HOJE
Sem educação!
Por Liga Nacional de Basquete
Assim como na estreia diante do Brasil, Lituânia faz grande jogo, cresce no momento decisivo e acaba com a festa da torcida argentina presente na Arena Carioca 1

Com grande atuação de Kuzminskas, Lituânia estraga festa da torcida argentina que lotou a Arena Carioca 1 (Divulgação/FIBA)
Depois de vencer a Seleção Brasileira na estreia, a Lituânia estragou a festa da torcida argentina, desta vez. No último jogo da terceira rodada dos Jogos Olímpicos do Rio, na noite desta quinta-feira (11/08), os lituanos fizeram partida duríssima contra a Argentina e contaram com muita frieza nos momentos decisivos para vencer, por 81 a 73.
Chamou a responsabilidade: O mais novo lituano na NBA, Mindaugas Kuzminskas foi decisivo na vitória de sua seleção. Com um segundo tempo de partida espetacular, o ala teve um aproveitamento incrível de 69,2% nos arremessos e terminou como cestinha do jogo, com 23 pontos, além dos cinco rebotes obtidos.
Deixa com ele! : Um dos melhores jogadores dos Jogos Olímpicos até aqui, Mantas Kalnietis mais uma vez comandou a seleção lituana à vitória. Quase 37 minutos dentro de quadra, o armador ditou todo o ritmo da equipe na partida, seja pontuando ou armando. Ao todo, foram 17 pontos (segundo pontuador da Lituânia), cinco rebotes e sete assistências para ele.
+Clique e confira as estatísticas completas da partida
Guerreiro: Peça fundamental da seleção lituana, Jonas Maciulis também teve uma grande atuação. Atuando com muita vontade e intensidade na defesa, o ala fez um ótimo trabalho marcando, principalmente, Andreas Nocioni. Além disso, o atleta do Real Madrid também somou dois dígitos de pontuação, com dez tentos, e pegou seis rebotes.
Vale muito! : Na sequência da competição, a Lituânia terá pela frente uma reedição da final do último Campeonato Europeu. A seleção enfrentará a Espanha, no sábado (13/08), às 19 horas, podendo confirmar sua classificação ao mata-mata dos Jogos Olímpicos do Rio.
Invencibilidade mantida: Com a vitória, a Lituânia se mantém invicta nas Olímpiadas de 2016, com três triunfos, na liderança do Grupo B, enquanto a Argentina conheceu seu primeiro resultado negativo e, agora, ocupa a segunda colocação da chave.
Números comprovam: Em um duelo tão equilibrado, o fator aproveitamento pesou demais na vitória lituana. Enquanto a seleção europeia converteu 44,6% dos arremessos que tentou, os argentinos tiveram apenas 37,9% no quesito. Outro ponto chave foi o domínio absoluto dos lituanos nos rebotes, com o total de 51 sobras, contra apenas 29 da Argentina.

Forçando muitas faltas adversárias, Ginobili bateu 17 lances livres e liderou a Argentina em pontos, com 22 (Divulgação/FIBA)
Experiência não envelhece: Em um dia complicado para a seleção argentina, sofrendo muito com a defesa lituana, Manu Ginobili era o caminho para a produção ofensiva. Forçando muitas infiltrações e cavando faltas, o experientíssimo ala/armador foi aos poucos pontuando e mantendo a Argentina viva no jogo. Ao todo, foram 17 lances livres cobrados, com dez acertos para o jogador, que ainda foi o cestinha da equipe, com 22 pontos.
Grupo unido: Apesar da derrota, a Argentina se mantém na segunda colocação do Grupo B e segue como uma das favoritas à medalha. Mais uma vez, a seleção teve uma bela atuação coletiva. Além de Ginobili, Nocioni foi muito bem, com 14 pontos e sete rebotes; Scola anotou 12 pontos, pegou sete rebotes e deu quatro assistências; e Campazzo e Delfino produziram mais dez pontos, cada.
Vai ter clássico! : Com duas vitórias e uma derrota, a Argentina terá pela frente mais um duelo fundamental na disputa por posições. No sábado (11/08), às 14h15 (de Brasília), a seleção argentina encara seu maior rival, o Brasil, novamente na Arena Carioca 1.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca