#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Semana decisiva

01-10-2012 | 09:45
Por Liga Nacional de Basquete

Fase de classificação do Campeonato Paulista entra na reta final. Sete equipes do NBB já estão nas quartas de final, e Liga Sorocabana disputa última vaga

Larry e Figueroa disputam jogada em partida entre Franca e Bauru realizada na semana passada (Newton Nogueira/Divulgação)

A primeira fase do Campeonato Paulista 2012 chega à sua última semana com quase todos os oito classificados para os playoffs definidos. Faltando duas rodadas para a maioria dos participantes, sete equipes – todas do NBB – garantiram vaga. Se só falta um lugar para as quartas de final, as posições finais das classificações do grupo A e B ainda podem mudar nas partidas restantes.

Na chave A, São José/Unimed, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY e Mogi das Cruzes/SaniFill estão classificados. Suzano/Cesumar e Palmeiras, outros participantes do NBB, estão fora da disputa pelo título estadual.

Até o momento, o São José é o líder do grupo (dez vitórias e duas derrotas, faltando dois jogos) e só pode ser alcançado pelo Pinheiros (nove vitórias e três derrotas, com duas partidas). A definição do primeiro lugar pode acontecer no confronto direto. As duas equipes vão se enfrentar na última rodada, em São Paulo, neste sábado (06/10).

Já no grupo B, Paschoalotto/Bauru, Winner/Kabum/Limeira e Vivo/Franca estão nas quartas de final. Só resta uma vaga, que será disputada entre a LSB – Liga Sorocabana de Basquete e o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M, de São José do Rio Preto.

As duas equipes vão se enfrentar na penúltima rodada, em Sorocaba, nesta quinta. Uma vitória coloca a LSB na próxima fase. Em caso de derrota, a equipe do NBB terá de vencer o Franca fora de casa e torcer por um tropeço do América contra o ABCD Rio Claro, em São José do Rio Preto, na última rodada para se manter na briga pelo título paulista.

Bauru (oito vitórias e duas derrotas, faltando dois jogos) e Limeira (sete vitórias e três derrotas, com mais duas partidas) disputam a ponta do grupo, que também pode ser definida em um confronto direto na rodada final. O duelo será realizado na casa do atual líder, no sábado (06/10).

Se a primeira fase terminasse com a atual classificação por aproveitamento (considerando que algumas equipes têm jogos a mais do que outras), as quartas de final em melhor de cinco jogos teriam São José x Liga Sorocabana, Pinheiros x Franca, Limeira x Paulistano e Bauru x Mogi das Cruzes.

Classificação atual por número de pontos

Grupo A
1º) São José/Unimed – 22 pontos (10 vitórias e 02 derrotas)
2º) Paulistano/Unimed – 22 pontos (09 vitórias e 04 derrotas)
3º) Pinheiros/SKY – 21 pontos (09 vitórias e 03 derrotas)
4º) Mogi das Cruzes/SaniFill – 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas)
5º) Palmeiras – 18 pontos (06 vitórias e 06 derrotas)
6º) Suzano/Cesumar – 17 pontos (04 vitórias e 09 derrotas)
7º) Metodista/São Bernardo – 14 pontos (02 vitórias e 10 derrotas)
8º) Internacional/Prefeitura de Santos – 13 pontos (01 vitória e 11 derrotas)

Grupo B
1º) Paschoalotto Bauru – 18 pontos (08 vitórias e 02 derrotas)
2º) Winner/Kabum/Limeira – 17 pontos (07 vitórias e 03 derrotas)
3º) Vivo/Franca – 17 pontos (06 vitórias e 05 derrotas)
4º) Liga Sorocabana de Basquete – 15 pontos (05 vitórias e 05 derrotas)
5º) América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M – 14 pontos (04 vitórias e 06 derrotas)
6º) Jacareí Basketball/ABJ – 14 pontos (03 vitórias e 08 derrotas)
7º) Rio Claro Basquete – 13 pontos (03 vitórias e 07 derrotas)