HOJE
Sem baixar a guarda
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de deixar vaga no G-4 escapar na última rodada, Franca inicia série de oitavas de final contra Liga Sorocabana de cabeça erguida
O Vivo/Franca esteve muito perto de confirmar sua passagem direto às quartas de final do NBB 2012/2013, mas não conseguiu. O time do interior paulista precisava da vitória na sua última partida na fase de classificação, diante do Unitri/Universo, e chegou a abrir 19 pontos de frente. Porém, a equipe uberlandense conseguiu a virada e a última vaga no G-4 ficou com o Paschoalotto/Bauru. Desta maneira, os francanos terão que disputar as oitavas de final e o adversário será a Liga Sorocabana, dona do 12º lugar na etapa inicial.
O primeiro jogo da série que será decidida em melhor de cinco jogos será realizado nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.
Mesmo com a derrota de virada para Uberlândia, que empurrou o time para a quinta colocação na etapa inicial do campeonato nacional, com 23 vitórias em 24 partidas disputadas (67,7% de aproveitamento), a equipe da cidade de Franca não está desanimada. O fato de ter que disputar as oitavas de final não abalou o elenco e os jogadores estão prontos para o desafio diante dos sorocabanos, segundo o técnico Lula Ferreira.
“Claro que quando o jogo terminou, até pelo fato de termos colocado 19 pontos de frente, ficamos frustrados e tristes com a derrota. Tínhamos como objetivo ficar no G-4, o que é muito difícil. Mas o elenco já absorveu a derrota para Uberlândia e entendeu que a quinta colocação é muito honrosa também. Estão todos de parabéns. Temos que seguir nosso caminho e estamos preparados para o confronto diante da Liga Sorocabana”, disse o treinador francano.
Embora o clima esteja tranquilo, o esquadrão francano sabe que não terá vida fácil diante da Liga Sorocabana. Apesar das duas vitórias por 21 pontos de diferença sobre a agremiação dirigida por Rinaldo Rodrigues na fase de classificação (80 a 59 em Sorocaba e 85 a 64 em Franca), o time sabe que precisa ter cuidados com o trio Kenny Dawkins, Desmond Holloway e Neto, responsável por 64% dos pontos da equipe na etapa inicial do NBB, se quiser avançar para as quartas de final do maior campeonato de basquete do país.
“Já tivemos a oportunidade de jogar duas vezes contra eles no Campeonato Paulista e duas na primeira fase do NBB e em todas as partidas o time deles já jogava desta maneira. Temos que estar concentrados ao máximo e respeitar as características de cada jogador para exercer uma boa defesa. Estudamos e determinamos algumas situações específicas para criar um impacto na defesa sobre esses três atletas (Dawkins, Holloway e Neto). Porém, não podemos descuidar dos outros atletas do time dele, como o Ricardo De Bem, Daniel Conti e Soró, que também são ótimos jogadores”, completou Lula.
Enquanto isso, o time sorocabano também sabe das dificuldades que enfrentará no confronto. Porém, uma vitória no primeiro jogo da série, em seus domínios, trará mais confiança ao time que está em segunda temporada na competição. Desta maneira, o duelo desta terça-feira é tratado como prioridade para os jogadores do time da cidade de Sorocaba.
“Agora é playoff e começa um novo campeonato, por isso, temos que estar focados ao máximo neste jogo inicial, que tende a ser muito difícil, mas que precisamos vencer para viajar a Franca sem muita pressão. Vamos enfrentar um time que mescla bem a juventude com a experiência e que fez uma bela campanha na primeira fase, contudo, trabalhamos forte nos treinamentos que antecederam esta fase e vamos buscar o resultado positivo neste jogo de abertura da série”, disse o ala norte-americano Holloway, segundo maior cestinha da fase de classificação, com média de 20,5 pontos por jogo.
Para sair vencedor no primeiro jogo das oitavas de final, o time sorocabano terá que encerrar um tabu contra Franca. Além das duas derrotas sofridas na fase de classificação da atual edição do NBB, os comandados de Rinaldo Rodrigues também foram derrotados pelos rivais nos dois duelos da temporada 2011/2012 e nunca venceram uma partida diante dos francanos na história campeonato nacional.
“Vamos encarar um time forte, voluntarioso e que conta com jogadores experientes, por isso, esperamos por uma partida dura do começo ao fim. Mas, fizemos treinamentos bons, em cima da forma como Franca atua, e vamos buscar a superação, contando sempre com o apoio dos nossos torcedores”, concordou o comandante sorocabano, Rinaldo Rodrigues.
Confira a tabela completa do confronto:
16/04 – Liga Sorocabana x Franca – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 19h30
19/04 – Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas
20/04 – Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 19horas
22/04* – Liga Sorocabana x Franca – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20 horas
25/04* – Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas
*Se necessário