HOJE
Seleção é com eles!
Por Liga Nacional de Basquete
Com largo tempo vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Alex e Giovannoni têm experiência de sobra para a disputa da Copa do Mundo; atletas irão para o 4º Mundial

Alex é uma das opções do técnico Rubén Magnano para a posição de ala (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Alex Garcia e Guilherme Giovannoni. Dois nomes que o torcedor que acompanha a trajetória recente da Seleção Brasileira está acostumando a ouvir. Com experiência de sobra no quesito representar o Brasil em competições internacionais, a dupla parte para a disputa do quarto Mundial pelo time verde-amarelo e se engana quem pensa que os jogadores não estão com vontade de sobra para o campeonato que terá início neste sábado.
“(Estar aqui) Significa um grande orgulho para mim. Desde 1995 estou servindo a Seleção Brasileira e me sinto muito feliz. Era um sonho desde criança e me enche de orgulho ter representado o país por tanto tempo”, disse o ala/pivô Giovannoni, do UniCEUB?BRB/Brasília, que atuou dez anos no basquete da Europa, com passagens por Espanha, Itália e Ucrânia.
“Sempre é um prazer estar aqui e cada convocação parece sempre a primeira. Procuro sempre estar bem no clube para estar sempre convocado. Estou há 14 anos jogando pela Seleção e isso me motiva ainda mais a jogar bem em toda a temporada. É um orgulho muito grande vestir essa camisa, seja na vitória ou nas derrotas”, completou o ala Alex, que já atuou na NBA (San Antonio Spurs e New Orleans Hornets) e no basquete europeu (Maccabi Tel-Aviv) e será jogador do Paschoalotto/Bauru na próxima temporada.

Em 2010, Giovannoni foi um dos destaque da Seleção no Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Ex-companheiros de clube – Alex e Giovannoni atuaram por cinco anos lado a lado no Brasília –, os jogadores vestirão a camisa do selecionado verde-amarelo pelo quarto Mundial seguido. Ainda garotos, na época ambos com 22 anos, os jogadores fizeram parte do grupo brasileiro, sem tanto protagonismo, que ficou com o oitavo lugar em Indianapolis (EUA), no ano de 2002.
Depois, tanto em 2006, quando o Mundial foi realizado no Japão, quanto na Turquia, em 2010, os atletas passou a ser uma das referências do Brasil em quadra. Desta maneira, ao lado de Marcelinho, que irá para seu quinto Mundial, e Leandrinho, que também representará o país pela quarta vez na principal competição de basquete do planeta, Alex e Giovannoni chegam para a Copa do Mundo da Espanha com uma enorme bagagem.
“Acho que na Seleção cada jogador tem sua função e seu papel. E todos são importantes. Então, o conjunto fica muito mais forte. Eu procuro fazer minha função muito bem. Os minutos que estou em quadra quero produzir para a equipe e vontade e intensidade não faltam. Fora da quadra, sou o segundo mais velho, depois do Marcelinho, e procuro ajudar o time nas decisões que aparecem”, afirmou Alex, de 34 anos e 1,90m de altura.
“Estou aqui para ajudar e transmitir minha experiência de muitos anos no basquete. Procuro sempre apoiar meus companheiros, seja dentro ou fora da quadra. Sempre que puder vou falar algumas coisas e estou aqui para isso mesmo”, explicou Giovannoni, que também chega ao Mundial com 34 anos.
Com o oitavo lugar conquistado em 2002 como melhor colocação até então em Mundiais, a dupla está animada para melhorar esse desempenho em solo espanhol. E não é para menos. A Seleção Brasileira conta com sua força máxima para a disputa da Copa do Mundo deste ano e Alex e Giovannoni sabem bem da responsabilidade da equipe dentro da competição.
“Acho que é Seleção tem um grande potencial. Temos a dose de experiência necessária e uma bagagem bem boa para fazer uma boa Copa do mundo. É difícil falar em favoritismo, já que se trata de um campeonato de tiro curto, mas sabemos que temos potencial para irmos longe também”, exaltou Giovannoni, que usará a camisa 12, sua marca registrada, na Espanha.
Em relação ao grupo que defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, também sob o comando do argentino Rubén Magnano, 11 dos 12 jogadores, incluindo Alex e Giovannoni, representarão o país na Copa do Mundo da Espanha.
“Temos um grupo mais experiente do que nos outros Mundiais em que eu estive. A filosofia de trabalho do Rubén (Magnano) ajuda bastante ele está sabendo muito bem usar o que cada um pode produzir. Por ser o meu quarto Mundial, estou muito confiante. Esse grupo já atuou bastante junto, temos jogadores rodados internacionalmente e conhecemos muito bem nosso adversários. Temos chances de fazer um grande Mundial”, concluiu Alex, que será o camisa 8 da Seleção na Copa do Mundo.

Alex e Giovannoni estiveram nos Jogos Olímpicos de 2012; do elenco que esteve em Londres, apenas Caio, substituído por Hettsheimeir, não estará na Espanha (Divulgação)
O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França (SporTV)
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã (SporTV)
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha (SporTV)
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia (SporTV)
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito (SporTV)
*Horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca