#JOGAJUNTO

Rio 2016

Sem educação!

12-08-2016 | 12:58
Por Liga Nacional de Basquete

Assim como na estreia diante do Brasil, Lituânia faz grande jogo, cresce no momento decisivo e acaba com a festa da torcida argentina presente na Arena Carioca 1

Mindaugas Kuzminskas, da Lituânia

Com grande atuação de Kuzminskas, Lituânia estraga festa da torcida argentina que lotou a Arena Carioca 1 (Divulgação/FIBA)

Depois de vencer a Seleção Brasileira na estreia, a Lituânia estragou a festa da torcida argentina, desta vez. No último jogo da terceira rodada dos Jogos Olímpicos do Rio, na noite desta quinta-feira (11/08), os lituanos fizeram partida duríssima contra a Argentina e contaram com muita frieza nos momentos decisivos para vencer, por 81 a 73.

Chamou a responsabilidade: O mais novo lituano na NBA, Mindaugas Kuzminskas foi decisivo na vitória de sua seleção. Com um segundo tempo de partida espetacular, o ala teve um aproveitamento incrível de 69,2% nos arremessos e terminou como cestinha do jogo, com 23 pontos, além dos cinco rebotes obtidos.

Deixa com ele! : Um dos melhores jogadores dos Jogos Olímpicos até aqui, Mantas Kalnietis mais uma vez comandou a seleção lituana à vitória. Quase 37 minutos dentro de quadra, o armador ditou todo o ritmo da equipe na partida, seja pontuando ou armando. Ao todo, foram 17 pontos (segundo pontuador da Lituânia), cinco rebotes e sete assistências para ele.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Guerreiro: Peça fundamental da seleção lituana, Jonas Maciulis também teve uma grande atuação. Atuando com muita vontade e intensidade na defesa, o ala fez um ótimo trabalho marcando, principalmente, Andreas Nocioni. Além disso, o atleta do Real Madrid também somou dois dígitos de pontuação, com dez tentos, e pegou seis rebotes.

Vale muito! : Na sequência da competição, a Lituânia terá pela frente uma reedição da final do último Campeonato Europeu. A seleção enfrentará a Espanha, no sábado (13/08), às 19 horas, podendo confirmar sua classificação ao mata-mata dos Jogos Olímpicos do Rio.

Invencibilidade mantida: Com a vitória, a Lituânia se mantém invicta nas Olímpiadas de 2016, com três triunfos, na liderança do Grupo B, enquanto a Argentina conheceu seu primeiro resultado negativo e, agora, ocupa a segunda colocação da chave.

Números comprovam: Em um duelo tão equilibrado, o fator aproveitamento pesou demais na vitória lituana. Enquanto a seleção europeia converteu 44,6% dos arremessos que tentou, os argentinos tiveram apenas 37,9% no quesito. Outro ponto chave foi o domínio absoluto dos lituanos nos rebotes, com o total de 51 sobras, contra apenas 29 da Argentina.

Manu Ginobili, da Argentina

Forçando muitas faltas adversárias, Ginobili bateu 17 lances livres e liderou a Argentina em pontos, com 22 (Divulgação/FIBA)

Experiência não envelhece: Em um dia complicado para a seleção argentina, sofrendo muito com a defesa lituana, Manu Ginobili era o caminho para a produção ofensiva. Forçando muitas infiltrações e cavando faltas, o experientíssimo ala/armador foi aos poucos pontuando e mantendo a Argentina viva no jogo. Ao todo, foram 17 lances livres cobrados, com dez acertos para o jogador, que ainda foi o cestinha da equipe, com 22 pontos.

Grupo unido: Apesar da derrota, a Argentina se mantém na segunda colocação do Grupo B e segue como uma das favoritas à medalha. Mais uma vez, a seleção teve uma bela atuação coletiva. Além de Ginobili, Nocioni foi muito bem, com 14 pontos e sete rebotes; Scola anotou 12 pontos, pegou sete rebotes e deu quatro assistências; e Campazzo e Delfino produziram mais dez pontos, cada.

Vai ter clássico! : Com duas vitórias e uma derrota, a Argentina terá pela frente mais um duelo fundamental na disputa por posições. No sábado (11/08), às 14h15 (de Brasília), a seleção argentina encara seu maior rival, o Brasil, novamente na Arena Carioca 1.