vaga para Tóquio 2020 em disputa

A Copa do Mundo em si já é um atrativo especial, por se tratar de uma competição com as principais seleções do mundo. Mas além do título mundial em disputa, a atual edição do campeonato terá outra grande importância: vale vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Ao todo, a Copa do Mundo da China dará sete vagas diretas para as Olímpiadas do ano que vem. Essas vagas serão divididas em critérios continentais: os dois melhores da Europa e das Américas, e o melhor da África, Oceania e Ásia.

Ou seja, o Brasil disputará com Estados Unidos, Canadá, Argentina, Porto Rico, Venezuela e República Dominicana pelas duas vagas olímpicas disponíveis na competição.

Além desses, o Japão já está garantido, por ser o país sede. As outras  quatro vagas serão preenchidas nos torneios Pré-Olímpicos de cada continente, totalizando as 12 equipes da competição.

+Sabe tudo sobre a Seleção Brasileira? Veja 6 curiosidades

Histórico recente em Copas do Mundo

Bicampeão mundial (1959 e 1963), o Brasil vem se recuperando nas Copas do Mundo, após o péssimo desempenho em 2006, no Japão – em que terminou na 17ª colocação, com apenas uma vitória e quatro derrotas.

Na edição de 2010, na Turquia, a equipe comandada pelo treinador argentino Rubén Magnano fez uma boa fase de grupos (três vitórias e duas derrotas), mas parou na Argentina nas oitavas de final (93 a 89), em confronto decidido nos instantes finais. O resultado negativo deixou o Brasil na nona colocação geral da competição.

Em 2014, na Espanha, o desempenho foi ainda melhor. Na fase de grupos, a Seleção Brasileira venceu as poderosas França e Sérvia e classificou em segundo lugar de seu grupo, perdendo apenas para a Espanha (cinco vitórias e apenas uma derrota).

Raulzinho teve atuação espetacular na vitória sobre a Argentina, na Copa do Mundo de 2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Nas oitavas de final, novamente um clássico contra a Argentina. Mas dessa vez, com grande atuação do armador Raulzinho, o Brasil finalmente conseguiu espantar o “fantasma” dos hermanos e avançou para as quartas de final da competição.

O adversário seguinte foi a Sérvia, que havia perdido o confronto na fase de grupos, por 81 a 73. Nas quartas de final, a história foi outra e os sérvios venceram os brasileiros por uma boa vantagem (84 a 56). Com isso, a Seleção Brasileira terminou a Copa do Munda na sexta colocação, melhor resultado desde o quinto lugar em 1990, na Argentina.

+Basquete na novela, NBA House e mais: modalidade vive grande fase no Brasil

Sistema de disputa

A Copa do Mundo da China contará com 32 seleções, que foram divididas em oito grupos. Os dois melhores de cada chave avançarão à segunda fase. Nela, os 16 classificados serão separados em quatro grupos, com posições já definidas:

O Grupo I (Foshan) terá os dois melhores dos Grupos A e B, o Grupo J (Wuhan) reunirá os classificados das chaves C e D, o Grupo K (Shenzen) terá as duas melhores seleções das chaves E e F, e o Grupo L (Nanjing) contará com os classificados das chaves G e H. Todos os times carregarão o resultado obtido diante da seleção classificada ao seu lado.

+Veja os grupos da primeira fase da Copa do Mundo 2019

Os dois primeiros colocados de cada chave da segunda fase avançarão às quartas de final, que terá os seguintes cruzamentos: 1º I x 2º J, 1º K x 2º L, 1º J x 2º I, 1º L x 2º K. A grande final está marcada para o dia 15 de setembro, às 09h (de Brasília), em Pequim.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 

01/09 (Domingo)

05h – Brasil x Nova Zelândia

03/09 (Terça-feira)

09h – Brasil x Grécia

05/09 (Quinta-feira)

05h – Brasil x Montenegro

*todos os jogos no horário de Brasília