#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #13

29-01-2018 | 03:31
Por Liga Nacional de Basquete

Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA 17/18 na última semana; "monstro" Leozão volta a aparecer e flamenguistas dividem prêmio de 6º Homem

Nem todas as equipes entraram em quadra e apenas oito jogos agitaram a última semana do NBB CAIXA 2017/2018. Mas isso não quer dizer que o maior campeonato de basquete não teve grandes destaques individuais entre os dias 22 e 27/01.

Então, a Seleção da Semana traz os principais nomes da competição neste período. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

1 – Vithinho Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor)

Duplo-duplo de 15 pontos e 11 assistências na vitória sobre o Botafogo

O jovem armador mogiano viveu a melhor atuação de sua carreira no triunfo mogiano sobre o Botafogo, por 84 a 70. Com 15 pontos e 11 assistências, Vitinho não só anotou seu primeiro duplo-duplo no NBB CAIXA como também cravou seus recordes pessoais nos dois fundamentos.

Por conta das ausências de Jimmy e Tyrone, ambos suspensos, o camisa 9 foi titular ao lado de Larry, Shamell, Zé Carlos e Caio Torres e teve grande participação no ótimo primeiro quarto do Mogi, vencido por 29 a 10. No entanto, seu “auge” na partida foi no terceiro período, em que marcou sete pontos (2/2 nas bolas de 3) e ainda distribuiu quatro assistências.

2 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)

Duplo-duplo de 15 pontos e 11 assistências na vitória contra Campo Mourão

Olha o Brabo aqui de novo. Pela segunda semana seguida na Seleçao do NBB CAIXA, Alex Garcia garantiu seu lugar com seu primeiro duplo-duplo na temporada. Depois de dois “quase triplos-duplos” na semana passada, o capitão bauruense somou 15 pontos e 11 assistências no triunfo sobre Campo Mourão, por 97 a 59.

Vivendo sua melhor temporada nas assistências, Alex distribuiu cinco logo no primeiro quarto. Só que seu brilho veio mesmo na parcial seguinte. Com apenas um arremesso errado, Alex marcou 13 pontos (3/4 nas bolas de 3 e 2/2 nas bolas de 2) e foi fundamental para Bauru chegar ao intervalo na frente.

3 – Arthur (Universo/Vitória)

Fez 21 pontos (4/6 nas bolas de 3) no triunfo sobre a Liga Sorocabana

O experiente ala do Vitória teve sua melhor atuação na temporada e, por isso, ganhou um lugar na Seleção da Semana. Com ótimo aproveitamento nas bolas de 3, Arthur liderou o triunfo sobre a Liga Sorocabana e, com 21 pontos marcados, estabeleceu a terceira maior marca da semana.

Para construir sua pontuação, o camisa 4 do Vitória teve quatro acertos em seis tentativas da linha de três pontos (67%) e apenas um lance livre desperdiçado em oito tentados (88%). No primeiro tempo, em que os baianos construíram grande vantagem no placar, Arthur teve boa participação e marcou 11 pontos, com apenas um arremesso errado.

4 – Nesbitt (Paulistano/Corpore)

Registrou 15 pontos, seis rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas na vitória sobre Franca

Última contratação do Paulistano para a temporada, Nesbitt chegou ao Brasil sem muitos holofotes, mas rapidamente mostrou qualidade e se firmou como titular do time do técnico Gustavo De Conti, com direito a grandes atuações. A última delas, na importante vitória sobre Franca, rendeu ao jogador nascido nas Bahamas um lugar na Seleção da Semana.

No duelo direto pela vice-liderança, “Nesbittão” teve um grande aproveitamento ofensivo e deixou a quadra com 17 pontos – 3/5 nas bolas de 3, 2/4 nos arremessos de 2 e 4/6 nos lances livres. Além disso, o camisa 25 ainda somou seis rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas para totalizar 23 de eficiência (maior marca do jogo).

Uhhhhhhh 😱😱😱

Uma publicação compartilhada por Paulistano Basquete (@paulistano.basquete) em

5 – Leozão (Solar Cearense) – Dono da Bola

Registrou 29 pontos (13/14 nos arremessos de quadra) e 13 rebotes na vitória sobre Liga Sorocabana

Ele voltou e, mais uma vez com uma atuação monstruosa, garantiu o prêmio de Dono da Bola pela segunda vez na temporada. Também eleito o melhor jogador da Semana #6, Leozão tornou a “assombrar” o NBB CAIXA com incríveis 29 pontos e 13 rebotes na vitória sobre a Liga Sorocabana, por 83 a 64.

Com 13/14 nos arremessos de quadra e 3/6 nos lances livres, o pivô do Basquete Cearense totalizou 42 de eficiência e agora detém as duas atuações mais eficientes da temporada. A outra foi na Semana #6, quando teve 32 pontos e 16 rebotes no triunfo sobre Joinville para somar notórios 46 pontos de eficiência, quarta maior marca da história da competição.

6º homem – Pecos e Rhett (Flamengo)

O Flamengo deu mais uma prova de que tem um elenco fortíssimo. Na vitória no “Clássico dos Milhões” contra o Vasco, por 89 a 75, o time rubro-negro contou com dois reservas como seus principais cestinhas e, por isso, o prêmio de Sexto Homem desta semana será dividido entre os companheiros Arthur Pecos e MJ Rhett.

Com 15 pontos cada – Pecos ainda deu cinco assistências, enquanto que Rhett pegou cinco rebotes –, os suplentes ainda foram os jogadores mais eficientes da equipe. O norte-americano naturalizdo dominicano teve grande desempenho no segundo quarto, em que marcou dez pontos.

Já o camisa 23 havia entrado bem no primeiro tempo, mas foi no segundo tempo que se “consagrou”. Mesmo com Cubillán fazendo boa partida, Pecos saiu do banco no final do terceiro quarto e, com direito a lindas jogadas individuais, ficou em quadra até o final da partida, com papel decisivo para o oitavo triunfo seguido do Flamengo. Veja bela assistência de Pecos para JP Batista no vídeo abaixo.

Menções honrosas:

Elinho (Paulistano/Corpore) – Teve 15 pontos e seis assistências contra Franca
André Goés (Universo/Vitória) – Teve nove pontos e 12 assistências contra LSB
Douglas (Botafogo) – Teve 26 pontos e 11 rebotes contra Mogi
Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket) – Teve 23 pontos (10/13 nos arremessos de quadra) e cinco rebotes contra Campo Mourão
Murilo (Universo/Vitória) – Teve 17 pontos e cinco rebotes contra LSB
Maique (Universo/Vitória) – Teve um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes contra LSB