HOJE
AGORA É MATA-MATA!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira fecha fase de grupos da Copa do Mundo sub-19 com duas vitórias em três partidas e enfrentará a Argentina nas oitavas de final; duelo será nesta quarta-feira (28/6), às 12h, com transmissão ao vivo do Youtube da FIBA
Nesta terça-feira (27), a Seleção Brasileira sub-19 encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo sub-19 após derrotar o Egito por 73 x 67. O segundo triunfo em três partidas disputadas até aqui resultou na 2ª colocação do Grupo C e, já nesta quarta-feira (28/6) às 12h, o Brasil enfrentará a Argentina em duelo válido pelas oitavas de final da competição organizada pela FIBA. O confronto entre brasileiros e argentinos terá transmissão ao vivo do canal oficial da FIBA no Youtube. Em caso de vitória, o time do técnico Vitor Galvani enfrentará o vencedor da partida entre Espanha e Líbano nas quartas de final.
Os brasileiros começaram o último duelo da fase de grupos com o pé no acelerador, chegando ao intervalo da partida com 15 pontos de vantagem sobre os egípcios. No entanto, a equipe comandada por Vitor Galvani sofreu um ”apagão” no terceiro quarto, após anotar apenas 4 pontos em 10 minutos, fazendo com que o duelo ganhasse em emoção no último quarto. Comandados por Reynan , que anotou 9 de seus 11 pontos no momento decisivo do duelo, o Brasil mostrou maturidade e fechou o jogo com a vitória.
Além de Reynan, outros três brasileiros bateram a marca de 10 pontos ou mais na partida, sendo eles os alas Leandro (12) e Atauri (10) e o armador Vitinho, que anotou 11 pontos e também foi o jogador mais eficiente da partida, com 22.
Sobre a Copa do Mundo Sub-19
Disputada em Debrecen, na Húngria, a Copa do Mundo Sub-19 conta com 16 equipes e todas já estavam classificadas para o mata-mata da competição – a fase de grupos foi disputada para definição do chaveamento das oitavas de final em diante. Com duas vitórias em três partidas, o Brasil ficou com a 2ª colocação do Grupo C, atrás apenas da Sérvia.
Confira o chaveamento completo aqui!
A última vez que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo Sub-19 foi em 2016, quando contava com jogadores como Yago, Munford, Gabriel Jaú, Ruivo, Pedro Nunes e Felipe Dos Anjos.
A seleção brasileira que está na Hungria é a mesma que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração. De acordo com o Power Ranking da Copa do Mundo elaborado pela FIBA, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Espanha, Turquia e França, fazendo o torcedor brasileiro sonhar com medalhas na Hungria.