#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana 7

19-01-2016 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Com Deryk, Holloway, Giovannoni, Hettsheimeir e JP Batista no 1º time, Seleção da Semana 7 do NBB 15/16 é definida; confira todos os nomes escolhidos

Time dos Sonhos

Esta é a Seleção da Semana 7 do NBB; Deixe seu comentário nas nossas redes sociais e opine sobre as escolhas! (Arte/OnComunicação)

O segundo turno da temporada 2015/2016 do NBB chegou com tudo e a Seleção da Rodada está de volta. Neste selecionado, foram levados em conta os melhores desempenhos individuais das partidas realizadas entre terça-feira (12/01) e sábado (16/01). Com destaque para o jovem armador Deryk Ramos, do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que além de estar presente no primeiro time, foi eleito o Dono da Bola da Semana 7 do NBB.

Confira os componentes da Seleção da Semana 7:

1º time:

– Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) – Dono da Bola

Não foi à toa que ele foi eleito o Dono da Bola da Semana. Destaque Jovem da temporada passada, Deryk Ramos, de 21 anos, teve atuações pra lá de expressivas nas vitórias do Brasília sobre Banrisul/Caxias do Sul Basquete (90 a 79) e EC Pinheiros (90 a 70), nos quais somou média de 23,5 pontos e 7,0 assistências e 31,5 de eficiência por jogo.

Na primeira, Deryk acertou seis bolas de 3 pontos em oito tentadas e deixou a quadra com 22 pontos. Com mais sete assistências e três roubos de bola, o armador totalizou 28 de eficiência e foi um dos grandes destaques do triunfo equipe da capital federal sobre os gaúchos, ao lado do cestinha Giovannoni, autor de 26 pontos.

Depois, contra o Pinheiros, o garoto deu um verdadeiro show. Essencial para mais um triunfo candango, o camisa 9 converteu incríveis sete bolas de 3 pontos em apenas nove tentativas, quebrou o recorde de bolas de 3 deste NBB e totalizou 25 pontos. De quebra, Deryk ainda pegou sete rebotes, deu sete assistências e encerrou o duelo com 35 de eficiência, segunda maior marca da competição.

– Desmond Holloway (EC Pinheiros)

A semana foi de recorde também para Desmond Holloway, do EC Pinheiros. Na última terça-feira, em Belo Horizonte (MG), o ala norte-americano praticamente fez chover na Arena Minas, registrou 31 pontos (igualando o recorde deste NBB) e liderou o triunfo pinheirense sobre o Decisão Engenharia/Minas, por 83 a 70. O jogador ainda deu cinco assistências, pegou seis rebotes e totalizou 30 tentos de valorização.

No duelo seguinte, contra o Brasília, o camisa 1 do Pinheiros teve boa atuação e marcou 16 pontos e três rebotes, mas não evitou o revés de sua equipe, fora de casa, pelo placar de 90 a 70. Na somatória dos dois duelos, Holloway teve média de 23,5 pontos e por isso ganhou um lugar no “First Team” da Semana 7 do NBB.

– Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)

Muito da grande fase do Brasília se deve ao momento vivido por Guilherme Giovannoni, que mesmo aos 35 anos, parece ser incansável. Ao lado de Deryk, o experiente ala/pivô foi grande destaque das duas vitórias candangas sobre Caxias e Pinheiros e nelas somou médias de 21,5 pontos e 22,5 de eficiência.

Diante dos caxienses, Giovannoni foi monstruoso e fechou o duelo com sonoros 26 pontos (sua segunda maior marca na atual temporada), além de sete rebotes, o que o deixou com eficiência de 32 tentos. Já contra o Pinheiros, o atleta de 2,04m de altura manteve sua regularidade nas boas atuações e encerrou a partida com 17 pontos e quatro rebotes, números que, somados aos acertos e erros durante a partida, o deram 13 de eficiência.

– Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)

Cestinha do Bauru na atual temporada, com média de 15,6 pontos por jogo, Rafael Hettsheimeir ganhou um lugar no primeiro time da Semana 7 do NBB 2015/2016 com as atuações diante de Flamengo e Macaé Basquete, ambos fora de casa, em que somou média de 18,5 pontos.

Na derrota para o Flamengo no Rio de Janeiro, por 85 a 69, o pivô foi talvez o grande destaque bauruense em quadra, com 18 pontos nos 22 minutos em que ficou em quadra. Já no triunfo sobre o Macaé, no Ginásio Juquinha, por 101 a 68, Hettsheimeir manteve sua regularidade e foi o cestinha do duelo, com 19 pontos.

– JP Batista (Flamengo)

Um dos pilares do ótimo momento vivido pelo líder Flamengo na temporada, JP Batista tem começado as últimas partidas no banco de reservas e por isso poderia ser considerado o Sexto Homem desta Seleção. No entanto, seu domínio nas áreas pintadas o colocaram no primeiro time, mesmo diante deste cenário.

Sempre discreto, mas muito eficiente, o pivô de 34 anos está se destacando muito pela solidez em suas atuações. Contra o Bauru, o atleta de 2,06m de altura registrou 11 dos 14 pontos que tentou (78,6% de aproveitamento) e ainda pegou cinco rebotes, o que o deu 14 de eficiência. Já contra o Franca, JP foi dominante, fez 16 dos 21 tentos possíveis (76,2% de aproveitamento) e ainda pegou nove rebotes, números que culminaram em 23 de eficiência.

6º Homem – Paulinho Boracini (Paschoalotto/Bauru)

E o “reserva de luxo” da Semana 7 do NBB 2015/2016 foi o Paulinho Boracini, do Bauru. No revés para o Flamengo, o armador saiu do banco de reservas e foi autor de dez pontos. Já em Macaé, o armador de 31 anos converteu cinco bolas de 3 pontos em cinco tentadas e fez sua terceira partida com 100% de aproveitamento nos arremessos longos neste NBB. As outras duas foram contra Franca (4/4) e Brasília (4/4), ambas partidas em que não errou nenhum outro arremesso sequer.

2º time:

– Kojo (Universo/Vitória)

O Universo/Vitória jogou apenas uma partida nesta semana, e foi derrotado de maneira dramática pelo São José Basketball na prorrogação, fora de casa, no Ginásio Lineu de Moura, pelo placar de 87 a 81. E se este duelo fosse vencido rubro-negro baiano, o herói seria Kojo Mensah.

O armador norte-americano de origem ganesa fez de tudo em quadra e por pouco não deu o triunfo ao Vitória. Com 22 pontos em 31 tentados (73,3% de aproveitamento), sete rebotes e quatro assistências, o camisa 7 da equipe do técnico Régis Marrelli ainda roubou uma bola e totalizou 25 de eficiência, desempenho que o garantiu um lugar no segundo time da Seleção da Semana 7.

– Pedro (São José Basketball)

Kojo só não foi o herói no Lineu de Moura pois outro jogador roubou a cena e deu a vitória ao time da casa: Pedro. Vivendo a melhor temporada de sua carreira, o camisa 12 do São José teve atuação discreta nos três primeiros quartos, mas “chamou a responsa” no período final e marcou incríveis 21 pontos só entre a quarta parcial e a prorrogação. No total, o atleta somou 26 pontos e foi o cestinha do emocionante duelo.

Depois, contra o Solar Cearense, o São José saiu do “caldeirão” derrotado, por 90 a 81, mas Pedro manteve o bom momento e novamente foi “o cara” da Águia do Vale. Com 23 pontos, o ala/armador de 28 anos totalizou 21 de eficiência e completou seu sexto jogo com 20 pontos ou mais pontos na temporada.

– Lucas Dias (EC Pinheiros)

Um dos maiores prospectos do basquete brasileiro na atualidade, Lucas Dias viveu ótima semana e deu continuidade ao seu ótimo momento na temporada. Na vitória pinheirense sobre o Minas, o jovem ala teve grande participação ao anotar 12 pontos, oito rebotes e finalizar o confronto com 16 de eficiência.

Já na segunda partida, diante do Brasília, o garoto teve desempenho expressivo diante do atual campeão sul-americano e foi o cestinha do Pinheiros no duelo, com 17 pontos, incluindo um ótimo aproveitamento nas bolas de 3 (2/3 – 66,7%) e 2 pontos (5/8 – 62,5%).

– Marcus Toledo (Solar Cearense)

No único que jogo que fez na semana, ele resolveu. Diante do São José Basketball, em pleno Lineu de Moura, o ala/pivô campeão pan-americano com a Seleção Brasileira anotou 13 pontos no último quarto, totalizou 20 ao final do duelo e foi “o cara” do triunfo do Solar Cearense sobre os joseenses, pelo placar de 90 a 81. Com mais nove rebotes e três roubos de bola, Toledo deixou a quadra com 24 de eficiência e como maior destaque da vitória.

– Mathias (Franca Basquete)

Uma das novidades do Franca para esta temporada, o pivô Mathias vive a melhor fase de sua carreira. Depois de um longo tempo se recuperando de lesão, o jogador retornou às quadras no primeiro jogo de 2016 e desde então vem mantendo uma ótima regularidade.

Na vitória francana sobre o Macaé, Mathias beirou o duplo-duplo ao marcar 12 pontos e nove e ainda saiu de quadra com 20 de eficiência na conta. Já no revés para o Flamengo, o pivô novamente ficou próximo dos dois dígitos em dois fundamentos ao registrar 16 pontos e nove sobras novamente, desta vez com 22 de eficiência ao final do confronto.

Essas atuações só firmaram Mathias no posto de atleta mais eficiente da atual temporada do NBB, agora com média de 21,3 por partida. Além disso, o atleta do Franca é líder em tocos desta edição, com média de 1,8 por duelo. Está em boa fase ou não?

6º Homem – Schneider (Franca Basquete)

Dono de um grande poder ofensivo, Schneider vem sendo um dos principais destaques do Franca Basquete na atual temporada do NBB. Diante de Macaé e Franca, o ala não decepcionou e acumulou duas grandes atuações saindo do banco de reservas e por isso foi eleito o Sexto Homem do segundo time da Semana 7 do NBB.

Primeiro, contra os macaenses, Schneider ficou em quadra com 28 minutos e anotou 14 pontos, além de ter apanhado dois rebotes e dado quatro assistências. Depois, frente ao atual tricampeão Flamengo, o atleta estava inspirado e foi o cestinha da partida, com expressivos 25 pontos. Mediante ao seu bom aproveitamento nas finalizações, o camisa 3 do Franca terminou o duelo como atleta mais eficiente da quadra, com 25 de valorização, mesma marca de JP Batista, da equipe rubro-negra.

Confira os dois “Times dos Sonhos” da Semana 7 do NBB:

1º time:

Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Desmond Holloway (EC Pinheiros)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Rafael Hettshemeir (Paschoalotto/Bauru)
JP Batista (Flamengo)

6º homem – Paulinho Boracini (Paschoalotto/Bauru)

2º time:

Kojo Mensah (Universo/Vitória)
Pedro (São José Basketball)
Lucas Dias (EC Pinheiros)
Marcus Toledo (Solar Cearense)
Mathias (Franca Basquete)

6º homem – Schneider (Franca Basquete)