HOJE
Seleção LDB 2017 – 1ª Etapa (RJ)
Por Liga Nacional de Basquete
Com domínio pinheirense e francano, confira a Seleção da etapa do Rio de Janeiro da LDB 2017
Após dez jogos de tirar o fôlego, elegemos a Seleção da etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017. Com a presença de dois atletas do EC Pinheiros, dois do Sesi/Franca Basquete, um do Minas Tênis Clube e o sexto homem do São José Basketball, os seis escolhidos foram destaques em seus times.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Confira a Seleção LDB 2017 da etapa do Rio de Janeiro:

Destaques em seus times, Danilo Sena e Didi marcaram presença na Seleção da etapa carioca (Marcelo Zambrana/LNB)
1 – Danilo Sena (EC Pinheiros)
Atuando muitas vezes como armador do Pinheiros, o jovem Danilo Sena, de apenas 18 anos, mostrou que tecnicamente está no topo da LDB 2017. Extremamente ativo no ataque, buscando infiltrações e abrindo a quadra para seu time, o camisa 17 foi o segundo principal pontuador, com 12,0 pontos, e melhor passador pinheirense, com 4,3 assistências de média. Além do destaque ofensivo, Danilo também contribuiu muito defensivamente e também foi o segundo maior reboteiro da equipe, com 7,3 sobras alcançadas por partida.
2 – Didi (Sesi/Franca Basquete)
Outro nome que demonstrou que ainda fará história dentro da LDB, Didi esteve muito acima dos rivais fisicamente. O ala, extremamente atlético, foi o grande pontuador do Franca nesta 1ª etapa, com 16,0 tentos de média, e se destacou pela consciência dentro de quadra, uma ótima leitura de jogo e por chamar a responsabilidade em muito crucais para o time do interior paulista.
3 – Gui Abreu (Sesi/Franca Basquete)
O outro representante francano nesta Seleção é Guilherme Abreu. Muito voluntarioso, o ala se destacou pela extrema entrega na defesa e na disputa pelos rebotes, principalmente quando não estava tão bem ofensivamente. Ao fim da 1ª etapa, o camisa 33 do Franca teve médias de 13,0 pontos, 5,0 rebotes, 2,3 assistências e 2,8 roubos de bola por partida.
4 – Thales Santos (Minas Tênis Clube)
Apesar de não ser tão alto, com 1,90m de altura, Thales atuou em muitos momentos como ala/pivô do Minas. Muito forte fisicamente, o principal reboteiro da etapa carioca, com média de 8,3 sobras por partida, se destacou pela entrega absoluta, pelas infiltrações explosivas e pelo bom arremesso de média e longa distância.

Líder em tocos nesta LDB, Mamedes foi eleito MVP da etapa do Rio de Janeiro (Marcelo Zambrana/LNB)
5 – João Victor Mamedes (EC Pinheiros) – MVP
O cara da etapa do Rio de Janeiro foi João Victor Mamedes. Com o domínio completo do garrafão em todos os jogos, o pivô pinheirense sobrou neste início de LDB. Demonstrando uma evolução absurda em relação à edição de 2015, em que atuou com apenas 17 anos, o camisa 11 do Pinheiros ficou caracterizado por seu grande recurso ofensivo, jogando no poste baixo e com um ótimo gancho, que lhe tornaram o cestinha da etapa, com 16,8 pontos de média, e principalmente defensivo, com 7,5 rebotes, 2,5 tocos (líder disparado no quesito nesta LDB) e 2,0 roubos por jogo.
Sexto homem – Rodrigo Maiorino (São José Basketball)
Recém-chegado ao São José, Rodrigo começou como reserva e foi ganhando minutos a cada jogo. Com bom arremesso de média e longa distância, ótima defesa, grande leitura de jogo, o ala foi o grande nome da equipe paulista nesta 1ª etapa, com médias de 14,0 pontos (cestinha do time) e 6,3 rebotes por partida.
Menções honrosas
Apesar de não terem entrado na Seleção da etapa, alguns outros atletas merecem destaque pelo ótimo desempenho apresentado. Como o armador Léo Santos, do Flamengo, filho do também armador Ricardinho (ex-Vasco da Gama) e jogador mais regular do rubro-negro carioca. Chamando a responsabilidade nos momentos decisivos, o jovem ficou caracterizado pela extrema velocidade e técnica apurada.

Destaque rubro-negro nesta LDB, Léo Santos mereceu menção honrosa na Seleção da etapa carioca (Marcelo Zambrana/LNB)
Líder em assistências desta LDB, com média de 6,8 por partida, Lucas Santana, do São José, é outro que não pode ser esquecido. Muito ativo nos dois lados da quadra, o armador foi responsável por ditar o ritmo joseense o tempo todo.
O principal pontuador do Minas nestes quatro jogos, com média de 12,3, Augusto foi um tormento para as defesas adversárias. Arremessador nato, o armador de 1,84m de altura gastou a mão pontuando de todos os lugares da quadra.
Para finalizar os destaques da etapa carioca, Luis Junior, do Franca, não podia falta. Pivô de técnica apurada, o camisa nove do time paulista não pontuou tanto, muito pela alta rotatividade do elenco francano. Mesmo assim, contribuiu com seus 8,5 tentos, além de 6,5 rebotes de média por partida.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca