HOJE
Seleção da históriaos técnicos
Por Liga Nacional de Basquete
O quinteto já foi escolhido. Agora está na mãos do internauta escolher quem será o comandante do timaço histórico do NBB
Por conta do surto da Covid-19, que assola todo o mundo, a temporada 2019/2020 do NBB teve de ser cancelada. Mas isso não significa que estaremos sem atrações!
No último mês, a LNB lançou no Instagram do NBB a Seleção da História, em que os internautas elegeram o quinteto ideal da história da competição. A equipe titular já foi escalada: Valtinho (armador), Alex Garcia, Marcelinho Machado (alas), Guilherme Giovannoni e Shilton (pivôs) foram escolhidos pelo público. E agora chegou a ver de eleger o técnico que “comandará” esse timaço.
Como funciona a votação
Nesta segunda-feira (11/05), o Instagram do NBB liberou uma galeria dos treinadores em que o fã pode escolher um para compor a Seleção da História. Para votar pelo Instagram, basta comentar o nome ou @ do seu treinador escolhido. Cada menção vale um voto – ou seja, quanto mais comentários, maior são as chances do comandante ser selecionado.
Os seguidores terão exatamente sete dias para a definição do atleta em nosso time de gigantes. Na segunda-feira que vem (18/05), anunciaremos o escolhido pelo público em nossas redes e aqui no site.
Os técnicos
O NBB foi palco de técnicos experientes que fizeram história, assim como viu surgir coaches que se desenvolveram e colocaram seus nomes como os principais treinadores do basquete brasileiro. Sete comandantes estão concorrendo ao posto: Paulo Chupeta, Lula Ferreira, José Vidal, José Neto, Gustavo de Conti, Demétrius Ferracciú e Guerrinha.
Paulo Chupeta
Paulo Chupeta é uma figura histórica. Campeão do primeiro NBB pelo Flamengo, ele também foi eleito o melhor treinador da edição 2009. No mesmo ano, ele levou a equipe rubro-negra ao título da Liga Sul-Americana. Logo depois, ele assumiu as categorias de base e venceu as edições da LDB de 2011 e 2013. Ele é o técnico com melhor aproveitamento em jogos do NBB, com 79,54% de vitórias.
Lula Ferreira

Campeão do NBB 09/10 pelo Brasília, Lula Ferreira é o atual supervisor do Sesi Franca Basquete (Newton Nogueira/Divulgação)
Um dos treinadores mais conhecidos do basquete nacional, Lula Ferreira também tem um histórico vencedor no NBB. Atual supervisor do Sesi Franca Basquete, ele levou o Brasília ao título do campeonato em 2010, sendo eleito o melhor técnico daquela edição. Em 2013, à frente do Franca, ele ganhou pela segunda vez o Prêmio Ary Vidal.
José Vidal
José Vidal conquistou dois NBBs pelo Brasília
Substituto de Lula, José Vidal não fez feio no Brasília. O treinador conduziu a equipe da capital aos títulos nacionais das temporadas 2010/11 e 11/2012. Além disso, ele também estava à frente da equipe brasiliense nos títulos da Liga Sul-Americana em 2010 e 2015. Ao todo, seu aproveitamento em jogos no NBB é de 65,58%.
José Neto
Nenhum treinador ganhou tantos títulos nacionais nos últimos tempos como José Neto. Tetracampeão do NBB (2012/12, 2013/14, 2014/2015 e 2015/16), o atual técnico da seleção feminina do Brasil também levou o Flamengo aos títulos da Liga das Américas e Copa Intercontinental em 2014 e foi eleito o melhor treinador do NBB em 2016. Além disso, ele já foi assistente da Seleção Brasileira masculina nas Olimpíadas de 2012 e 2016, e no Mundial de 2014. Seu aproveitamento em partidas do NBB é de 75,27%.
Gustavo de Conti
O substituto de José Neto no Flamengo também faz bonito há anos no basquete nacional. Campeão da última temporada com a equipe rubro-negra e do Super 8 em 2019, Gustavo de Conti havia levado o Paulistano ao título do NBB em 2017/18. Assistente técnico da Seleção Masculina de Basquete na Olimpíada de 2016 e no Mundial de 2014, Gustavinho é o recordista em troféus Ary Vidal, tendo sido eleito o treinador do ano no NBB em 2014, 2017 e 2018.
Demétrius Ferracciú
Jogador histórico da Seleção Brasileira, Demétrius também dá show na beira das quadras nacionais. Substituto de Guerrinha no Bauru Basket, equipe em que segue como treinador, ele venceu a temporada 2016/2017 do NBB. Seu rendimento fez com que ele fosse chamado por Rúben Magnano para ser auxiliar da Seleção Brasileira nas últimas duas Olimpíadas, e também no Mundial de 2014.
Guerrinha
Guerrinha é um dos treinadores mais emblemáticos da história da competição. Finalista em três edições do NBB, ele é o técnico com o maior número de vitórias no campeonato (239). Campeão da Liga das Américas em 2015 e da Sul-Americana em 2014 e 2016, o técnico do Mogi Basquete possui um aproveitamento de 63,39% no NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca




