HOJE
Seleção da Semana #8
Por Liga Nacional de Basquete
Com recordistas e estreantes, destaques da 8ª semana do NBB CAIXA são definidos; veja quem são
Grandes partidas e atuações incríveis marcaram a oitava semana de jogos da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA. Agora, chegou a hora de conhecermos os maiores destaques desta leva de jogos.
Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
#1 – Farad Cobb (Basquete Cearense)
Um dos reforços do Basquete Cearense para a atual temporada, o armador norte-americano Farad Cobb aparece pela segunda vez na Seleção da Semana – foi o Sexto Homem da Semana #5 – por conta de suas grandes atuações nas vitórias do Carcará sobre Brasília e Vasco.
Sua principal performance veio no duelo contra o Brasília, em que ele registrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA, com 27 (5/7 nas bolas de 3 pontos) e liderou o triunfo cearense, por 76 a 63. Além da pontuação, o jogador ainda pegou oito rebotes, deu quatro assistências e totalizou 34 de eficiência – também recorde.
Já no triunfo sobre Vasco da Gama, por 66 a 60, Cobb manteve o bom nível de suas atuações e marcou 16 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências, o que garantiu sua presença (merecida) na Seleção da Semana.
#2 – Pedro (São José Basketball)
Pedro está na Seleção da Semana pela primeira vez na atual temporada do NBB CAIXA e conseguiu o posto graças aos grandes jogos que fez nas vitórias do São José Basketball nos confrontos diretos contra Corinthians e Joinville.
Com 16 pontos (5/7 nos arremessos de quadra), o ala de 31 anos foi um dos grandes nomes do triunfo sobre o Timão em pleno Ginásio Wlamir Marques, por 82 a 74. Já no emocionante êxito sobre o Joinville, em casa, por 102 a 100, foram 23 pontos (7/12 nos arremessos de quadra) e o posto de cestinha da partida para ele.

Pedro teve médias de 19,5 pontos nos dois últimos jogos e ganhou seu lugar na Seleção da Semana pela 1ª vez na temporada (Arthur Marega Filho/São José Basketball)
Com 13,0 pontos de média, Pedro é o segundo cestinha do São José neste NBB CAIXA e vem usando todo seu talento para ser um dos grandes destaques da temporada de retorno do time joseense à elite do basquete brasileiro.
#3 – Marquinhos (Flamengo) – Dono da Bola
O Flamengo jogou apenas uma partida na Semana #8, mas a atuação de Marquinhos foi tão expressiva que garantiu a ele o posto de Dono da Bola. No clássico contra o Botafogo, o atual MVP do NBB CAIXA marcou 35 pontos (10/12 nos arremessos de quadra), além de dois rebotes e duas assistências, o que garantiu a ele 34 de eficiência. Tudo isso em apenas 24 minutos.
Com a marca, Marquinhos bateu seu recorde pessoal de pontos na temporada – atrás apenas dos 37 pontos de Sam Daniel (Minas) e Jefferson (Bauru) – e registrou também a maior marca de um atleta do Flamengo no campeonato.
Vale ressaltar que o Flamengo é um dos times que mais trabalha coletivamente no ataque e por isso não tem sido muito comuns atuações “fora da curva” como essa, pois na maioria das oportunidades todos da equipe produzem de maneira equivalente.
Essa é a segunda vez que Marquinhos aparece na Seleção da Semana deste NBB CAIXA – a outra foi na Semana #1. Com média de 15,2 pontos por partida, o jogador é o cestinha do Flamengo no NBB CAIXA e certamente estará entre os postulantes ao troféu de MVP mais uma vez lá no fim da temporada.
#4 – Jefferson William (Sendi/Bauru Basket)
Jefferson William também está de volta à Seleção da Semana do NBB CAIXA depois de quase um mês – apareceu na Semana #2. Seu retorno ao grupo de destaques se deveu à atuação de gala na vitória do Sendi/Bauru sobre o Paulistano/Corpore.
Depois de longo tempo se recuperando de lesão, Jefferson voltou à ativa registrando nada menos que 26 pontos, com direito a 6/8 nas bolas de 3 pontos. Além da pontuação, ele ainda pegou sete rebotes e totalizou 29 de eficiência.
Jefferson, de 35 anos, é um dos grandes destaques do elenco do Bauru, que busca uma reabilitação depois de tanto sofrer com desfalques. Com médias de 16,4 pontos, 6,5 rebotes e 16,5 de eficiência por partida, ele certamente pode ser um dos líderes dessa nova fase do Dragão na temporada.
#5 – JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor)
JP Batista na Seleção da Semana do NBB CAIXA? Conta outra novidade… Pois é, essa é a quarta vez que o pivô do Mogi das Cruzes/Helbor aparece entre os destaques individuais do campeonato, e novamente de maneira indiscutível.
Diante do Joinville, o renomado jogador registrou 23 pontos (10/16 nas bolas de 2) e seis rebotes. Já contra o Corinthians, foram expressivos 27 pontos (9/17 nas bolas de 2) e 13 rebotes, com 31 de eficiência.
Aos 37 anos, JP Batista é o segundo maior cestinha (19,3 ppj), o terceiro em rebotes (8,1 rpj) e o líder em eficiência (23,2 epj) da atual temporada do NBB CAIXA. Suas médias falam por si só, mas quem o vê em ação fica maravilhado com a classe de seu jogo, algo que só ele tem nas quadras brasileiras.
Sexto Homem: Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
O último nome da Seleção da Semana #8 é o garoto Felipe Ruivo, do Pinheiros. Sempre vindo do banco, o armador de 20 anos foi recentemente campeão e MVP da Final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2018 e voltou com tudo ao NBB CAIXA depois da conquista.
Na vitória pinheirense sobre o líder Sesi Franca, o jovem jogador saiu do banco e registrou 13 pontos, sete assistências e quatro rebotes, números que fizeram dele o atleta mais eficiente da equipe no duelo, com 20 de valorização.
Apesar de jovem, Ruivo vem demonstrando uma maturidade incrível na equipe adulta, o que certamente é um fator primordial para a confiança que o técnico César Guidetti tem em seu basquete.
Sempre vindo do banco, o garoto joga em média 21,3 minutos por partida e é o líder em assistências da equipe no NBB CAIXA, com 3,4 servidas por jogo, além de marcar 7,4 pontos por partida. Ele, sem dúvidas, é um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro e tem tudo para estourar ainda mais na atual temporada do maior campeonato do país.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
