#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Seleção com essência de LDB!

23-06-2023 | 04:59
Por Liga Nacional de Basquete

Entre os 12 jogadores que representarão o Brasil na Copa do Mundo sub-19 a partir deste sábado, dez deles atuam ou já atuaram na Liga de Desenvolvimento.

Neste sábado (24/06), a seleção brasileira Sub-19 inicia sua trajetória na Copa do Mundo da categoria, que será disputada na Hungria. O Brasil estreia contra o Japão, às 10h, e tentará alcançar um título inédito com um grupo recheado de atletas que já disputaram ou que ainda disputam a LDB a Liga de Desenvolvimento de Basquete. Dos 12 jogadores convocados pelo técnico Vitor Galvani, 10 tiveram seu talento aprimorado com a experiência no maior campeonato de base do basquete brasileiro.

Atual campeão do Sul-Americano Sub-18, o elenco brasileiro é cotado como Top 5 do mundo, segundo ranking da própria FIBA divulgado na última semana. A lista é elaborada por especialistas da Federação Internacional de Basquete, levando em conta últimas apresentações e títulos recentes das seleções.

+ Confira o Ranking 

Elenco sub-19 da seleção brasileira nos treinos preparativos para o mundial (Arthur Salazar/Posterizamos)

Conheça o elenco

Vitor Galvanni, treinador da seleção, esteve a frente do Corinthians na LDB 2022 (Arthur Salazar/Posterizamos)

Além do Japão, pelo grupo C do Mundial o Brasil enfrentará Sérvia e Egito. As três equipes são conhecidas pelo bom trabalho de desenvolvimento de base e prometem ser grandes rivais na competição. Mas existe grande expectativa em relação ao time verde e amarelo, pois além de boas atuações recentes, conta com talentos como Reynan Gabriel campeão do NBB, BCLA, Campeonato Paulista e Copa Super 8 pelo Sesi Franca e que, segundo o Power Ranking própria FIBA é cotado como Top 5 prospectados do Mundial.

Na armação, o Brasil tem três jovens que, apesar da pouca idade, possuem muita experiência (especialmente no NBB e na LDB): Vitinho Brandão, do Paulistano, Gabriel Caldeira, do São José, e Gabriel Landeira, do Corinthians. Os três são “crias da LDB”, mas também conseguiram boas atuações por seus respectivos times na temporada 22/23 do NBB.

Além de Reynan, outro atleta da seleção já conhecido pelos fãs de basquete brasileiro é Du Klafke, um dos grandes prospectos da atual geração. Du fez sua base no Sesi Franca e na equipe do interior paulista conquistou o título do NBB 21/22, se destacando em suas primeiras atuações na LDB mesmo com pouca idade. Hoje, o ala/armador joga pela NBA Academy.
Junto com Du Klafke, outro jogador que tem chamado muita atenção é Samis Calderón, ex-atleta do Corinthians, que conta um físico invejável, com altura (1,96) e envergadura surpreendentes para um ala. Calderón, inclusive, tem desenvolvido muito mais recursos ofensivos para seu jogo, se tornando um pontuador muito seguro, além de um exímio defensor.

No “Bonde do Paulistano”, ao lado de Vitinho vem o ala/armador Lucas Atauri – o sexto homem da equipe – e Leandro Inácio, o “Lelê”, ala/pivô titular que tem se destacado nos amistosos preparativos para o Mundial. No garrafão, a seleção conta com Wini Braga, destaque do Minas na LDB 2022, e Vitor Hugo, pivo do Sesi Franca, como os gigantes da equipe.

O ala Guilherme Tesch, da IMG Academy, e o pivô Gustavo Guimarães, do Riviera Prep, são os únicos jogadores que ainda não têm passagens pela LDB ou NBB.

Sobre a Copa do Mundo Sub-19

A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.

Na primeira fase, o Mundial terá 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro equipes. Na segunda fase, as equipes da chave do Brasil cruzarão com as seleções da chave D da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1.

Essa mesma seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.