HOJE
Seleção da Semana #1
Por Liga Nacional de Basquete
Confira quais foram os atletas que mais se destacaram na primeira semana da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA
O NBB CAIXA 2017/2018 começou com tudo. Resultados inesperados, partidas decididas no último segundo e até “novato” dando show. Muita coisa aconteceu na primeira semana da temporada e nove partidas agitaram o início do maior campeonato de basquete do país.
Mas quais foram os principais destaques individuais destes nove primeiros jogos da competição? A Seleção da Semana responde para você. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Gegê teve grande atuação na importante vitória do Minas sobre o Vasco (Orlando Bento/Minas TC)
1 – Gegê (Minas Tênis Clube)
Médias na semana: 19 pontos, 11 assistências, 5 rebotes e 4 bolas recuperadas
O pentacampeão do NBB CAIXA fez bonito em sua estreia oficial com a camisa do Minas Tênis Clube. Um dos principais reforços do clube de Belo Horizonte para esta temporada, o armador comandou a vitória mineira sobre o Vasco com uma atuação de gala.
Campeão quatro vezes seguidas pelo Flamengo e uma pelo Bauru, Gegê marcou 18 pontos no triunfo por 82 a 81 sobre o forte time do Vasco e igualou seu recorde no NBB CAIXA. Além disso, ainda registrou cinco rebotes, 11 assistências e quatro roubos de bola para somar expressivos 28 pontos de eficiência – terceira maior marca da primeira semana.
2 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)
Médias na semana: 14,5 pontos, 8,5 rebotes e 7,0 assistências
O “Brabo” iniciou a décima edição do NBB CAIXA com duas atuações completas e, em ambas, foi fundamental para Bauru sair vencedor. Prova de que fez de tudo um pouco é que Alex é o único atleta a figurar no Top 5 de rebotes e assistências da primeira semana.
Na abertura da competição, que marcou a reedição da última final entre Bauru e Paulistano, Alex ficou 31 minutos em quadra e produziu 18 pontos, dez rebotes e seis assistências, além de sua costumeira disposição dos dois lados da quadra. Já na segunda partida, diante do Campo Mourão Basquete, o capitão bauruense marcou 11 pontos, distribuiu oito assistências e apanhou sete rebotes

Jimmy mostrou grande desempenho ofensivo nas duas primeiras vitórias do Mogi (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
3 – Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor)
Médias na semana: 18,0 pontos, 62% nas bolas de três pontos e 57% nos arremessos de dois pontos
Eleito melhor defensor do último NBB CAIXA, Jimmy vem evoluindo ofensivamente cada vez mais e seu início de temporada foi bastante animador para o torcedor mogiano. O camisa 18 foi o cestinha da equipe nas duas primeiras partidas, com 17 pontos diante do Solar Cearense, e 19 contra o Universo/Vitória.
O que mais chamou a atenção na alta produção de Jimmy foi seu incrível aproveitamento nas bolas de três. Somados os dois jogos, o jogador acertou oito dos 13 arremessos de longa distância que tentou (62% de aproveitamento). Já nas bolas de dois foram quatro acertos em sete tentativas (57%) e nos lances livres também foram quatro acertos, mas em cinco tentativas (80%).
4 – Gruber (Sesi Franca Basquete)
Médias na semana: 17,0 pontos, 75% nos arremessos de três pontos e 73% nas bolas de dois pontos
Com as ausências de Mineiro, machucado, e Jefferson, suspenso, Gruber mostrou que pode ser uma arma importante do Sesi Franca ao longo da temporada. Um dos reforços da equipe para a temporada, o ex-Solar Cearense teve duas grandes atuações na primeira semana do NBB CAIXA, com direito a ótimos aproveitamentos de 75% nos arremessos de três pontos (3/4), 73% nas bolas de dois pontos (11/15) e 100% nos lances livres (3/3).
Apesar da derrota francana para o Campo Mourão, Gruberi deixou a quadra com um grande desempenho na conta, ao marcar 23 pontos e apanhar oito rebotes. Já na larga vitória sobre o Paulistano, o ala/pivô precisou ficar apenas 14 minutos em quadra para marcar 11 pontos e ser um dos protagonistas da partida.
5 – Caio Torres (Mogi das Cruzes/Helbor)
Médias na semana: 11,0 pontos, 8,5 rebotes e 46,2% nas bolas de dois pontos
Segundo colocado no ranking de rebotes – atrás apenas de Giovannoni, que disputou apenas um jogo –, com 8,5 de média, Caio Torres completa o quinteto ideal da primeira semana do NBB CAIXA. O camisa 13 teve sete rebotes na estreia, contra o Solar Cearense, e dez na segunda partida, diante do Vitória.
Depois de marcar apenas seis pontos no primeiro jogo, Caio teve grande atuação no confronto seguinte e registrou seu primeiro duplo-duplo, ao marcar 16 pontos. Dos dez rebotes colecionados, cinco foram no ataque mogiano e o pivô foi fundamental para a equipe segurar a reação do Vitória e manter os 100% de aproveitamento na competição.
6º Homem – Kevin Crescenzi (Liga Sorocabana) – Dono da Bola
Médias na semana: 23,0 pontos por jogo, 5,5 rebotes e 64,3% nas bolas de três pontos
A maior surpresa da primeira semana do NBB CAIXA 17/18 veio do banco da Liga Sorocabana. Recém-contratado pela equipe paulista, o norte-americano que tem passaporte brasileiro, já que sua mãe é nascida no país, roubou a cena e, saindo entre os reservas, foi o grande destaque das duas vitórias conquistadas por seu time.
Na estreia, diante do Solar Cearense, Crescenzi “pegou fogo” e converteu seis bolas de três pontos em apenas sete tentativas (86% de aproveitamento). No fim das contas, Kevin teve 24 pontos, oito rebotes e três assistências. No duelo seguinte, a estrela do camisa 14 voltou a brilhar e, em apenas 24 minutos em quadra, marcou 22 pontos para ser decisivo no triunfo sobre o Vitória.
Maior cestinha do NBB CAIXA até o momento, com média de 23 pontos por jogo, Kevin Crescenzi tem incríveis aproveitamentos de 64,3% (9/14) nos arremessos de três pontos, 70% nas bolas de dois pontos (7/10) e 100% nos lances livres (5/5). Vale a pena ficar de olho nele!

Crescenzi brilhou em suas duas primeiras atuações no NBB CAIXA e conduziu a Liga Sorocabana a importantes triunfos sobre as equipes do Nordeste (Marina Gouvêa/LSB)
Menções honrosas:
Greg Brown (Campo Mourão Basquete) – médias de 20,0 pontos, 4,5 rebotes e 4,5 assistências
Hélio (Campo Mourão Basquete) – médias de 20,5 pontos, 3,5 rebotes e 4,5 assistências
Cook (Liga Sorocabana) – médias de 20,0 pontos, 4,5 rebotes e 2,5 assistências
Guilherme Giovannoni (Vasco)* – 12 pontos e nove rebotes
Lucas Mariano (Vasco)* – 17 pontos e seis rebotes
*Disputaram apenas um jogo na semana
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca