#JOGAJUNTO

Rio 2016

Sem crise!

11-08-2016 | 12:42
Por Liga Nacional de Basquete

Com ótima estratégia no final da partida, após três quartos na frente, Venezuela confirma vitória contra China e chega ao seu primeiro triunfo no Grupo A

Nestor Garcia pagou para ver com tática de faltas no último minuto e a equipe do extremo sudeste asiático não soube aproveitar as chances que possuiu nos últimos minutos. Neste último jogo do quinto dia de basquetebol nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, controlando a partida o jogo inteiro, Venezuela colocou boa estratégia no final da partida, conteve a China e triunfou, por 72 a 68, pela primeira vez na competição.

Põe na conta: Com esta vitória, a equipe venezuelana chega a sua primeira vitória na competição, acumula quatro pontos e está empatado com a Sérvia, mas fora da zona de classificação. Enquanto isso a China está na lanterna do Grupo A, com três pontos e três derrotas.

O cara: O ala Colmenares, da Venezuela, fez tudo que pode para dar a vitória ao seu país. Com 16 pontos, o atleta segurou o tempo inteiro sua seleção à frente no placar diante da China. Além disso, conseguiu pegar cinco sobras na partida e ainda dar quatro passes decisivos.

jHCYElU-Nkil749BWc_KFg

Jianlian Yi voltou a figurar entre os cestinhas e terminou a partida com um duplo-duplo (18 pontos e 10 rebotes) (Créditos: FIBA)

Batalha dos desesperados: Logo no começo da partida a Venezuela abriu 15 pontos de vantagem pra cima da China e sem ajuda de Echenique e Cox, seus maiores pontuadores nas duas últimas partidas. Todavia, os chineses não permitiram que houvesse uma reação tão maior e logo no segundo quarto chegou a empatar a partida em 35. Ao final do segundo período, o time comandado por Nestor Garcia abriu três pontos de diferença e se manteve na frente.

Prelúdio ao caos: Faltando cinco minutos para o final do jogo, a equipe venezuelana, que ficou na frente o tempo inteiro, abriu seis pontos de diferença e a China pediu um tempo para tentar conter a força de Nestor Garcia.  Deu certo, o comboio vermelho e amarelo reforçou o garrafão, pegou dois rebotes seguidos ofensivos, quando faltava 1 minuto no placar e a vantagem sul americana caiu em um ponto.

sKhvLYA-40uVIjAoPixAAQ

Colmenares fez de tudo nesta partida e foi o cara principal que deu esta vitória à Venezuela (Créditos: Fiba)

Momento da partida: Quando faltava menos de um minuto para a partida, o jogo estava em 64 a 63 para a Venezuela, a China veio com tudo e, muito exaltada, desperdiçou algumas chances cruciais e Colmenares estendeu a vantagem para três pontos. Então o técnico Nestor Garcia, da Venezuela, passou a marcar faltas em cima dos chineses para que não chutassem do perímetro. O elenco vermelho e amarelo não aproveitou todos os lances, não teve malícia para pegar o rebote ofensivo e caiu na armadilha feita pelo técnico da equipe sul americana.

Por pouco: Jianlian Yi e Guo atuaram muito bem pelo lado asiático. O pivô Yi anotou 18 pontos e ainda conseguiu pegar 10 rebotes nos 33 minutos que atuou nesta partida. Enquanto isso, o armador Guo conseguiu 17 tentos em apenas 25 minutos.

Números comprovam: Algo que os chineses não conseguiram conter foi a insanidade com que a equipe venezuelana imprimiu na partida. Este giro rápido de bola e bons passes que a equipe deu, permitiu que os passes decisivos aparecessem de maneira mais fácil, por isso a Venezuela deu 21 assistências enquanto a China terminou o jogo com nove.

E agora? A Venezuela encara a Austrália, nesta sexta-feira, às 19 horas (horário de Brasília). Já a China procura sua primeira vitória na competição contra a difícil seleção da Sérvia, na sexta (12/08), às 22h30.