#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Com emoção!

06-07-2022 | 05:44
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil supera a Itália nos minutos finais e vence a primeira partida no Globl Jam, torneio amistoso sub-23; próxima partida será nesta quinta (7), às 15h, contra os Estados Unidos

A Seleção Brasileira sub-23 disputou a segunda partida do torneio amistoso Globl Jam, realizado no Canadá, nesta quarta-feira (6) e conseguiu a primeira vitória na competição. Os comandados de Tiago Splitter venceram a Itália por 72 x 68 em partida definida apenas nos minutos finais e se recuperaram do revés sofrido para os anfitriões no primeiro confronto.

A partida foi marcada por um início em ritmo forte dos brasileiros. Logo no primeiro quarto, o Brasil abriu nove pontos de vantagem para os italianos, graças ao começo quente de Yago Mateus, do Flamengo. Foram nove pontos em sequência nos primeiros minutos da partida – o armador foi para o intervalo com 15 pontos totais.

O começo do segundo quarto contou com um equilíbrio maior, visto que os italianos se recuperaram durante a partida e diminuíram a vantagem verde-amarela, entretanto, a equipe comandada pelo técnico Tiago Splitter mostrou consistência e terminou o primeiro período da partida com sete pontos na frente.

Já na volta dos vestiários, os italianos tiveram melhor aproveitamento que os brasileiros e venceram o terceiro o quarto por 20×11, assumindo a liderança do placar por dois pontos na ida para o período decisivo da partida.

No último quarto, a partida se desdobrou com o equilíbrio em pauta – nenhuma das equipes conseguiu desgarrar no placar e os minutos finais foram recheados de emoção. Com frieza e bolas decisivas de Reynan, do Sesi Franca (18 anos), Mãozinha, do Corinthians (21 anos) e Yago Mateus, do Flamengo (23 anos), a Seleção Brasileira superou a Itália e conquistou a primeira vitória no torneio amistoso sub-23.

Com 28 pontos e 4/7 (57%) de aproveitamento nas bolas de três pontos, o armador Yago Mateus foi o grande destaque da partida. O pivô Dikembe, do Pinheiros, também contribuiu com 14 pontos e foi importante para a vitória brasileira.

O Brasil volta à quadra do Torneio Globl Jam na próxima quinta-feira (7), às 15h, para duelar contra os Estados Unidos, com transmissão do SporTV.

Torneio Globl Jam – Grupo Convocado:

Yago Mateus – Flamengo (armador)
Anderson Barbosa – Paulistano (ala)
Caio Pacheco –  (armador)
Ruan Miranda – Cerrado Basquqete (pivô)
Márcio – Sesi Franca (ala/pivô)
Gabi Campos – Corinthians (armador)
Jonas Buffat – Pinheiros (ala/armador)
Rafael Rachel – Flamengo (ala/pivô)
Rafael Albertoni – (ala/pivô)
Dikembe – Pinheiros (pivô)
Gui Abreu – Pinheiros (ala)
Mãozinha – Corinthians (ala/pivô)
Reynan – Sesi Franca (ala)

Técnico Principal: Tiago Splitter

Programação:

1ª fase: todos os times se enfrentam apenas uma vez

  • Brasil 75 x 89 Canadá
  • Brasil 72 x 68 Itália
  • Brasil x EUA (7/7 – 15h)

2ª fase: as semifinais acontecem entre o líder e o último colocado da tabela e entre o segundo e o terceiro colocado.

  • Semifinais (sábado – 9/7 – 15h e 22h)
  • Final (domingo – 10/7 – 20h)

Transmissão de todos os jogos: SporTV

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.