HOJE
Sem desespero
Por Liga Nacional de Basquete
Assim como nas quartas, Bauru inicia série semifinal com derrota, mas confia em recuperação: “com certeza vamos reagir rápido”
O Gocil/Bauru Basket foi derrotado, por 98 a 86, no Jogo 1 das semifinais do NBB CAIXA 16/17. Não é a primeira vez que o time do interior paulista inicia uma série perdendo nestes playoffs. O mesmo aconteceu na fase quartas de final, diante do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, mas logo a equipe se recuperou e venceu as outras três partidas do confronto. Com a mesma confiança, os bauruenses acreditam que começaram a mudar os rumos do duelo no próximo sábado (13/05), às 14 horas (de Brasília), pelo Jogo 2, desta vez dentro de casa, com transmissões ao vivo da Band e do SporTV.

Após perder o Jogo 1, Bauru venceu três partidas seguidas e bateu Brasília nas quartas, por 3 a 1 (Brito Junior/Divulgação)
“Playoffs é assim mesmo. Perdemos o primeiro jogo, agora é voltar para casa, assistir os vídeos, para ter uma reação rápida, pegar os pontos falhos do Pinheiros e conseguir virar essa série com mando de quadra, ao lado da nossa torcida”, declarou Jefferson, do Bauru.
Nas quartas de final, a derrota por 88 a 87 para os candangos, com direito a prorrogação, foi dentro de casa. Diferente da situação atual, já que os bauruenses foram derrotados em São Paulo (SP), pelo EC Pinheiros. Durante a fase de classificação, o time do interior superou o da capital paulista quando atuou ao lado de sua torcida, por 74 a 64, com grandes atuações de Jefferson (22 pontos e oito rebotes) e Alex Garcia (22 pontos, oito rebotes e cinco assistências).
Os 98 pontos sofridos na segunda-feira (08/05) para os pinheirenses foi a maior marca cedida pelo Dragão na atual temporada em uma partida que não teve prorrogação. Ao todo, foram 12 bolas de 3 pontos para o elenco comandado por César Guidetti, que teve 52,4% de aproveitamento ofensivo na partida.
“Eles estão jogando muito bem no contra-ataque. Chegam chutando de três e conseguiram uma porcentagem alta hoje nesses arremessos. Vamos estudar, ver o que erramos e com certeza vamos reagir rápido. Somos uma equipe experiente, que sabe reagir nestas situações. Parabéns ao Pinheiros, está 1 a 0, mas agora a gente tem o mando de quadra e com certeza vai ser diferente lá em Bauru”, acrescentou o ala/pivô bauruense.

“houveram falhas na defesa” palavras de Jefferson sobre o Jogo 1 da série contra o Pinheiros (Daniel Vorley/ECP)
Apesar do aproveitamento espetacular do Pinheiros, o dos bauruenses foi ainda maior, de 53,08%. A grande diferença do confronto ficou no volume ofensivo impressionante dos mandantes e nas perdas da posse de bola por parte dos comandados de Demétrius Ferracciú, que tiveram 15, contra 11 do time da capital paulista.
Melhor defesa da atual temporada, o Bauru começou a reação diante do Brasília exatamente em uma atuação respeitosa na proteção das cestas. No Jogo 2 da série, a equipe candanga anotou apenas 73 pontos, segundo pior desempenho ofensivo do time atuando dentro de casa na edição. É nessa força lá atrás que o Bauru acredita que pode reverter o confronto e chegar a terceira decisão consecutiva do NBB CAIXA.
“Conseguimos fazer 86 pontos. Vontade não faltou, faltou um pouco de atenção, de saber como iríamos marcar eles. Houveram falhas na defesa, mas isto é ajuste simples. Tenho certeza que vamos conseguir fazer um belíssimo jogo em casa”, completou o camisa 11 do Bauru.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca