#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Bicampeões do Globl Jam

17-08-2025 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

Com atuação coletiva, a jovem seleção brasileira superou os Estados Unidos em Toronto e garantiu o segundo título consecutivo do torneio sub-23

Os brasileiros conquistaram tão cobiçado bicampeonato do Globl Jam. Nesta noite de domingo (17/08), a seleção entrou em quadra para enfrentar os Estados Unidos na grande decisão do torneio que aconteceu em Toronto, no Canadá. Após uma partida extremamente disputada e repleta de reviravoltas, nos últimos segundos de jogo, conquistamos o tão sonhado troféu do Torneio sub-23.

Seleção Brasileira conta com 100% do elenco formado por jogadores que jogam/jogaram campeonatos da LNB (Divulgação/CBB)

A seleção brasileira começou com muita intensidade dos dois lados da quadra, atacando o aro com agressividade, buscando sempre converter os pontos rapidamente e defendendo de maneira aguerrida. Ao fim do primeiro tempo, a vantagem dos adversários era de apenas 1 ponto e ficava clara a chance dos brasileiros conquistarem a virada. No segundo quarto, após um inicio do time verde e amarelo, os Estados Unidos acelerou e conseguiu uma corrida de sete pontos, até o nosso pedido de tempo. Após uma breve conversa, a seleção voltou de maneira muito mais ligada, com uma defesa intensa dentro do garrafão, aliada a uma alta taxa de conversão nas bolas de três pontos. No quarto período, chegamos a colocar nove pontos de vantagem, e a partir de então foi apenas controlar o jogo com maturidade e assertividade nas tomadas de decisões, que acarretou na vitória ao fim do jogo, por 77 a 73 e consolidando a equipe brasileira como bicampeã do Globl Jam.

Ao fim do duelo, muitos foram os destaques da equipe brasileira, mas dentro da linha estatisticas os que mais chamaram a atenção foram os alas Lucas Atauri, que conseguiu 14 pontos, sete rebotes e 18 de eficiência, Pedro Pastre, que terminou com 16 pontos, três rebotes e 19 de eficiência, e o pivô Wini Braga, atual Destaque Jovem do NBB CAIXA, que finalizou com 11 pontos e três rebotes. O armador Gabriel Landeira, atual MVP do Interligas LDB, finalizou o confronto com 13 pontos, oito assistências e 15 de eficiência e foi eleito também o MVP do campeonato.

O plantel da seleção brasileira é formado quase que 100% por peças do basquete nacional ou de jogadores que já tiveram passagens pela LNB. Lucas Atauri (Paulistano), Gabriel Landeira (Paulistano), Vitinho Brandão (Paulistano), Wini Braga (KTO Minas), Daniel Onwenu (Flamengo), Pedro Pastre (Pinheiros) e Brunão Cardoso (Brasília), jogam a próxima edição do NBB CAIXA, enquanto Samis Calderon (Corinthians), Du Klafke (Sesi Franca), Augusto Cassiá (São José), João Gluck (Bauru/Seleção Sub-17) e Nathan Mariano (Sesi Franca), já disputaram a LDB. Esse título não prova apenas que os clubes brasileiros possuem boas peças para a próxima temporada da elite do basquete nacional, mas também que o futuro da nossa seleção é próspero, que temos em nossas mãos grandes joias, que cada vez mais vão sendo lapidadas e podem nos ajudar a chegar muito longe em futuras disputas.