HOJE
Com emoção!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil supera a Itália nos minutos finais e vence a primeira partida no Globl Jam, torneio amistoso sub-23; próxima partida será nesta quinta (7), às 15h, contra os Estados Unidos
A Seleção Brasileira sub-23 disputou a segunda partida do torneio amistoso Globl Jam, realizado no Canadá, nesta quarta-feira (6) e conseguiu a primeira vitória na competição. Os comandados de Tiago Splitter venceram a Itália por 72 x 68 em partida definida apenas nos minutos finais e se recuperaram do revés sofrido para os anfitriões no primeiro confronto.
A partida foi marcada por um início em ritmo forte dos brasileiros. Logo no primeiro quarto, o Brasil abriu nove pontos de vantagem para os italianos, graças ao começo quente de Yago Mateus, do Flamengo. Foram nove pontos em sequência nos primeiros minutos da partida – o armador foi para o intervalo com 15 pontos totais.
O começo do segundo quarto contou com um equilíbrio maior, visto que os italianos se recuperaram durante a partida e diminuíram a vantagem verde-amarela, entretanto, a equipe comandada pelo técnico Tiago Splitter mostrou consistência e terminou o primeiro período da partida com sete pontos na frente.
Já na volta dos vestiários, os italianos tiveram melhor aproveitamento que os brasileiros e venceram o terceiro o quarto por 20×11, assumindo a liderança do placar por dois pontos na ida para o período decisivo da partida.
No último quarto, a partida se desdobrou com o equilíbrio em pauta – nenhuma das equipes conseguiu desgarrar no placar e os minutos finais foram recheados de emoção. Com frieza e bolas decisivas de Reynan, do Sesi Franca (18 anos), Mãozinha, do Corinthians (21 anos) e Yago Mateus, do Flamengo (23 anos), a Seleção Brasileira superou a Itália e conquistou a primeira vitória no torneio amistoso sub-23.
Com 28 pontos e 4/7 (57%) de aproveitamento nas bolas de três pontos, o armador Yago Mateus foi o grande destaque da partida. O pivô Dikembe, do Pinheiros, também contribuiu com 14 pontos e foi importante para a vitória brasileira.
O Brasil volta à quadra do Torneio Globl Jam na próxima quinta-feira (7), às 15h, para duelar contra os Estados Unidos, com transmissão do SporTV.
Torneio Globl Jam – Grupo Convocado:
Yago Mateus – Flamengo (armador)
Anderson Barbosa – Paulistano (ala)
Caio Pacheco – (armador)
Ruan Miranda – Cerrado Basquqete (pivô)
Márcio – Sesi Franca (ala/pivô)
Gabi Campos – Corinthians (armador)
Jonas Buffat – Pinheiros (ala/armador)
Rafael Rachel – Flamengo (ala/pivô)
Rafael Albertoni – (ala/pivô)
Dikembe – Pinheiros (pivô)
Gui Abreu – Pinheiros (ala)
Mãozinha – Corinthians (ala/pivô)
Reynan – Sesi Franca (ala)
Técnico Principal: Tiago Splitter
Programação:
1ª fase: todos os times se enfrentam apenas uma vez
- Brasil 75 x 89 Canadá
- Brasil 72 x 68 Itália
- Brasil x EUA (7/7 – 15h)
2ª fase: as semifinais acontecem entre o líder e o último colocado da tabela e entre o segundo e o terceiro colocado.
- Semifinais (sábado – 9/7 – 15h e 22h)
- Final (domingo – 10/7 – 20h)
Transmissão de todos os jogos: SporTV
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca