HOJE
Seleção da Semana
Por Liga Nacional de Basquete
Jovem promessa, cestinha da temporada e ex-MVP’s: Confira os principais destaques e o Dono da Bola da última semana do NBB CAIXA 16/17
O NBB CAIXA 2016/2017 segue em ritmo acelerado. Com 12 partidas ao longo de cinco dias, a última semana da competição foi pra lá de agitada e não faltaram destaques individuais. Confira os integrantes da Seleção da Semana, o Dono da Bola e as menções honrosas da última semana da competição:
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Em atuação histórica contra o Minas, Georginho quebrou quatro recordes pessoais dentro do NBB CAIXA (Divulgação/Old Coach)
– Georginho (Paulistano/Corpore)
Atleta que abre nossa seleção, Georginho viveu seus melhores momentos na carreira dentro do NBB CAIXA na última semana. Mesmo na derrota contra o Brasília, o armador foi um dos grandes destaques do Paulistano, ao anotar 16 pontos, pegar sete rebotes e distribuir três assistências.
Na última sábado (26/11), o jovem atleta teve a sua melhor atuação na história da competição, diante do Minas Tênis Clube. Extremamente preciso e decisivo, Georginho quebrou na mais nada menos que quatro recordes pessoais no NBB CAIXA, com 25 pontos, nove rebotes, sete assistências e 32 de eficiência registrados.
Em sua primeira temporada com Paulistano, o jovem armador vem tendo mais oportunidades dentro de quadra do que nas edições anteriores, quando atuava pelo Pinheiros, e vem correspondendo as expectativas criadas em seu basquetebol.
– Desmond Holloway (EC Pinheiros)
Dono da Bola da primeira Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017, Holloway não permaneceu no posto de destaque, mas se manteve no quinteto titular das últimas rodadas da competição.
Holloway, do Pinheiros
Contra o Gocil/Bauru Basket, o norte-americano manteve sua sequência acima dos 20 pontos, com 21 anotados, além de seis rebotes e distribuir quatro assistências. No último jogo, diante do Franca Basquete/Magazine Luiza, Holloway alcançou seu recorde ofensivo na temporada, com 31 pontos, além de alcançar seu segundo duplo-duplo na edição, com dez sobras.
Com os números, Holloway segue como cestinha e jogador mais eficiente do NBB CAIXA 2016/2017, com médias de 25,5 pontos e 27,7 de valorização por partida.
– Marcelinho Machado (Flamengo)
Vivendo um início de temporada espetacular, Marcelinho figura pela primeira vez na Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017. MVP da competição nas duas primeiras temporadas, o ala atualmente é o segundo cestinha da edição, com média de 25,3 pontos por partida.

Aos 41 anos de idade, Marcelinho faz um início espetacular de NBB CAIXA 2016/2017 e é o cestinha rubro-negro na temporada (Gilvan de Souza/Flamengo)
Na última semana, o Flamengo foi visitar o Campo Mourão Basquete e Marcelinho roubou a cena. Com 25 pontos só no terceiro quarto, o ala saiu de quadra com sua melhor marca nesta temporada, 30 pontos, além de pegar cinco rebotes.
Os bons números de Marcelinho não se limitam apenas à pontuação, o ala tem médias de 5,5 rebotes e 3,2 assistências nas quatro partidas que realizou, peça fundamental da campanha invicta do rubro-negro carioca.

Com 28 pontos em 38 tentados, Marquinhos é outro rubro-negro que faz um início muito bom de NBB CAIXA (Gilvan de Souza/Flamengo)
– Marquinhos (Flamengo)
O outro personagem rubro-negro na segunda Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017 é Marquinhos. Com atuação dominante contra os mourãoenses, o ala foi um dos destaques da competição nos últimos dias.
No duelo contra o time paranaense, Marquinhos foi praticamente perfeito. O ala converteu sete arremessos de 3 pontos em oito tentativas, e com isso chegou a sua melhor marca de pontos, com 28 anotados, e eficiência na temporada, com 24 de valorização.
MVP do último NBB CAIXA, Marquinhos segue em um ritmo incrível individualmente e coletivamente, já que o Flamengo é um dos dois invictos da temporada (assim como o Universo/Vitória), com quatro vitórias e nenhuma derrota.
– Lucas Mariano (UniCEUB/BRB Card/Brasília) – Dono da Bola
O Dono da Bola desta semana é Lucas Mariano. Também presente no primeiro Seleção da Semana da temporada, o camisa 28 foi ainda melhor nos últimos sete dias e manteve o início mágico de temporada que faz.
Com as ausências de Fab Melo e Daniel Alemão, ainda machucados, Lucas segue no comando do garrafão candango. Contra o Paulistano, na quinta-feira (24/11), o pivô anotou 21 pontos e pegou seis rebotes. Já contra LSB/Uniso, último partida da semana, o jogador foi ainda mais dominante, com 27 pontos anotados, sua melhor marca na temporada, e nove rebotes somados.
Em sua primeira temporada com o Brasília, o pivô vem liderando a equipe candanga em pontos (média de 20,5), rebotes (média de 8,2) e eficiência por partida (média de 21,0) no NBB CAIXA 2016/2017

Principal destaque dos últimos dois jogos do Brasília, Lucas Mariano é o Dono da Bola desta semana (Murilo Amadei/LSB)
– Luisinho (LSB/Uniso) – Sexto Homem
Nome de extrema importância na rotação sorocabana, Luisinho é o sexto homem da semana no NBB CAIXA. Extremamente preciso, o ala/armador foi um dos principais destaque da LSB nos últimos dois jogos.
Apesar das derrotas, por 69 a 63 contra o Minas, e 73 a 66 diante do Brasília, Luisinho veio do banco de reservas e produziu ao menos dois dígitos de pontuação nos dois confrontos. Contra os mineiros foram 18 pontos em 22 tentados (81,8% de aproveitamento), enquanto enfrentando os candangos o jogador somou 11 tentos.
Às vésperas de completar 38 anos, Luisinho voltou ao NBB CAIXA nesta temporada, após ficar quatro edições ausente da competição. Na edição 2016/2017, o ala/armador tem médias de 8,0, com 41,2% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos.

Vindo sempre do banco de reservas, Luisinho foi o cestinha da LSB contra o Minas, e ainda anotou 11 pontos sobre o Brasília, na última semana da competição (Murilo Amadei/LSB)
Menções honrosas
Com apenas cinco titulares e um sexto homem na Seleção da Semana, não há espaço para incluir alguns dos destaques da última semana do NBB CAIXA. Com isso, Alexey, Bennett e Alexandre Paranhos são as menções honrosas desta seleção, por suas produções de alto nível nos últimos jogos.
Com a ausência de Coelho, por lesão, o Franca vem contando com a incrível produção de Alexey nos últimos jogos. Na semana passada, os francanos foram à quadra uma vez e o jovem armador foi o grande nome do time na derrota para o Pinheiros, com 20 pontos e nove assistências registradas.
Rival de Alexey na última sexta-feira (25/11), Bennett também merece menção pela grande semana que fez. Contra o Bauru, o norte-americano somou 19 pontos e seis assistências, enquanto diante do Franca foram mais 22 tentos, além de seis rebotes e outras sete assistências.
Também em um grande início de NBB CAIXA 2016/2017, Alexandre Paranhos é mais uma das menções honrosas da semana. Nos últimos dois jogos da Liga Sorocabana, o ala/pivô teve médias de 12,0 pontos e 9,5 rebotes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca