HOJE
Copa tá fervendo!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira é superada pela Sérvia, mas segue em busca da classificação na Copa do Mundo sub-19; Próximo duelo será terça-feira (27/06), contra o Egito, às 15h
Neste domingo (25/06), a seleção brasileira sub-19 disputou a sua segunda partida seguida na Copa do Mundo. Após um belo triunfo sobre o Japão no primeiro confronto, o selecionado brasileiro enfrentou a forte equipe Sérvia, mas saiu derrotado pelo placar de 74 a 72. Com a derrota, a Sérvia ultrapassa o Brasil e assume a liderança do Grupo C.

O ala/armador Reynan é o cestinha brasileiro na competição (Foto: FIBA)
A seleção brasileira enfrentou uma equipe com ótimos fundamentos e um bom trabalho coletivo e, apesar do Brasil demonstrar uma superioridade física ao longo de todo o confronto, a vitória Sérvia veio no detalhe. No último segundo, Samis Calderón ainda teve a oportunidade de arremessar a bola de três pontos que daria a vitória aos brasileiros, mas o chute acabou não sendo convertido.
Reynan Santos, com 18 pontos, foi o grande destaque brasileiro, anotando também três rebotes e duas assistências. Vitinho Brandão (sete pontos, nove rebotes e sete assistências) e Leandro Inácio (seis pontos e 10 rebotes) foram outros bons destaques da seleção no segundo confronto do mundial. Pelo lado dos sérvios, o grande destaque foi Ilija Milijasevic que anotou 21 pontos e nove assistências.
O próximo e último compromisso da seleção brasileira pelo grupo C será na terça-feira (27/06), contra o Egito, às 15h (horário de Brasília). Todos os jogos estão sendo transmitidos pelo canal oficial da FIBA no Youtube.
Sobre a Copa do Mundo Sub-19
A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.
Na primeira fase, o Mundial terá 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro equipes. Na segunda fase, as equipes da chave do Brasil cruzarão com as seleções da chave D da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1.
Essa mesma seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca