HOJE
Sem pressão!
Por Liga Nacional de Basquete
Atual campeão do Torneio de 3 Pontos, Duda descarta pressão e exalta mais uma vez alto nível da competição

Campeão do Torneio de 3 Pontos em 2016, Duda negou qualquer tipo de pressão pelo bicampeonato (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Dono de uma performance incrível, que lhe rendeu o título do último Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas, Duda Machado está focado para alcançar o bicampeonato, mas descartou qualquer tipo de pressão. O ala/armador do Solar Cearense vai brigar para repetir a façanha neste domingo (19/03), a partir das 10 horas (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera, com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular.
“Não tem pressão. É claro que eu sempre entro para ganhar, mas já estou muito feliz só de estar participando. Ano passado que eu tive a felicidade de ganhar e neste ano só tem fera no Torneio de 3 Pontos. Os concorrentes são aqueles jogadores que se você deixa livre na quadra já tem a certeza que a bola vai cair. Se eu conseguir ir para final já vou estar muito feliz, se conseguir ganhar também, como eu disse, estou feliz só de estar participando”, declarou Duda.
O ala/armador do Basquete Cearense ainda fez questão de diferenciar a situação encontrada nos jogos para o que ocorre no Torneio de 3 Pontos. No NBB CAIXA 15/16, Duda teve aproveitamento de 30,8% nos arremessos de fora do perímetro, segundo pior de sua carreira na competição, e mesmo assim levou o título no Jogo das Estrelas. Nesta edição, o camisa 10 da equipe nordestina tem 35,1% no quesito.
“Acho que o segredo é acertar a mecânica do arremesso e estar focado. É uma competição completamente diferente do que você faz no dia-a-dia, na situação de um jogo. Então tem que estar concentrado e com a mão certa, porque tem dias bons e ruins e se você estiver com a cabeça pesada ali, com certeza vai perder”, destacou o ala/armador.

Com 18 pontos feitos na fase final, Duda se consagrou campeão do Torneio de 3 Pontos no Jogo das Estrelas 2016 (Fotojump/LNB)
Além de Duda, a competição contará com outros cinco grandes arremessadores do NBB CAIXA. São eles: David Jackson, do Vasco da Gama, Deryk, do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, Jefferson, do Gocil/Bauru Basket, Marquinhos, do Flamengo, e Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor. Caso algum dos desafiantes do ala/armador do Basquete Cearense vença, teremos outro campeão inédito do Torneio de 3 Pontos.
“Eu sou fâ do David Jackson, mas só tem fera na disputa. Jefferson, Deryk, todo mundo é fera. No ano passado, meu irmão (Marcelinho) era atual bicampeão, favorito e não conseguiu ir nem para final. Isso mostra o equilíbrio da competição e esse ano eu tenho certeza que não vai ser diferente”, concluiu Duda.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca