HOJE
Seleção da Semana #6
Por Liga Nacional de Basquete
Confira os principais destaques individuais da quinta semana do NBB CAIXA 2017/2018
O NBB CAIXA 2017/2018 teve 12 partidas na última semana e a competição segue a todo vapor. Com vários confrontos diretos, o maior campeonato de basquete do país teve jogos de tirar o fôlego e a disputa pelas primeiras posições está ficando cada vez mais intensa.
Mas quais foram os principais destaques individuais ? A Seleção da Semana responde para você. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte
1 – Elinho (Paulistano/Corpore)
Médias na semana: 9,0 pontos, 9,5 assistências e 4,5 rebotes
O ótimo momento do Paulistano no NBB CAIXA passa, sem dúvidas, pelas mãos de Elinho. Diante do Universo/Vitória, o armador distribuiu expressivas 12 assistências pela segunda vez consecutiva – a outra foi no triunfo diante do Solar Cearense, na Semana #4 – e orquestrou a vitória paulista, por 84 a 66. A marca corresponde aos recordes da temporada e da carreira do jogador.
No segundo compromisso do Paulistano na Semana #5, Elinho teve mais uma agrande atuação e foi personagem importante na vitória sobre a Liga Sorocabana, por 78 a 75. Em 26 minutos em quadra, o armador registrou 13 pontos, sete rebotes e sete assistências para totalizar expressivos 25 pontos de eficiência.
2 – Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola
Médias na semana: 20,5 pontos, 4,5 assistências e 3,0 bolas recuperadas
Shamell teve uma semana decisiva, literalmente. Com dois confrontos duros e diretos, contra Sesi/Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket, Mogi contou com o poder de fogo do maior cestinha da história do NBB CAIXA para sair vencedor e seguir empatado com o Pinheiros na liderança da competição.
Diante do Franca, Shamell chamou a responsabilidade no quarto final e foi o responsável pela bola da vitória (vídeo abaixo). Com 13 pontos no último período, o camisa 24 foi o cestinha da partida, com um total de 21 pontos, além de somar três rebotes e seis assistências. Já contra Bauru, o norte-americano marcou 20 pontos, sendo dez na parcial final, e foi decisivo mais uma vez. Em ambos os jogos, o jogador teve ótimo aproveitamento nos lances livres e finalizou a semana com espetaculares 13 acertos em 14 tentativas.
3 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)
Médias na semana: 16,6 pontos, 6,0 assistências e 5,0 rebotes
Bauru foi uma das equipes que mais jogou na Semana #5 e, em três partidas, teve duas vitórias e apenas uma derrota. Para vencer duas vezes e se manter na cola do G-4, a equipe contou com atuações de gala de Alex. Contra a Liga Sorocabana, o ala teve sua melhor atuação na temporada e marcou 27 pontos, além de somar seis rebotes e cinco assistências para totalizar 31 de eficiência (quarta maior marca do NBB CAIXA 17/18).
Já diante do até então invicto Pinheiros, Alex teve 18 ponntos e oito assistências. No terceiro quarto, período em que Bauru deslanchou, foram dez pontos e quatro assistências para o camisa 10. No último jogo da equipe na semana, Alex sofreu com a forte defesa mogiana e marcou apenas cinco pontos, mas distribuiu cinco assistências e manteve sua alta média no fundamento.
#NBBnoFacebook – O brabo tá brabo… E aprontou essa: @BauruBasket pic.twitter.com/vnu1rBR4SB
— NBB CAIXA (@NBB) December 14, 2017
4 – Holloway (EC Pinheiros)
Médias na semana: 17,6 pontos, 5,6 assistências e 5,6 rebotes
Assim como o Bauru, o Pinheiros também entrou em quadra três vezes e somou duas vitórias. Em ambos os triunfos, Holloway brilhou e, por isso, está na Seleção da Semana novamente. Em um equilibrado duelo no Sul, contra Joinville, o norte-americano marcou 18 pontos, deu sete assistências e apanhou sete rebotes e foi figura fundamental para o êxito pinheirense.
Diante do Universo/Vitória, Holloway foi ainda melhor e deixou a quadra com 24 pontos, seis assistências e seis rebotes, marcas que lhe renderam expressivos 30 de eficiência. No único revés pinheirense na competição, contra Bauru, o atual MVP foi bem marcado, só que ainda assim registrou 11 pontos, sete rebotes, quatro assistências e 16 de eficiência.
#NBBnoFacebook – #3PontosSKY para Desmond Holloway! @ClubePinheiros pic.twitter.com/Yix0MMYXNQ
— NBB CAIXA (@NBB) December 14, 2017
5 – Léo Waskiewicz (Solar Cearense)
Fez 12 pontos (6/7 nos arremessos de dois pontos) e sete rebotes contra Campo Mourão
O Solar Cearense teve apenas um jopg nesta semana, mas o suficiente para garantir um lugar na Seleção da Semana a seu pivô titular. Um dos principais reboteiros da temporada até então, com média de 7,1 por jogo, Leozão teve boa atuação contra Campo Mourão e ajudou sua equipe a conquistar a terceira vitória no NBB CAIXA 2017/2018.
Com a alta rotatividade do garrafão do Carcará, Léo ficou em quadra por 19 minutos e teve números expressivos. Com 6/7 nos arremessos de dois pontos, o jogador de 2,11m de altura marcou 12 pontos e ainda pegou sete rebotes para fechar o jogo com 18 de eficiência (segunda maior marca da equipe).

Gruber teve boas atuações vindo do banco de reservas (Newton Nogueira/Divulgação)
6º Homem – Gruber (Sesi/Franca Basquete)
Médias na semana: 13,5 pontos, 3,0 rebotes e 52,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra
Em meio aos nomes de peso do garrafão francano, Gruber virou um reserva de luxo do técnico Helinho Garcia e na última semana deu mostras de que pode ser extremamente útil ao longo da temporada. Na derrota para o Mogi, o ala/pivô foi um dos cinco atletas a pontuar em dígitos duplos (10 pontos), com direito a ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra (4/7).
Dois dias depois, na apertada vitória sobre a Liga Sorocabana, o camisa 20 foi o cestinha francano, com 17 pontos, além de contribuir com cinco rebotes e quatro assistências. No segundo tempo foram dez pontos para Gruber, que deixou a quadra com 6/9 nos arremessos de dois pontos.
Menções honrosas:
– Okorie (Vitória): médias na semana de 21,5 pontos, 41,3% de aproveitamento nas bolas de 3 e 4,5 assistências
– Tyrone (Mogi): médias na semana de 15 pontos, 44,4% nos arremessos de quadra e 4,0 rebotes
– Marquinhos (Flamengo): 19 pontos, oito rebotes e quatro assistências contra o Minas
– Teichmann (Minas): Oito pontos, 13 rebotes, cinco assistências e dois tocos contra o Flamengo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca