HOJE
Seleção da Semana
Por Liga Nacional de Basquete
Atuações brilhantes e decisivas, "Mr. Duplo-Duplo" e mais: confira os escolhidos para a Seleção da última semana do NBB CAIXA 2016/2017
Mais uma Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017 foi formada. Com 13 jogos entre os dias 31/01 e 04/02, os seis principais destaques dos últimos sete dias dentro do maior campeonato de basquete do país foram escolhidos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
1 – Kenny Dawkins (Universo/Vitória) – Dono da bola
O baixinho do Vitória está impossível. Na última semana, Dawkins foi para lá de decisivo para os dois triunfos de sua equipe – contra Brasília e Minas, ambos fora de casa – e não só foi escolhido para o quinteto ideal como ainda ficou com o posto de Dono da Bola.
Diante dos candangos, Kenny teve uma atuação de gala. Com 24 pontos, e ainda somou seis rebotes, cinco assistências e quatro rebotes. Mais do que isso, o norte-americano marcou oito pontos na reta final da partida e foi o “cara” do triunfo de sua equipe sobre os líderes do campeonato.
Na partida seguinte, Dawkins voltou a brilhar. Em meio à grande pressão do Minas no último período, o camisa 14 chamou a responsabilidade novamente e marcou 12 e seus 19 pontos nos dez minutos finais. O jogador ainda distribuiu sete assistências e acumulou quatro roubos de bola (25 de eficiência).
Um dos grandes destaques da temporada, o armador do Vitória aparece entre os dez melhores em pontos e assistências. Na relação dos cestinhas, Dawkins é o nono colocado, com média de 16,8 pontos. Já entre os “garçons”, o jogador é o terceiro melhor, com 5,5 passes decisivos por partida.
2 – Corderro Bennett (EC Pinheiros)
A semana de Corderro Bennett foi de fortes emoções e grandes atuações. Na incrível virada do Pinheiros sobre o Macaé, o camisa 3 marcou nove pontos nos três minutos finais da partida e foi determinante para que sua equipe tirasse uma vantagem de 13 pontos e vencesse o jogo de maneira espetacular. No final das contas, Bennett deixou a quadra com 19 pontos e seis assistências.
Já diante do Flamengo, o norte-americano teve grande desempenho. Com direito a lindas jogadas individuais, Bennett foi um dos cestinhas da partida, com 21 pontos (10/12 nas bolas de dois pontos), e ainda registrou cinco rebotes e cinco assistências. No entanto, o “gringo” teve a chance de dar a vitória ao Pinheiros, mas errou dois lances livres a seis segundos do fim, o jogo foi para a prorrogação e os rubro-negros venceram.
3 – Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)
Maior cestinha da história do NBB CAIXA, Shamell segue atuando em altíssimo nível e foi o único jogador da última Seleção da Semana a voltar aparecer no quinteto ideal desta vez. Na vitória sobre o Caxias, o camisa 24 foi “discreto” e deixou a quadra com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências na conta.
Já no triunfo sobre o Vasco, Shamell “matou”. Com incríveis seis bolas de três convertidas em oito tentativas (75% de aproveitamento), o jogador foi o cestinha da partida, com 26 pontos, e comandou a importante vitória que levou sua equipe para a terceira posição.
4 – Olivinha (Flamengo)
O Mr. Duplo-Duplo está demais. Mesmo com o Flamengo jogando apenas um jogo na semana, Olivinha garantiu seu lugar na Seleção da Semana com louvor. Isso porquê o ala/pivô registrou 21 pontos e 14 rebotes na vitória sobre o Pinheiros e registrou seu 11º duplo-duplo na temporada, o 104º na história do NBB CAIXA.
Mais do que anotar mais um duplo-duplo, Olivinha foi determinante para a vitória que manteve o Flamengo na vice-liderança. Após um primeiro tempo discreto, o camisa 16 marcou 19 de seus 21 pontos após o intervalo e brilhou na partida realizada na capital paulista.
5 – Jefferson (Gocil/Bauru Basket)
Jefferson está em grande fase. O jogador foi o único a pontuar na casa dos 20 pontos em duas partidas na última semana e por isso assegurou um lugar na Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017 pela primeira vez na temporada.
Na apertada vitória sobre o Paulistano/Corpore, o jogador teve ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra – seis acertos em 11 tentativas – e marcou 21 pontos, além de apanhar nove rebotes. Já no tranquilo triunfo sobre a Liga Sorocabana, Jefferson foi ainda melhor e anotou 25 pontos, sua melhor marca na temporada.
6º Homem – Alexey (Franca Basquete)
O jovem armador Alexey segue “tumultuando” nas quadras do NBB CAIXA. Sempre vindo do banco para substituir ou até mesmo atuar lado a lado de Henrique Coelho, o jogador de apenas 21 anos vem mostrando um basquetebol de gente grande.
Quinto colocado no ranking de assistências, com média de 5,2 por jogo, Alexey foi praticamente perfeito diante da Liga Sorocabana e marcou 12 pontos e ainda distribuiu sete assistências, em pouco mais de 20 minutos em quadra. No duelo seguinte, contra o Paulistano, o garoto foi mais discreto e anotou nove pontos, mas ainda assim foi personagem importante para segunda vitória do Franca na semana.