HOJE
Sem perder o foco
Por Liga Nacional de Basquete
De olho no clássico do próximo sábado, Flamengo e Brasília buscam estender sequências de vitórias no NBB 2013/2014 na rodada desta quinta-feira
É inegável que Flamengo e UniCEUB/BRB/Brasília travam a maior rivalidade do basquete brasileiro na atualidade. Únicos campeões do NBB na história, os times irão se enfrentar no próximo sábado, em uma partida que promete ser um grande espetáculo. Mas, antes de duelarem, as equipes entrarão em quadra nesta quinta-feira e tentarão estender suas respectivas sequências de vitórias na competição nacional.
Dono do título da última edição do maior campeonato de basquete do país, o clube rubro-negro venceu seus últimos sete compromissos na atual temporada do NBB e se isolou na ponta da tabela de classificação. Para somar a oitava vitória consecutiva e manter a liderança da competição com folga, o esquadrão dirigido pelo técnico José Neto medirá forças com o Universo/Goiânia, dono da 14ª colocação, fora de casa, no Ginásio Rio Vermelho, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).
“Uma coisa que acho que não devemos fazer é olhar nem a nossa posição nem a do adversário na tabela. Uma rodada pode mudar tudo, as equipes estão bem equilibradas, todos têm condições de ganhar. A equipe de Goiânia é uma equipe que jogando em casa oferece perigo, temos que nos empenhar para conseguir a vitória sobre eles”, disse o treinador flameguista.
Assim como nas duas últimas partidas, frente a Unitri/Magazine Luiza e Vivo/Franca, o ala Marquinhos figurará no banco de reservas e fará sua estreia na competição. Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou das quadras nos últimos meses, o MVP da edição 2012/2013 do NBB está liberado pelo departamento médico e debutará na sexta edição da campeonato nacional diante dos goianos.
“Acho que o time ainda está em uma crescente. Estamos buscando nosso equilíbrio e ainda temos muita coisa para agregar, além dos jogadores que estão voltando de contusão e do jeito que jogamos. Estamos encaixando nosso estilo de jogo e conseguindo boas vitórias. Temos que aplicar o que temos de proposta de trabalho para sempre ficarmos melhor. Ainda temos muito a conquistar”, explicou o comandante rubro-negro, José Neto.
Por sua vez, Brasília também atravessa um ótimo momento no NBB. Depois de dividir as atenções entre a competição nacional e a Liga Sul-Americana – competição que se sagrou campeão –, a equipe candanga enfim entrou nos eixos e, depois de levar a melhor nas últimas seis partidas que disputou, já aparece colado no G-4, na quinta posição, com uma campanha de dez resultados positivos e seis derrotas (62.5% de aproveitamento).
O adversário do time do Centro-Oeste do país será o Macaé Basquete, que divide a 14ª colocação do NBB com Goiânia, também com cinco triunfos em 16 partidas realizadas. Na busca de somar o sétimo se manter próximo ao grupo dos quatro primeiros colocados, a agremiação comandada pelo argentino Sergio Hernandez atuará ao lado de sua torcida, no Ginásio da Asceb, na capital federal, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).