HOJE
AGORA É MATA-MATA!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira fecha fase de grupos da Copa do Mundo sub-19 com duas vitórias em três partidas e enfrentará a Argentina nas oitavas de final; duelo será nesta quarta-feira (28/6), às 12h, com transmissão ao vivo do Youtube da FIBA
Nesta terça-feira (27), a Seleção Brasileira sub-19 encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo sub-19 após derrotar o Egito por 73 x 67. O segundo triunfo em três partidas disputadas até aqui resultou na 2ª colocação do Grupo C e, já nesta quarta-feira (28/6) às 12h, o Brasil enfrentará a Argentina em duelo válido pelas oitavas de final da competição organizada pela FIBA. O confronto entre brasileiros e argentinos terá transmissão ao vivo do canal oficial da FIBA no Youtube. Em caso de vitória, o time do técnico Vitor Galvani enfrentará o vencedor da partida entre Espanha e Líbano nas quartas de final.
Os brasileiros começaram o último duelo da fase de grupos com o pé no acelerador, chegando ao intervalo da partida com 15 pontos de vantagem sobre os egípcios. No entanto, a equipe comandada por Vitor Galvani sofreu um ”apagão” no terceiro quarto, após anotar apenas 4 pontos em 10 minutos, fazendo com que o duelo ganhasse em emoção no último quarto. Comandados por Reynan , que anotou 9 de seus 11 pontos no momento decisivo do duelo, o Brasil mostrou maturidade e fechou o jogo com a vitória.

O jovem Reynan, do Sesi Franca, foi decisivo para a Seleção Brasileira. Foto: FIBA
Além de Reynan, outros três brasileiros bateram a marca de 10 pontos ou mais na partida, sendo eles os alas Leandro (12) e Atauri (10) e o armador Vitinho, que anotou 11 pontos e também foi o jogador mais eficiente da partida, com 22.
Sobre a Copa do Mundo Sub-19
Disputada em Debrecen, na Húngria, a Copa do Mundo Sub-19 conta com 16 equipes e todas já estavam classificadas para o mata-mata da competição – a fase de grupos foi disputada para definição do chaveamento das oitavas de final em diante. Com duas vitórias em três partidas, o Brasil ficou com a 2ª colocação do Grupo C, atrás apenas da Sérvia.
Confira o chaveamento completo aqui!
A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.
A seleção brasileira que está na Hungria é a mesma que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca