HOJE
SeloOlivinha
Por Liga Nacional de Basquete
Fundamental no início e no fim da partida, Olivinha "dá a cara ao time", tem grande atuação e ajuda Flamengo a se manter vivo na série contra Mogi

Em atuação com “a sua cara” Olivinha liderou o Flamengo para primeira vitória na série (João Neto/LNB)
Que Olivinha cresce nos momentos decisivos já é de conhecimento dos fãs da bola laranja. MVP das Finais do NBB CAIXA 2015/2016, o ala/pivô rubro-negro apareceu mais uma vez em um momento pra lá de importante do Flamengo nesta temporada.
Com atuação incrível, em um jogo muito truncado, o camisa 16 liderou a equipe carioca à vitória, por 71 a 64, sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, na Arena Carioca 1, nesta segunda-feira (07/05), e diminuiu a desvantagem na série semifinal, para 2 a 1.
“É muito legal que nosso grupo pode ter uma protagonista a cada dia e hoje foi o Olivinha. Hoje foi um jogo com as características dele. A gente precisava ter um espírito e colocar toda a vontade que tem em quadra. Então nada melhor que uma vitória com o selo, com a cara dele. Ele reflete o que foi nosso time hoje, se jogando em todas as bolas. Ele é um cara que merece e que dá muita energia pro nosso time”, elogiou o comandante José Neto.
O início de partida do camisa 16 foi fulminante. Em uma sequência inicial com três rebotes ofensivos, o ala/pivô rubro-negro anotou os nove primeiros pontos do time neste Jogo 3. Ainda no primeiro quarto, ele seguiu contribuindo significativamente e encerrou a parcial com 13 tentos e seis sobras, números superiores às suas médias na temporada (8,6 PPJ e 6,1 RPJ).
“Tive um primeiro quarto muito bom, sem dúvidas. Meus companheiros perceberam que eu estava bem e me ‘alimentaram’ muito ali no começo, principalmente, e eu pude ajudar muito ali no início. O que mais importou foi a atitude do nosso time, de não sair derrotado na frente do nosso torcedor. A gente já sofreu isso e não queríamos passar por isso novamente”, disse Olivinha.
.@Olivinha16 anotando seu 13º ponto! Cestinha do @TimeFlamengo até agora! Comemora muuuito#PlayoffsNBB #NBB pic.twitter.com/SUvKZsInLo
— NBB CAIXA (@NBB) May 7, 2018
A participação de Olivinha não se restringiu apenas ao quarto inicial. Apesar de não pontuar nas duas parciais seguintes, o ala/pivô seguiu contribuindo próximo à tábua, ofensiva e defensivamente. No segundo e terceiro períodos somados, o camisa 16 pegou mais quatro rebotes, sendo três ofensivos, dando ao Fla mais oportunidades de pontuar.
Porém, a participação decisiva do camisa 16 veio mesmo no momento mais importante da partida. A primeira pontuação dele desde o primeiro quarto foi a 5:44 do fim do jogo, quando converteu sua primeira e única bola de 3 pontos no duelo, colocando o Flamengo oito pontos à frente (64 a 56). Depois, no momento mais crítico do confronto, o ala/pivô infiltrou sob a marcação do Melhor Defensor do NBB CAIXA 2016/2017, Jimmy, e no um contra um, converteu bandeja fundamental para o triunfo rubro-negro.
“Aquela bola sobrou ali na minha mão, não era para ela estar comigo, mas como sobrou na minha mão eu tentei fazer uma boa jogada e deu tudo certo. Conseguimos abrir uma vantagem maior e deu tranquilidade para a gente”, contou o ala/pivô.
.@Olivinha16 pra + #3PontosSKY!
O jogador já anota um duplo-duplo nesta partida com 16 pontos e 10 rebotes! 🔥🔥🔥🔥🔥#NBB #NBBnoSporTV pic.twitter.com/Nt43ZWn6QN— NBB CAIXA (@NBB) May 8, 2018
Ainda nos segundos finais, com a partida já encaminhada para o Flamengo, Olivinha sofreu de Jimmy, restando nove segundos no relógio, foi à linha do lance livre e acertou os dois tiros, dando números finais à vitória carioca.
Em quadra por quase 27 minutos, o ala/pivô do Flamengo foi, de longe, o grande nome deste Jogo 3. Cestinha, reboteiro e jogador mais eficiente em quadra, Olivinha anotou 20 pontos (sua melhor marca na temporada), pegou 13 rebotes – sendo oito ofensivos – recuperou uma bola e totalizou 24 de valorização.
“O (José) Neto passou confiança para a gente. Nossa equipe é experiente e, apesar de estar vivendo uma desvantagem de 2 a 0 pela primeira vez, tem grandes jogadores, então estamos acostumados a grande jogos. Viemos hoje com uma cabeça diferente, fizemos uma grande partida, contando com o apoio da nossa torcida que foi fundamental, e deu tudo certo”.
Agora, o Flamengo voltará a Mogi das Cruzes (SP) para tentar trazer o Jogo 5 ao Rio de Janeiro. O Jogo 4 já tem data marcada. Será no próximo sábado (12/05), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo da Band e do SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca