#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #9

17-12-2018 | 08:01
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção da 9ª semana do NBB CAIXA tem 5 estreantes e velho conhecido como Dono da Bola; veja quem são

A última semana de jogos do NBB CAIXA em 2018 teve dez partidas realizadas e muita emoção. Agora, chegou a hora de saber quem foram os grandes destaques desses jogos tão decisivos para a definição do grupo que vai à Copa Super 8.

Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

#1 – Luciano Parodi (Corinthians)

Ele “chegou chegando” no NBB CAIXA. Contratado pelo Corinthians há pouco mais de duas semanas, o armador uruguaio Luciano Parodi chamou a atenção em sua estreia contra o Mogi das Cruzes/Helbor e, agora, no último jogo contra o Sendi/Bauru Basket, teve uma atuação digna de Seleção da Semana.

Com um duplo-duplo de 20 pontos e 12 assistências, além de seis rebotes, Parodi liderou a grande vitória alvinegra sobre o Dragão, por 87 a 83. Esses números renderam a ele expressivos 31 de eficiência. Nada mal para quem faz só o segundo jogo no NBB CAIXA…

Aos 24 anos, Parodi carrega em seu currículo um bicampeonato da liga uruguaia (2015/2016 e 2016/2017), sendo que na última delas foi eleito o MVP da temporada. Em seguida, foi para o Bahia Basket (ARG) e depois para a Europa, onde teve rápidas passagens Hapoel Be’er Sheva (ISR) e Dínamo Sassari (ITA), este seu último clube.

#2 – Nezinho (Universo/CAIXA/Brasília) – Dono da Bola

E o Dono da Bola da nona semana de jogos do NBB CAIXA é Nezinho. O experiente armador do Brasília teve uma sequência incrível de atuações e foi eleito o grande destaque da semana ao somar médias de 12,0 pontos e 13,0 assistências nos duelos contra Life Fitness/Minas, São José Basketball e Paulistano/Corpore.

No início da semana, na grande vitória candanga sobre o Minas, por 88 a 77, Nezinho registrou o recorde de assistências da temporada, com 17 – recorde da carreira e quarta maior marca da história do NBB CAIXA –, além de oito pontos.

 

View this post on Instagram

 

É experiência que fala, né?! . Nezinho brilhou na vitória do @bsbbkt! Se liga nos números absurdos do craque. 🔥🔥

A post shared by NBB CAIXA (@nbb) on

Já na derrota para o São José, anotou um duplo-duplo de 13 pontos e dez servidas. E por fim, na apertada derrota para o atual campeão Paulistano, foram 15 pontos e 12 assistências.

Tricampeão do NBB CAIXA pelo Brasília, Nezinho finalizou 2018 da melhor maneira possível. O armador teve, aos 37 anos, uma das melhores sequências de atuações em sua trajetória no NBB CAIXA e mostrou que 2019 pode ser ainda mais promissor para ele e para o Brasília.

#3 – Pedro (São José Basketball)

Parece que o Pedro gostou da Seleção da Semana… Depois de aparecer na lista da semana anterior, o ala/armador do São José Basketball teve uma atuação para lá de expressiva contra o Joinville e figurou entre os destaques novamente.

Diante do Brasília, o jogador registrou expressivos 27 pontos (10/15 nos arremessos de quadra), sendo oito deles no último quarto, e mais três rebotes e duas assistências (27 de eficiência). Esses números representaram os recordes do atleta na temporada em pontos e eficiência.

E essa atuação veio em ótima hora. O duelo contra o Brasília valia a classificação da equipe para a Copa Super 8, e o objetivo foi concluído. Com vitória por 87 a 75, o time joseense contou com uma derrota do Vasco no dia seguinte e ficou com a vaga no torneio que dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada.

 #4 – Olivinha (Flamengo)

Maior reboteiro da história do NBB CAIXA, Olivinha apareceu pela primeira vez na Seleção da Semana na atual temporada através de uma atuação de gala na vitória do Flamengo sobre o Life Fitness/Minas.

Com 26 pontos (10/15 nos arremessos de quadra), o ala/pivô rubro-negro anotou seu recorde pessoal da temporada e, com mais dois rebotes e três assistências, totalizou 26 de eficiência – também seu recorde na atual edição.

Com médias de 11,9 pontos, 5,2 rebotes por partida e 13,9 de eficiência, Olivinha é um dos destaques do Flamengo na temporada. Mesmo em meio às mudanças no elenco rubro-negro, o experiente atleta segue sendo bastante regular e ajudando o clube da Gávea a seguir lutando pelo topo das competições que disputa.

#5 – Windi Graterol (Universo/CAIXA/Brasília)

Um dos reforços internacionais do Brasília para a atual temporada, o pivô venezuelano Windi Graterol teve uma semana bastante farta e ganhou seu lugar na Seleção do NBB CAIXA pela primeira vez.

Graterol, do Brasília, teve médias de 20,3 pontos, 8,6 rebotes e 26,0 de eficiência na semana (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Graterol se aproveitou bem das tramas com o armador Nezinho e foi o atleta mais eficiente do Brasília nos três jogos da semana, contra Minas, São José e Paulistano, em que teve médias de 20,3 pontos, 8,6 rebotes e 26,0 de eficiência.

Na vitória contra o Minas, foram 25 pontos (10/12 nos arremessos de quadra) e nove rebotes (31 de eficiência). Em seguida, contra o São José, o jogador marcou 21 pontos (9/12 nos arremessos de quadra) e quatro rebotes (20 de eficiência). Já diante do Paulistano, ele registrou um duplo-duplo de 15 pontos e 13 rebotes (27 de eficiência).

Sexto Homem: Ahmad Starks (Joinville)

Ele foi outro que mal chegou ao NBB CAIXA e já deu um belo cartão de visitas. O armador norte-americano Ahmad Starks, do Joinville, havia feito somente uma partida pela equipe antes de enfrentar o Paulistano/Corpore, em que teve uma atuação de gala.

Vindo do banco, o novo gringo do time catarinense foi autor de 23 pontos, com direito a 7/12 nas bolas de 3 pontos. Além disso, ele deu três assistências e protagonizou um crossover de efeito para cima do garoto prodígio do CAP Yago Mateus.

Aos 26 anos, Starks chegou ao Brasil carregando uma boa bagagem internacional. Com passagens pelas renomadas universidades de Oregon State e Illinois (NCAA D1), o armador teve experiências na Suécia, Austrália e Canadá antes de pousar em Joinville.

Confira a Seleção da Semana #9:

– Luciano Parodi (Corinthians)

– Nezinho (Brasília) – Dono da Bola

– Pedro (São José)

– Olivinha (Flamengo)

– Windi Graterol (Brasília)

– Sexto Homem: Ahmad Starks (Joinville)