HOJE
Seleção da Semana #6
Por Liga Nacional de Basquete
Confira os principais destaques individuais da quinta semana do NBB CAIXA 2017/2018
O NBB CAIXA 2017/2018 teve 12 partidas na última semana e a competição segue a todo vapor. Com vários confrontos diretos, o maior campeonato de basquete do país teve jogos de tirar o fôlego e a disputa pelas primeiras posições está ficando cada vez mais intensa.
Mas quais foram os principais destaques individuais ? A Seleção da Semana responde para você. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte
1 – Elinho (Paulistano/Corpore)
Médias na semana: 9,0 pontos, 9,5 assistências e 4,5 rebotes
O ótimo momento do Paulistano no NBB CAIXA passa, sem dúvidas, pelas mãos de Elinho. Diante do Universo/Vitória, o armador distribuiu expressivas 12 assistências pela segunda vez consecutiva – a outra foi no triunfo diante do Solar Cearense, na Semana #4 – e orquestrou a vitória paulista, por 84 a 66. A marca corresponde aos recordes da temporada e da carreira do jogador.
No segundo compromisso do Paulistano na Semana #5, Elinho teve mais uma agrande atuação e foi personagem importante na vitória sobre a Liga Sorocabana, por 78 a 75. Em 26 minutos em quadra, o armador registrou 13 pontos, sete rebotes e sete assistências para totalizar expressivos 25 pontos de eficiência.
2 – Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola
Médias na semana: 20,5 pontos, 4,5 assistências e 3,0 bolas recuperadas
Shamell teve uma semana decisiva, literalmente. Com dois confrontos duros e diretos, contra Sesi/Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket, Mogi contou com o poder de fogo do maior cestinha da história do NBB CAIXA para sair vencedor e seguir empatado com o Pinheiros na liderança da competição.
Diante do Franca, Shamell chamou a responsabilidade no quarto final e foi o responsável pela bola da vitória (vídeo abaixo). Com 13 pontos no último período, o camisa 24 foi o cestinha da partida, com um total de 21 pontos, além de somar três rebotes e seis assistências. Já contra Bauru, o norte-americano marcou 20 pontos, sendo dez na parcial final, e foi decisivo mais uma vez. Em ambos os jogos, o jogador teve ótimo aproveitamento nos lances livres e finalizou a semana com espetaculares 13 acertos em 14 tentativas.
3 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)
Médias na semana: 16,6 pontos, 6,0 assistências e 5,0 rebotes
Bauru foi uma das equipes que mais jogou na Semana #5 e, em três partidas, teve duas vitórias e apenas uma derrota. Para vencer duas vezes e se manter na cola do G-4, a equipe contou com atuações de gala de Alex. Contra a Liga Sorocabana, o ala teve sua melhor atuação na temporada e marcou 27 pontos, além de somar seis rebotes e cinco assistências para totalizar 31 de eficiência (quarta maior marca do NBB CAIXA 17/18).
Já diante do até então invicto Pinheiros, Alex teve 18 ponntos e oito assistências. No terceiro quarto, período em que Bauru deslanchou, foram dez pontos e quatro assistências para o camisa 10. No último jogo da equipe na semana, Alex sofreu com a forte defesa mogiana e marcou apenas cinco pontos, mas distribuiu cinco assistências e manteve sua alta média no fundamento.
#NBBnoFacebook – O brabo tá brabo… E aprontou essa: @BauruBasket pic.twitter.com/vnu1rBR4SB
— NBB CAIXA (@NBB) December 14, 2017
4 – Holloway (EC Pinheiros)
Médias na semana: 17,6 pontos, 5,6 assistências e 5,6 rebotes
Assim como o Bauru, o Pinheiros também entrou em quadra três vezes e somou duas vitórias. Em ambos os triunfos, Holloway brilhou e, por isso, está na Seleção da Semana novamente. Em um equilibrado duelo no Sul, contra Joinville, o norte-americano marcou 18 pontos, deu sete assistências e apanhou sete rebotes e foi figura fundamental para o êxito pinheirense.
Diante do Universo/Vitória, Holloway foi ainda melhor e deixou a quadra com 24 pontos, seis assistências e seis rebotes, marcas que lhe renderam expressivos 30 de eficiência. No único revés pinheirense na competição, contra Bauru, o atual MVP foi bem marcado, só que ainda assim registrou 11 pontos, sete rebotes, quatro assistências e 16 de eficiência.
#NBBnoFacebook – #3PontosSKY para Desmond Holloway! @ClubePinheiros pic.twitter.com/Yix0MMYXNQ
— NBB CAIXA (@NBB) December 14, 2017
5 – Léo Waskiewicz (Solar Cearense)
Fez 12 pontos (6/7 nos arremessos de dois pontos) e sete rebotes contra Campo Mourão
O Solar Cearense teve apenas um jopg nesta semana, mas o suficiente para garantir um lugar na Seleção da Semana a seu pivô titular. Um dos principais reboteiros da temporada até então, com média de 7,1 por jogo, Leozão teve boa atuação contra Campo Mourão e ajudou sua equipe a conquistar a terceira vitória no NBB CAIXA 2017/2018.
Com a alta rotatividade do garrafão do Carcará, Léo ficou em quadra por 19 minutos e teve números expressivos. Com 6/7 nos arremessos de dois pontos, o jogador de 2,11m de altura marcou 12 pontos e ainda pegou sete rebotes para fechar o jogo com 18 de eficiência (segunda maior marca da equipe).
6º Homem – Gruber (Sesi/Franca Basquete)
Médias na semana: 13,5 pontos, 3,0 rebotes e 52,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra
Em meio aos nomes de peso do garrafão francano, Gruber virou um reserva de luxo do técnico Helinho Garcia e na última semana deu mostras de que pode ser extremamente útil ao longo da temporada. Na derrota para o Mogi, o ala/pivô foi um dos cinco atletas a pontuar em dígitos duplos (10 pontos), com direito a ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra (4/7).
Dois dias depois, na apertada vitória sobre a Liga Sorocabana, o camisa 20 foi o cestinha francano, com 17 pontos, além de contribuir com cinco rebotes e quatro assistências. No segundo tempo foram dez pontos para Gruber, que deixou a quadra com 6/9 nos arremessos de dois pontos.
Menções honrosas:
– Okorie (Vitória): médias na semana de 21,5 pontos, 41,3% de aproveitamento nas bolas de 3 e 4,5 assistências
– Tyrone (Mogi): médias na semana de 15 pontos, 44,4% nos arremessos de quadra e 4,0 rebotes
– Marquinhos (Flamengo): 19 pontos, oito rebotes e quatro assistências contra o Minas
– Teichmann (Minas): Oito pontos, 13 rebotes, cinco assistências e dois tocos contra o Flamengo