#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana

01-03-2016 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco pré-selecionados para o Jogo das Estrelas e três jovens promessas, Time dos Sonhos da última semana do NBB 2015/2016 são definidos; clique aqui e saiba quem são

Larry, Neto, Giovannoni e Caio Torres (NBB Brasil) e Holloway (NBB Mundo) estão pré-selecionados para o Jogo das Estrelas e figuram nesta edição da Seleção da Semana (Arte/ON)

Larry, Neto, Giovannoni e Caio Torres (NBB Brasil) e Holloway (NBB Mundo) estão pré-selecionados para o Jogo das Estrelas e figuram nesta edição da Seleção da Semana (Arte/ON)

Os destaques da última semana da temporada 2015/2016 do NBB foram definidos. Nesta edição da Seleção da Semana foram levados em consideração apenas os atletas que entraram em quadra no período entre os dias 21 e 27 de março.

Entre os 12 estão cinco atletas pré-selecionados para o Jogo das Estrelas: Larry (Mogi das Cruzes/Helbor), Neto (Liga Sorocabana), Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) e Caio Torres (Paulistano/Corpore) pelo NBB Brasil, e Desmond Holloway (EC Pinheiros) pelo NBB Mundo.

E “o cara” do Time dos Sonhos foi Larry Taylor, do Mogi que com grandes atuações contra Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru, foi eleito o Dono da Bola da semana.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os integrantes da Seleção da Semana:

1º Time –

1 – Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola

Foi uma semana digna de Dono da Bola para Larry Taylor. Um dos grandes responsáveis pelo grande momento que vive o Mogi das Cruzes/Helbor, o armador de 35 anos teve atuações expressivas nas vitórias diante do Franca Basquete e no clássico contra o Paschoalotto/Bauru e por isso foi reconhecido como principal destaque da semana.

Contra os francanos, o “Alienígena” fez uma partida de outro mundo e não errou um arremesso sequer. Perfeito, o camisa 4 registrou 16 pontos em 16 tentados (100% de aproveitamento) e ainda pegou dois rebotes, deu duas assistências, roubou quatro bolas e deixou a quadra como atleta mais eficiente de sua equipe, com 22 de valorização.

Já no clássico contra o Bauru, equipe no qual atuou nas últimas sete temporadas, Larry não foi cestinha, nem líder em assistências e nem reboteiro, mas tornou a ser o jogador mais eficiente do time. Nos 22 minutos em que ficou em quadra, o norte-americano naturalizado brasileiro, pré-selecionado para o Jogo das Estrelas, marcou dez pontos, pegou sete rebotes, deu seis assistências e fechou o confronto com 21 de valorização.

2 – Dedé (Rio Claro Basquete)

Na última semana, o Rio Claro Basquete conquistou duas importantes vitórias consecutivas no Nordeste e deu um passo importante na tabela de classificação. Mesmo vindo do banco de reservas, o ala/armador cravou seu lugar entre os “titulares” do Time dos Sonhos ao garantir participações efetivas contra Solar Cearense e Universo/Vitórias.

Na primeira partida, o Leão do interior paulista surpreendeu e levou a melhor sobre os cearenses em pleno Paulo Sarasate, pelo placar de 67 a 64, com 14 pontos de Dedé, que saiu do banco e deu mais volume ao ataque rio-clarense.

Já no compromisso seguinte, contra o Vitória, os comandados do técnico Dedé Barbosa também triunfaram, desta vez por 79 a 67, e o camisa 8 voltou a registrar 14 pontos, além de mais cinco rebotes, duas assistências e dois roubos de bola.

3 – Holloway (EC Pinheiros)

Um dos maiores destaques do EC Pinheiros da temporada 2015/2016 do NBB, Desmond Holloway, um dos pré-selecionados para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas, disputou apenas uma partida na semana, mas conseguiu números tão expressivos que ganhou um lugar no primeiro time da Seleção da Semana.

Na histórica vitória de duas prorrogações do clube pinheirense sobre o Macaé Basquete, por 92 a 87, o norte-americano registrou incríveis 27 pontos e 14 rebotes e foi um dos grandes responsáveis pelo emocionante e árduo triunfo pinheirense. Os 14 rebotes representaram o recorde pessoal do jogador no fundamento na história do NBB.

4 – Léo Demétrio (Decisão Engenharia/Minas)

O Decisão Engenharia/Minas perdeu os dois duelos que fez na última semana, para Paulistano/Corpore (82 a 76) e Liga Sorocabana, ambos em casa. No entanto, a equipe teve nas duas partidas um destaque em especial: o jovem ala/pivô Léo Demétrio, de 21 anos.

Contra o alvirrubro da capital paulista, o jogador chamou a responsabilidade e foi “o cara” do time mineiro ao registrar 22 pontos, sua maior marca na atual temporada, além de oito rebotes e 22 de eficiência.

Já no duelo frente à Liga Sorocabana, Léo Demétrio foi bastante voluntarioso e deixou a quadra como atleta mais eficiente da equipe, com 17 tentos de valorização. Em pouco mais de 26 minutos em quadra,  o garoto registrou 12 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

5 – Mathias (Franca Basquete)

A semana foi marcante para Thiago Mathias. Nas partidas do Franca Basquete contra São José Basketball e Mogi das Cruzes/Helbor, o jogador teve atuações expressivas e por isso cravou um lugar na Seleção da Semana do NBB 2015/2016 pela segunda vez consecutiva.

No Ginásio Lineu de Moura, o pivô deitou e rolou no garrafão joseense e registrou expressivos 20 pontos em 22 tentados (sua maior marca na temporada) e apanhou incríveis 17 rebotes – seu recorde pessoal na história do NBB e também desta edição da competição.

De quebra, Mathias totalizou 37 de eficiência e igualou o recorde do fundamento desta temporada, que também pertence a Ricardo Fischer, do Paschoalotto/Bauru, e Guilherme Giovannoni, do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.

Já no confronto seguinte, contra o Mogi, o gaúcho de Pelotas (RS) não se destacou na pontuação, mas tornou a dominar os rebotes e deixou a quadra com 13 sobras, além de seis pontos e 16 de eficiência. Que semana!

6º Homem – Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor)

Esta pode ter sido a maior surpresa da última semana. E que surpresa boa. Nas duas partidas do Mogi, o garoto Vithor Lersch, sempre vindo do banco de reservas, apareceu e fez a diferença nas vitórias sobre Franca Basquete e no clássico contra o Paschoalotto/Bauru.

Primeiro, contra os francanos, o camisa 9 foi “o cara” do time. Mesmo com sua média de nove minutos por partida, o jovem armador entrou em cena, ficou 29 minutos em quadra e teve a melhor atuação de sua carreira ao ficar próximo de um triplo-duplo – dez pontos, oito assistências, sete rebotes e 20 de eficiência, “carreer-high” no NBB em todos os fundamentos citados.

E por falar em “carreer-high”, o de pontos foi batido logo na sequência, no clássico contra o Bauru. Em 17 minutos em ação, o atleta de apenas 20 anos foi fundamental na virada mogiana no fim e totalizou 13 pontos (seu recorde no NBB) em 14 tentados (92,9% de aproveitamento), além de três assistências e 15 de eficiência.

Confira os integrantes dos dois times desta edição da Seleção da Semana do NBB:

1º Time –

1 – Larry (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola
2 – Dedé (Rio Claro Basquete)
3 – Holloway (EC Pinheiros)
4 – Léo Demétrio (Decisão Enganharia/Minas)
5 – Mathias (Franca Basquete)

6º Homem – Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor)

2º Time –

1 – Tatu (Rio Claro Basquete)
2 – Neto (Liga Sorocabana)
3 – Toledo (Solar Cearense)
4 – Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
5 – Caio Torres (Paulistano/Corpore)

6º Homem – Humberto (Pinheiros)