#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana

02-02-2016 | 03:19
Por Liga Nacional de Basquete

Quer saber quem foram os escolhidos para a Seleção da Semana? Clique aqui e confira os 12 destaques da última semana do NBB 2015/2016

Davi, Bennett, Duda, Lucas Mariano, Ronald e Toyloy formam o 1º time da semana (Arte/OnComumicação)

Gostou da Seleção da Semana? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais e opine sobre as escolhas! (Arte/OnComumicação)

“Os caras” da última semana da temporada 2015/2016 do NBB foram definidos. Nesta lista, foram relacionados apenas os atletas com melhores atuações individuais entre domingo (24/01) e sábado (30/01). O destaque ficou por conta do armador Davi Rossetto, capitão do Solar Cearense, que se sobressaiu expressivamente nas duas vitórias da equipe nordestina na semana e foi eleito o Dono da Bola da Semana.

Confira os componentes da Seleção da Semana:

1º time:

– Davi Rossetto (Solar Cearense)

Um dos grandes responsáveis pelo grande momento do Solar Cearense no NBB, Davi Rossetto teve atuações expressivas nas duas últimas vitórias de sua equipe, contra Paulistano/Corpore e Liga Sorocabana, e foi eleito o Dono da Bola da Semana.

No primeiro jogo, o armador registrou 15 pontos e quatro rebotes e foi fundamental para o belo triunfo do esquadrão do técnico Alberto Bial, que nesta oportunidade teve Duda Machado, também integrante deste selecionado, como grande destaque, com 24 pontos.

Depois, diante da Liga Sorocabana, em duelo transmitido ao vivo pela RedeTV!, Davi Rossetto deitou e rolou. Com extrema sobriedade e ousadia nas jogadas, o capitão do Solar Cearense fez o que quis na partida, marcou um duplo-duplo de 16 pontos e 12 assistências e deixou a quadra com 25 de eficiência.

– Corderro Bennett (EC Pinheiros)

Depois de passar um bom tempo se recuperando de uma lesão, Corderro Bennett, do EC Pinheiros mostrou, nesta última semana, que voltou à boa forma e teve desempenhos bastante importantes contra São José Basketball e principalmente diante do Mogi das Cruzes/Helbor.

No expressivo triunfo pinheirense sobre o São José, por largos 104 a 65, o norte-americano não ficou por muito tempo em quadra – atuou apenas 12 minutos –, mas o suficiente para deixar a quadra com 12 pontos em 12 tentados (100% de aproveitamento) e mais incríveis seis assistências, o que o deu uma eficiência de 20 tentos.

Depois, contra o Mogi, Bennett chamou a responsabilidade e por pouco não deu mais um grande triunfo ao Pinheiros. Com incríveis 27 pontos e cinco rebotes, o camisa 3 da equipe azul e branca ainda deu duas assistências e totalizou 27 de valorização, mas não conseguiu evitar o revés do seu time para os mogianos, por apertados 81 a 79.

– Duda Machado (Solar Cearense)

Outro grande pilar do momento histórico do Solar Cearense é Duda Machado. Contratado pela equipe de Fortaleza nesta temporada, o ala/armador mostrou que está bastante adaptado ao esquema do técnico Alberto Bial e vem colecionando grandes atuações nos últimos jogos.

Contra o Paulistano, Duda apareceu e foi “o cara” do jogo. Com direito a cinco bolas de 3 pontos, o experiente atleta de 33 anos foi o cestinha do duelo, com 24 pontos, e foi responsável pelo arremesso que recolocou o Basquete Cearense em vantagem nos instantes finais da partida.

Na rodada seguinte, no duelo frente à Liga Sorocabana, transmitido ao vivo na RedeTV!, Duda foi efetivo novamente e ajudou o Solar Cearense a bater seu recorde de vitórias consecutivas na história do NBB com 13 pontos e quatro assistências.

– Lucas Mariano (Mogi das Cruzes/Helbor)

Um dos principais reforços do Mogi para esta temporada, Lucas Mariano aos poucos está se acertando no esquema da equipe e sua produção está crescendo cada vez mais. Nesta semana, o ala/pivô de 22 anos teve boas atuações, mas o destaque ficou por conta do duelo contra o Caxias do Sul, no qual ficou em quadra por apenas 13 minutos e marcou incríveis 18 pontos, sete rebotes e 20 de eficiência.

Depois, no eletrizante confronto diante do Pinheiros, o garoto do Mogi foi um pouco mais discreto e foi responsável por apenas nove pontos, quatro rebotes e 11 de eficiência, mas o acumulativo de seus desempenhos foi suficiente para o colocar no primeiro time da Seleção da Semana do NBB 2015/2016.

– Ronald (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)

Ronald está impossível nesta temporada. Titular absoluto do terceiro colocado UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, o pivô de 24 anos vem sendo peça fundamental na fenomenal campanha da equipe candanga no NBB e se destacou nos triunfos sobre São José e Franca.

No primeiro, registrou dez pontos e quatro rebotes, mas foi ofuscado pela magistral atuação de seu companheiro de garrafão, Guilherme Giovannoni, responsável por 28 pontos, 13 rebotes e pelo recorde de eficiência da atual temporada do NBB – 37. O experiente ala/pivô só não figurou nesta edição da Seleção da Semana pois uma lesão o tirou do jogo seguinte, mas certamente merece uma menção honrosa neste post.

Já na partida seguinte, contra o Franca Basquete, Ronald voltou a ser efetivo e cumpriu novamente seu papel no garrafão. Com 15 pontos e cinco rebotes, o camisa 6 do time brasiliense seguiu manteve sua boa média na temporada e por isso foi lembrado mais uma vez entre os melhores da semana do NBB.

6º Homem – Steven Toyloy (Paulistano/Corpore)

O reserva de luxo da última semana do NBB foi Steven Toyloy. Geralmente suplente da vaga do pivô Caio Torres desde o início da temporada, o norte-americano fez seu primeiro jogo como titular contra o Solar Cearense e não decepcionou – 12 pontos em 17 tentados (70,6% de aproveitamento), oito rebotes e 15 de eficiência.

Ainda no Nordeste, contra o Universo/Vitória, Toyloy saiu do banco e mais uma fez foi bastante eficiente na equipe do técnico Gustavo De Conti. Com apenas um arremesso de quadra errado, o pivô foi responsável por 13 pontos em 16 tentados (81,3% de aproveitamento), seis rebotes e expressivos 20 de eficiência. É ou não é um suplente de luxo?

2º time:

– Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)

Se não fosse a espetacular semana do Dono da Bola, Davi Rossetto, Fúlvio certamente figuraria no primeiro time da Seleção da Semana. Principal cabeça pensante do Brasília, o armador está justificando seu rótulo de “garçom” e está firme como líder em assistências desta temporada, com média de 7,8 passes perfeitos por jogo.

Sua média cresceu ainda mais depois das grandes atuações nos dois jogos do Brasília na semana passada, contra São José e Franca. No primeiro, distribuiu dez passes perfeitos. No segundo, foram oito e mais dez rebotes. Fúlvio, de fato, está demais!

– Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)

Companheiro de Fúlvio no quinteto titular do Brasília, Deryk Ramos, que foi eleito o Dono da Bola do NBB na semana anterior, manteve seu fluxo de boas atuações e figurou mais uma vez entre os principais atletas desta leva de partidas.

Contra o São José, o jovem armador foi mais discreto e anotou dez pontos, todos eles no primeiro quarto. Depois, diante do Franca Basquete, o camisa 9 da equipe candanga deitou e rolou, fez expressivos 26 pontos. Com mais sete rebotes, totalizou 22 de eficiência e foi crucial para mais uma vitória de seu time.

– Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)

O Mogi jogou apenas uma partida na última semana, e nesta oportunidade, “o cara” foi Shamell. Na emocionante vitória sobre o EC Pinheiros, em plena capital paulista, o norte-americano brilhou contra seu ex-time e foi fundamental para mais um triunfo do esquadrão do Alto Tietê.

Com 21 pontos, cinco rebotes e três assistências, Shamell fez cestas e converteu lances livres determinantes para o emocionante êxito mogiano, por 81 a 79. Maior cestinha da história do NBB, o camisa 24 do Mogi ainda ficou a apenas dois pontos de se tornar o primeiro atleta a completar a marca dos 5.000 pontos no NBB.

– Alvaro Calvo (Universo/Vitória)

Cestinha do estreante Vitória na atual temporada do NBB, com média de 15,6 pontos por jogo, Alvaro Calvo não conseguiu dar um triunfo à sua equipe na última semana, mas manteve sua regularidade nos dois jogos que disputou, contra Liga Sorocabana e Paulistano/Corpore.

No primeiro deles, o espanhol ficou em quadra por mais de 36 minutos e registrou 17 pontos e seis rebotes, mas não conseguiu evitar o revés para os sorocabanos, por apertados 74 a 73. Depois, na derrota para o alvirrubro da capital paulista, por 85 a 68, o ala/pivô manteve sua média no campeonato e marcou 15 pontos.

– Renato Carbonari (São José Basketball)

O pivô do segundo time da Seleção da Semana é Renato Carbonari, do São José Basketball. Nos três jogos que disputou na última semana, contra UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, EC Pinheiros e Banrisul/Caxias do Sul. Nos dois últimos, o jogador registrou 14 e 15 pontos, respectivamente, e cavou uma vaga no segundo time da Seleção da Semana do NBB.

6º Homem – Rafael Stabile (Banrisul/Caxias do Sul Basquete)

E para finalizar a lista dos 12 melhores desempenhos individuais da última semana está Rafael Stabile, do Caxias do Sul. No duelo frente ao Mogi, o jogador saiu do banco de reservas e foi o segundo atleta com mais tempo de quadra da equipe gaúcha, com 31 minutos em quadra. Neste tempo, anotou um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes.

Já diante do São José, Stabile voltou a ser o segundo jogador com mais tempo de quadra, desta vez com pouco mais de 30 minutos, e foi responsável por 12 pontos e seis rebotes. Toda essa regularidade nos dois jogos anteriores rendeu ao camisa 25 do Caxias um lugar na Seleção da última semana do NBB.

1º Time –

1 – Davi Rossetto (CEA) – Dono da Bola
2 – Bennett (PIN)
3 – Duda Machado (CEA)
4 – Lucas Mariano (MOG)
5 – Ronald (BRA)

6º Homem – Toyloy (CAP)

2º Time –

1 – Fúlvio (BRA)
2 – Deryk (BRA)
3 – Shamell (MOG)
4 – Calvo (VIT)
5 – Renato C. (SJO)

6º Homem – Stabile (CAX)

Dono da Bola: Davi Rossetto – Solar Cearense