HOJE
Seleção da Semana #11 e #12
Por Liga Nacional de Basquete
Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA na última semana; líder Flamengo domina quinteto mais uma vez
O NBB CAIXA 2017/2018 está cada vez mais quente. Na última semana, entre os dias 15 e 20/01, foram disputadas 12 partidas e muita coisa aconteceu. Mas quais foram os destaques individuais desses jogos? A Seleção da Semana responde para você.
Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Stocks vem sendo o grande destaque do Joinville na temporada (Stephan Eilert/Divulgação)
1 – Deonta Stocks (AABJ/Joinville)
Teve 26 pontos e cinco assistências na vitória sobre Campo Mourão*
O time catarinense teve apenas um jogo na semana. Mas se tratava de um confronto direto na briga por um lugar no G-12 e a equipe conquistou uma grande vitória fora de casa contra Campo Mourão. Para isso, o esquadrão de Santa Catarina contou com ótima atuação de seu armador.
Em quadra por mais de 36 minutos, Stocks teve sua atuação mais eficiente na temporada e foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, além de distribuir cinco assistências. No grande primeiro quarto do Joinville, o armador somou 11 pontos e duas assistências. Líder da temporada em roubo de bolas, com média de 3,5 por jogo, o camisa 2 ainda recuperou duas bolas.
* disputou apenas um jogo na semana
2 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)
Médias na semana: 16,5 pontos, 8,5 rebotes e 7,0 assistências
A semana de Alex Garcia foi insana. Com duas atuações completas, o “Brabo” teve grande destaque nos jogos contra Vasco e Paulistano. Diante dos cariocas, o camisa 10 por pouco não deixou a quadra com um triplo-duplo, ao registrar 13 pontos, dez rebotes e oito assistências. Para abrilhantar mais seu desempenho, Alex marcou oito pontos no último quarto e foi decisivo para a vitória do Dragão.
Contra o Paulistano, o capitão bauruense teve mais um “quase triplo-duplo” e deixou a quadra com 20 pontos (9/9 nos lances livres), sete rebotes e seis assistências, mas não evitou o revés de sua equipe em mais uma reedição da Final do último NBB CAIXA.
3 – Marquinhos (Flamengo)
Médias na semana: 19,5 pontos, 56,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 4,0 assistências
Marquinhos segue fazendo “temporada de MVP” e aparece na Seleção da Semana pela quarta vez. Nas duas últimas vitórias do Flamengo, o camisa 11 teve mais duas grandes atuações individuais. Diante do Vitória, o aproveitamento não foi tão brilhante, mas com 14 pontos o jogador foi decisivo para o triunfo dos cariocas fora de casa, o primeiro do time baiano como mandante.
Já no clássico contra Botafogo, Marquinhos teve aquela noite inspirada. Preciso desde o início, o jogador praticamente não errou e foi um dos principais protagonistas da vitória rubro-negra. Com 7/9 nos arremessos de quadra, sendo quatro de bolas de 3, e 7/7 nos lances livres, o ala marcou 25 pontos e atingiu a casa dos 20 pontos pela quinta vez na temporada.
#PonteAéreaAvianca mais uma vez no #NBBnoTwitter! Além do placar centenário, o @TimeFlamengo emplacou 3 grandes jogadas como esta! PARTIDÁSSA! Cubillan >> @Markim1121 🛫🛫🛫 pic.twitter.com/y2MlB3CzZG
— NBB CAIXA (@NBB) January 19, 2018
4 – Bruno Fiorotto (Solar Cearense)
Médias na semana: 12,5 pontos, 8,5 rebotes e 2,0 tocos
Fazendo boa temporada na equipe de Fortaleza, Fiorotto vinha merecendo um lugar na Seleção da Semana a algum tempo. Com méritos, o camisa 23 aparece no quinteto ideal pela primeira vez após duas atuações consistentes em duas importantes vitórias de sua equipe.
Contra o Minas, o pivô que também vem atuando como ala/pivô foi o cestinha da partida, com 16 pontos, e ainda contribuiu com sete rebotes, duas assistências e três tocos. Na partida seguite, o jogador anotou nove pontos e dez rebotes e teve papel importante no triunfo contra o Pinheiros.
Confira os melhores momentos da nossa vitória contra o Minas Tênis Clube. https://t.co/wK3oWdtbqm
— Basquete Cearense (@BasqCearense) January 17, 2018
5 – JP Batista (Flamengo) – Dono da Bola
Médias na semana: 14,5 pontos, 9,5 rebotes e 3,5 assistências
Está difícil parar JP Batista. O camisa 13 do Flamengo segue colecionando grandes atuações e, até o momento, é um dos jogadores mais dominantes da temporada. Dono de grande técnica e ótima visão de jogo para um pivô, JP vem “destruindo” os garrafões adversários com sólidas e brilhantes desempenhos.
No primeiro compromisso do Flamengo na semana, o pivô fez “de tudo um pouco” e registrou 14 pontos, sete rebotes e seis assistências no grande triunfo sobre o Vitória em Cajazeiras. Depois, contra o Botafogo, JP somou 15 pontos e 12 rebotes para conquistar seu segundo duplo-duplo na temporada.
Ele está impossível! Mais uma partida consistente e mais um jogo como destaque para JP Batista, que conquistou um duplo-duplo somando 15 pontos e 12 rebotes ao Mengão 🔥🔥 #FlaBasquete pic.twitter.com/C2TOxXOagR
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) January 20, 2018
6º Homem – Yago Matheus (Paulistano/Corpore)
Médias na semana: 16,5 pontos e 3,5 assistências
Yago vinha fazendo temporada discreta, mas no último sábado o garoto de apenas 18 anos tratou de mostrar o porquê é considerado uma das grandes joias do basquete nacional. Em uma tarde endiabrada, o armador marcou 31 pontos e brilhou no importante triunfo do Paulistano sobre o Bauru.
Vindo do banco de reservas, Yago teve 4/6 nas bolas de 3 pontos e foi perfeito nos lances livres (11/11). Tal desempenho deu ao jogador um lugar na Seleçao da Semana, mesmo com atuação discreta no outro jogo do Paulistano na semana (dois pontos e quatro assistências contra Caxias).
Os 31 pontos anotados na reedição da última Final do NBB CAIXA representam não só o recorde pessoal de Yago, como também a segunda maior marca de pontos da temporada – a primeira é de Leozão, do Solar Cearense, com 32. Antes do jogo contra Bauru, o garoto tinha discretas médias de 4,0 pontos e 11,3 minutos. Será que agora vai?
Menções honrosas:
Guilherme Giovannoni*: 27 pontos (9/11 nos arremessos de quadra) e dez rebotes contra o Bauru
Ronald Ramon (Flamengo): média na semana de 14,0 pontos e 8/13 nos arremessos de quadra
David Cubillán (Flamengo): médias na semana de 10,0 pontos e 8,0 assistências
Olivinha (Flamengo): médias na semana de 14,0 pontos e 6,5 rebotes
Antonio (Sesi Franca): médias na semana de 11,0 pontos e 6,0 rebotes
MJ Rhett (Flamengo): médias na semana de 13,0 pontos e 6,0 rebotes vindo do banco de reservas
Guilherme Giovannoni:
Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)*: 24 pontos e cinco rebotes contra a Liga Sorocabana
Caio Torres (Mogi das Cruzes/Helbor)*: 15 pontos e 12 rebotes contra a Liga Sorocabana
* disputaram apenas um jogo na semana
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca