#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana

28-11-2016 | 07:31
Por Liga Nacional de Basquete

Jovem promessa, cestinha da temporada e ex-MVP’s: Confira os principais destaques e o Dono da Bola da última semana do NBB CAIXA 16/17

O NBB CAIXA 2016/2017 segue em ritmo acelerado. Com 12 partidas ao longo de cinco dias, a última semana da competição foi pra lá de agitada e não faltaram destaques individuais. Confira os integrantes da Seleção da Semana, o Dono da Bola e as menções honrosas da última semana da competição:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Georginho_PAULISTANO

Em atuação histórica contra o Minas, Georginho quebrou quatro recordes pessoais dentro do NBB CAIXA (Divulgação/Old Coach)

– Georginho (Paulistano/Corpore)

Atleta que abre nossa seleção, Georginho viveu seus melhores momentos na carreira dentro do NBB CAIXA na última semana. Mesmo na derrota contra o Brasília, o armador foi um dos grandes destaques do Paulistano, ao anotar 16 pontos, pegar sete rebotes e distribuir três assistências.

Na última sábado (26/11), o jovem atleta teve a sua melhor atuação na história da competição, diante do Minas Tênis Clube. Extremamente preciso e decisivo, Georginho quebrou na mais nada menos que quatro recordes pessoais no NBB CAIXA, com 25 pontos, nove rebotes, sete assistências e 32 de eficiência registrados.

Em sua primeira temporada com Paulistano, o jovem armador vem tendo mais oportunidades dentro de quadra do que nas edições anteriores, quando atuava pelo Pinheiros, e vem correspondendo as expectativas criadas em seu basquetebol.

– Desmond Holloway (EC Pinheiros)

Dono da Bola da primeira Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017, Holloway não permaneceu no posto de destaque, mas se manteve no quinteto titular das últimas rodadas da competição.

Holloway, do Pinheiros

Contra o Gocil/Bauru Basket, o norte-americano manteve sua sequência acima dos 20 pontos, com 21 anotados, além de seis rebotes e distribuir quatro assistências. No último jogo, diante do Franca Basquete/Magazine Luiza, Holloway alcançou seu recorde ofensivo na temporada, com 31 pontos, além de alcançar seu segundo duplo-duplo na edição, com dez sobras.

Com os números, Holloway segue como cestinha e jogador mais eficiente do NBB CAIXA 2016/2017, com médias de 25,5 pontos e 27,7 de valorização por partida.

– Marcelinho Machado (Flamengo)

Vivendo um início de temporada espetacular, Marcelinho figura pela primeira vez na Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017. MVP da competição nas duas primeiras temporadas, o ala atualmente é o segundo cestinha da edição, com média de 25,3 pontos por partida.

Marcelinho Machado, do Flamengo

Aos 41 anos de idade, Marcelinho faz um início espetacular de NBB CAIXA 2016/2017 e é o cestinha rubro-negro na temporada (Gilvan de Souza/Flamengo)

Na última semana, o Flamengo foi visitar o Campo Mourão Basquete e Marcelinho roubou a cena. Com 25 pontos só no terceiro quarto, o ala saiu de quadra com sua melhor marca nesta temporada, 30 pontos, além de pegar cinco rebotes.

Os bons números de Marcelinho não se limitam apenas à pontuação, o ala tem médias de 5,5 rebotes e 3,2 assistências nas quatro partidas que realizou, peça fundamental da campanha invicta do rubro-negro carioca.

Marquinhos, do Flamengo, e Renan Lenz, do Pinheiros

Com 28 pontos em 38 tentados, Marquinhos é outro rubro-negro que faz um início muito bom de NBB CAIXA (Gilvan de Souza/Flamengo)

– Marquinhos (Flamengo)

O outro personagem rubro-negro na segunda Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017 é Marquinhos. Com atuação dominante contra os mourãoenses, o ala foi um dos destaques da competição nos últimos dias.

No duelo contra o time paranaense, Marquinhos foi praticamente perfeito. O ala converteu sete arremessos de 3 pontos em oito tentativas, e com isso chegou a sua melhor marca de pontos, com 28 anotados, e eficiência na temporada, com 24 de valorização.

MVP do último NBB CAIXA, Marquinhos segue em um ritmo incrível individualmente e coletivamente, já que o Flamengo é um dos dois invictos da temporada (assim como o Universo/Vitória), com quatro vitórias e nenhuma derrota.

– Lucas Mariano (UniCEUB/BRB Card/Brasília) – Dono da Bola

O Dono da Bola desta semana é Lucas Mariano. Também presente no primeiro Seleção da Semana da temporada, o camisa 28 foi ainda melhor nos últimos sete dias e manteve o início mágico de temporada que faz.

Com as ausências de Fab Melo e Daniel Alemão, ainda machucados, Lucas segue no comando do garrafão candango. Contra o Paulistano, na quinta-feira (24/11), o pivô anotou 21 pontos e pegou seis rebotes. Já contra LSB/Uniso, último partida da semana, o jogador foi ainda mais dominante, com 27 pontos anotados, sua melhor marca na temporada, e nove rebotes somados.

Em sua primeira temporada com o Brasília, o pivô vem liderando a equipe candanga em pontos (média de 20,5), rebotes (média de 8,2) e eficiência por partida (média de 21,0) no NBB CAIXA 2016/2017

Lucas Mariano, do Brasília, e Adriano Machado, da LSB

Principal destaque dos últimos dois jogos do Brasília, Lucas Mariano é o Dono da Bola desta semana (Murilo Amadei/LSB)

– Luisinho (LSB/Uniso) – Sexto Homem

Nome de extrema importância na rotação sorocabana, Luisinho é o sexto homem da semana no NBB CAIXA. Extremamente preciso, o ala/armador foi um dos principais destaque da LSB nos últimos dois jogos.

Apesar das derrotas, por 69 a 63 contra o Minas, e 73 a 66 diante do Brasília, Luisinho veio do banco de reservas e produziu ao menos dois dígitos de pontuação nos dois confrontos. Contra os mineiros foram 18 pontos em 22 tentados (81,8% de aproveitamento), enquanto enfrentando os candangos o jogador somou 11 tentos.

Às vésperas de completar 38 anos, Luisinho voltou ao NBB CAIXA nesta temporada, após ficar quatro edições ausente da competição. Na edição 2016/2017, o ala/armador tem médias de 8,0, com 41,2% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos.

Luisinho, da LSB

Vindo sempre do banco de reservas, Luisinho foi o cestinha da LSB contra o Minas, e ainda anotou 11 pontos sobre o Brasília, na última semana da competição (Murilo Amadei/LSB)

Menções honrosas

Com apenas cinco titulares e um sexto homem na Seleção da Semana, não há espaço para incluir alguns dos destaques da última semana do NBB CAIXA. Com isso, Alexey, Bennett e Alexandre Paranhos são as menções honrosas desta seleção, por suas produções de alto nível nos últimos jogos.

Com a ausência de Coelho, por lesão, o Franca vem contando com a incrível produção de Alexey nos últimos jogos. Na semana passada, os francanos foram à quadra uma vez e o jovem armador foi o grande nome do time na derrota para o Pinheiros, com 20 pontos e nove assistências registradas.

Rival de Alexey na última sexta-feira (25/11), Bennett também merece menção pela grande semana que fez. Contra o Bauru, o norte-americano somou 19 pontos e seis assistências, enquanto diante do Franca foram mais 22 tentos, além de seis rebotes e outras sete assistências.

Também em um grande início de NBB CAIXA 2016/2017, Alexandre Paranhos é mais uma das menções honrosas da semana. Nos últimos dois jogos da Liga Sorocabana, o ala/pivô teve médias de 12,0 pontos e 9,5 rebotes.