HOJE
Seleção da Semana #1
Por Liga Nacional de Basquete
Experientes, chutadores e garoto do Corinthians: veja quem foram os destaques da 1ª semana do NBB CAIXA 2018/2019
A primeira semana do NBB CAIXA foi recheada de emoção e grandes partidas. Agora, chegou a hora de conhecermos a Seleção da Semana #1.
Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
1 – Corderro Bennett (EC Pinheiros)
Um dos grandes responsáveis pelo início de temporada perfeito do EC Pinheiros é Corderro Bennett. O armador norte-americano teve atuações importantíssimas nas vitórias pinheirenses e por isso ganhou um lugar na Seleção da Semana.
O jogador abriu a competição anotando 18 pontos e cinco assistências na vitória sobre Bauru. Depois, fez um jogo abaixo da média contra o São José – fez apenas seis pontos. No entanto, na rodada seguinte, contra Mogi, ele pegou fogo novamente e registrou 21 pontos (7/9 nos arremessos de quadra), seis rebotes e quatro assistências e totalizou 30 de eficiência.
#NBBnoBandSports
Bennett mandandno aquele #CrossoverPenalty absurdo! pic.twitter.com/HaMp6IqhJK— NBB CAIXA (@NBB) October 19, 2018
Parece até que ele recarregou suas energias antes de começar a temporada para chegar assim, no “modo turbo”. Em todas as partidas, não faltou agressividade e velocidade do camisa 3 do Pinheiros, que já deu mostras de que será o grande playmaker do time na 11ª edição do NBB CAIXA.
2 – Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)
O “time sensação” deste início de temporada do NBB CAIXA é o Joinville, e seu grande destaque também ganhou um lugar na Seleção da Semana: Felipe Vezaro. O ala, especialista nas bolas de 3 pontos, teve belas atuações nas três partidas da equipe catarinense no Rio de Janeiro e cavou seu lugar entre os melhores da semana.
Na vitória sobre o Botafogo, foram 13 pontos, cinco rebotes e cinco assistências (17 de eficiência). Já na dramática derrota para o Flamengo, ele anotou 13 pontos, sete rebotes e cinco assistências. E por fim, contra o Vasco, foram 20 pontos, cinco sobras e três servidas.
#NBBnoTwitter
Felipe Vezaro do meeeeeio da quadra para encerrar o primeiro quarto! @timeflamengo 12 x 22 @Jllebasquete #VcNuncaViuNadaIgual pic.twitter.com/FO0AhnBbAJ— NBB CAIXA (@NBB) October 17, 2018
Além das médias de 15,3 pontos e 5,7 rebotes, Vezaro ainda contabilizou incríveis 47% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Desta forma, registrou um total de 16,0 de eficiência e garantiu seu posto na Seleção da Semana.
3 – Isaac (EC Pinheiros)
Outro grande protagonista do início avassalador do Pinheiros no NBB CAIXA é Isaac, atleta mais regular da equipe no campeonato até aqui. Nas três vitórias pinheirenses, o ala de 28 anos de idade totalizou médias de 18,5 pontos e 4,0 rebotes (19,5 de eficiência por jogo).
Mas o que mais impressiona no jogo de Isaac são os aproveitamentos nos arremessos. Nas bolas de 3 pontos, o jogador tem uma média de 3,0 acertos por partida e 42,9% de aproveitamento. Já nas bolas de 2, são incríveis 88,9% de aproveitamento. E nos lances livres, 100%.
#NBBnoBandSports
@isaacrafael07matando uma linda bola de 👌👌👌#VcNuncaViuNadaIgual pic.twitter.com/iXzM3ugVbb— NBB CAIXA (@NBB) October 19, 2018
Isaac está disputando sua nona edição do NBB CAIXA e tem dado indicativos que, com a camisa do Pinheiros, pode fazer sua melhor temporada como atleta profissional. Se continuar afiado como está, esse fato será facilmente concretizado.
4 – Marquinhos (Flamengo)
Junto com o Pinheiros, o Flamengo é um dos times invictos na atual temporada do NBB CAIXA e será representado na Seleção da Semana através do ala Marquinhos, atual MVP do campeonato brasileiro.
Nas três primeiras partidas da competição, o ala de 2,07m de altura registrou 16,7 pontos e 5,7 rebotes em média e foi o grande destaque individual do elenco comandado pelo técnico Gustavo De Conti.
Como será a atuação do atual MVP do #NBBCAIXA? 🔥 @markim1121 já deixou a sua marca no primeiro jogo da temporada!
Confira a partida entre @timeflamengo e @bsbbkt hoje no #NBBnoFacebook, às 20 horas! 🏀👀 pic.twitter.com/7jLA6ppBh5— NBB CAIXA (@NBB) October 15, 2018
Na estreia contra o Basquete Cearense, o jogador fez 21 pontos. Já no segundo duelo, contra o Universo/Caixa/Brasília, foram 16 pontos para ele. E por fim, na dura vitória sobre Joinville, o camisa 11 do Mengão registrou 13 pontos e sete rebotes, em sua “pior” partida entre as três.
São esses números que justificam a presença do atual MVP do NBB CAIXA na Seleção da Semana #1. Se mantiver as boas médias das últimas temporadas, podem ter certeza que esta não será a primeira vez que o camisa 11 do Flamengo aparecerá por aqui.
5 – JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola
E o prêmio de Dono da Bola da primeira semana ficou com JP Batista. Um dos reforços do Mogi para a nova temporada, o pivô ex-Flamengo dominou as áreas pintadas com propriedade e liderou o bom início de campeonato do Mogi, que venceu duas das três primeiras partidas que fez.
Foram expressivos 20,7 pontos, 9,0 rebotes, 1,7 assistências e 26,7 de eficiência em média para o experiente jogador nos duelos contra Paulistano, Pinheiros e Basquete Cearense. Contra os nordestinos, inclusive, ele registrou um sonoro duplo-duplo de 24 pontos e 14 rebotes, que lhe rendeu incríveis 30 de eficiência.
Monstruoso na partida, confira alguns lances do pivô @JPBatista13 na partida de hoje!
💥 24 pts
💥 14 rebotes
💥 30 de eficiência#NBBnoFacebook pic.twitter.com/1tjJKOEBUZ— NBB CAIXA (@NBB) October 21, 2018
Diante das mudanças no elenco do Mogi, JP Batista ficou com uma função de criar e ser uma grande referência no ataque do time. Ele correspondeu. Portanto, não há dúvidas de que o pivô será um dos grandes nomes do time no campeonato. Aliás, a corrida pelo troféu de MVP do NBB CAIXA 2018/2019 já começou, e ele largou na frente.
Sexto Homem – Douglas Santos (Corinthians)
Quem vê a lista de atletas do Corinthians no NBB CAIXA naturalmente volta seus olhares para os nomes de Ricardo Fischer, Kyle Fuller, Gustavinho, Teichmann e Cia. No entanto, a equipe teve um destaque um tanto quanto inusitado na primeira semana do campeonato brasileiro: o jovem Douglas Santos, de 20 anos.
Com 2,02m de altura, o ala/pivô veio do banco nas duas partidas do Timão, contra Sesi Franca e Paulistano/Corpore, e correspondeu com atuações importantes: oito pontos e sete rebotes contra os francanos e 13 pontos e seis rebotes contra o CAP.
#NBBnoFoxSports
Teichmann com um lindo passe para Douglas! 👀🏀 pic.twitter.com/I9IGewmUNb— NBB CAIXA (@NBB) October 20, 2018
Bastante esguio e explosivo, Douglas colaborou bastante não só no ataque, mas principalmente na defesa. É claro que ele ainda tem muito a melhorar, mas mostrou total capacidade de evoluir ainda mais e se tornar uma peça constante na rotação do técnico Bruno Savignani no NBB CAIXA.
Confira a Seleção da Semana #1:
Bennett (EC Pinheiros)
Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)
Isaac (EC Pinheiros)
Marquinhos (Flamengo)
JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola
6º Homem: Douglas Santos (Corinthians)