HOJE
Seleção em quadra
Por Liga Nacional de Basquete
No Ginásio Wlamir Marques, Seleção Brasileira desafia República Dominicana nesta sexta-feira pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2019
Chegou a hora de torcer pela Seleção Brasileira entrar em quadra. Na noite desta sexta-feira (30/11), o selecionado verde-amarelo receberá a República Dominicana, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), às 19h15, pela segunda fase das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2019.
Já na segunda-feira (03/12), o Brasil voltará à ação para enfrentar o líder de seu grupo, Canadá, também no Ginásio Wlamir Marques, às 20 horas. Essas partidas podem definir a classificação da Seleção ao Mundial da China.
+Ingressos para jogos do Brasil contra República Dominicana e Canadá
“Vejo o Brasil num momento importante, com dois jogos decisivos que precisamos ganhar para garantir a classificação ao Mundial. Não jogo pela Seleção desde as Olimpíadas e é sempre bom estar defendendo as cores do meu país. Quero fazer o possível para ajudar da melhor forma a Seleção. Acho que voltei na hora certa”, declarou Marquinhos.
“Com certeza serão dois jogos complicados e muito difíceis, mas acho que o Brasil tem condições de vencer os dois. Não só pelo fato de estarmos jogando em casa, mas pelos jogadores experientes que temos no nosso grupo”, completou o camisa 11 do Flamengo, que não havia sido convocado desde a chegada de Petrovic.

Seleção Brasileira está treinando no Corinthians para os duelos contra República Dominicana e Canadá (Divulgação/CBB)
No momento, os comandados do técnico Aleksandar Petrovic estão na terceira colocação do Grupo F da segunda fase, com seis vitórias em oito jogos. Os primeiros colocados são Canadá e Venezuela, ambos com sete triunfos e somente uma derrota.
A segunda fase da competição conta com dois grupos de seis equipes, sendo que os três primeiros de cada lado avançam ao Mundial de 2019, assim como o melhor quarto colocado entre os dois.
O Brasil está no Grupo F ao lado de Canadá, Venezuela, República Dominicana, Chile e Ilhas Virgens. Do outro lado, no Grupo E, estão Estados Unidos, Argentina, Porto Rico, Uruguai, México e Panamá.
+Classificação dos Grupos E e F da segunda fase das Eliminatórias
Para os duelos finais contra República Dominicana e Canadá, o técnico Aleksandar Petrovic sofreu com algumas ausências importantes, como os armadores Marcelinho Huertas (não liberado pelo Baskonia-ESP), Yago e Ricardo Fischer, ambos lesionados antes da convocação, além do pivô Lucas Bebê, que veio ao Brasil, mas acabou se lesionando.
Com a ausência do trio de armadores foram convocados Scott Machado (South Bay Lakers, da G-League), Arthur Pecos (Mogi das Cruzes/Helbor) e Rafa Luz (Morabanc Andorra-ESP). Já para o lugar de Bebê, o substituto foi Du Sommer (Paulistano/Corpore), que fará sua estreia pela Seleção.

Du Sommer, campeão do NBB CAIXA pelo Paulistano, teve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira (Divulgação/CBB)
Os demais convocados foram os alas Marquinhos (Flamengo), Vitor Benite (Cedevita Zagred-CRO), Didi (Sesi Franca), Léo Meindl (Paulistano/Corpore) e Leandrinho Barbosa, e os pivôs Anderson Varejão e Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca) e Augusto Lima (Cedevita Zagred-CRO).
A lista de convocados:
Armadores
Arthur Pecos – Mogi das Cruzes/Helbor
Scott Machado – South Bay Lakers (NBA G-League)
Rafa Luz – Morabanc Andorra (ESP)
Alas
Didi – Sesi Franca Basquete
Léo Meindl – Paulistano/Corpore
Leandrinho Barbosa – sem clube
Marquinhos – Flamengo
Vitor Benite – Cedevita Zagreb (CRO)
Pivôs
Anderson Varejão – Flamengo
Augusto Lima – Cedevita Zagred (CRO)
Du Sommer – Paulistano/Corpore
Lucas Dias – Sesi Franca Basquete
Rafael Mineiro – Flamengo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca