HOJE
AS SEMIFINAIS VÊM AÍ!
Por Liga Nacional de Basquete
Duelos que valem vaga na grande final do maior campeonato de base do Brasil acontecem neste sábado (2/9), no Ginásio Antônio Prado Jr. (Paulistano); confira como Corinthians, Sesi Franca, Pinheiros e Paulistano chegaram até as semis da LDB 2023
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023, realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) vai chegando aos momentos de definição. Na última quinta-feira (31/08), o Ginásio Antonio Prado Jr recebeu o terceiro dia de Fase Final do maior campeonato de base do Brasil e sediou jogos com muita emoção e equilíbrio que definiram as semifinais. Agora, Corinthians, Pinheiros, Sesi Franca e Paulistano estão na briga por duas vagas na grande decisão do campeonato e jogam neste sábado na seguinte ordem: Sesi Franca e Pinheiros se enfrentam às 16h45 e logo em seguida o Corinthians pega o Paulistano às 19h.
A fase final da LDB 2023 está sendo realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro com sede no Paulistano (Ginásio Antônio Prado Jr.). Com oito equipes classificadas para o momento decisivo, dois grupos foram formados: Grupo C (Paulistano, Minas Tênis Clube, Praia Clube e Sesi Franca) e Grupo D (Pinheiros, Corinthians, Caxias do Sul e São José) – os dois melhores de cada garantiram vaga para as semifinais, enquanto o restante dos times brigará pelo 5º ao 8º lugar.
+ Confira a classificação completa da LDB 2023
Virada do Sanja!
O jogo que deu start na quinta-feira (31/08) de Fase Final de LDB foi o duelo entre São José Basketball e Caxias do Sul/Recreio da Juventude. A partida foi pautada pelo equilíbrio desde o início, visto que as duas equipes foram ao intervalo da partida com o placar empatado. No início do 4º quarto, o São José se viu com uma desvantagem de nove pontos, porém, aumentou o ritmo ofensivo e defensivo e conseguiu o triunfo no final: 70 x 67. Apesar da vitória, o time de São José dos Campos, assim como o Caxias, não conseguiu a classificação para as semifinais e entrará na disputa do 5º ao 8º lugar.
O destaque individual do São José foi o ala Kauê, com 15 pontos, enquanto o Caxias contou com grande atuação do ala/pivô Leo Cravero: 24 pontos. As equipes voltam às quadras da LDB 2023 no próximo sábado (02/09), para a disputa do 5º ao 8º lugar.
Pinheiros guerreiro!
Se a primeira partida do dia contou com equilíbrio, emoção até o final e virada, o segundo jogo não foi diferente. Pinheiros e Corinthians duelaram no Ginásio Antônio Prado Jr. e brigaram pelo triunfo até, literalmente, o último segundo do embate. A equipe pinheirense necessitava da vitória para garantir a classificação para as semifinais, enquanto o alvinegro paulista estava com a vaga encaminhada, porém, não poderia perder por muitos pontos, devido ao saldo de pontos na competição, que é critério de desempate para campanhas iguais.
A primeira metade da partida já demonstrava o equilíbrio de Pinheiros e Corinthians e o placar do intervalo era de apenas quatro pontos de diferença. Na metade do terceiro quarto, a equipe pinheirense, atual tetracampeã seguida do torneio, estava vendo a vaga nas semifinais escapar, visto que o Corinthians construiu uma vantagem de 15 pontos.
Os comandados de Jhonatan Cintra não se deixaram abalar, venceram a parcial do último quarto e conseguiram, além da grande vitória sobre o rival da capital paulista, a presença nas semifinais da competição – o Corinthians, apesar do revés, também está garantido no momento decisivo do maior campeonato de base do Brasil. O Pinheiros, desde a LDB 2012, nunca ficou de fora das semifinais da competição.
Os destaques individuais da partida foram os dois armadores das equipes. Tico Faria, do Pinheiros e Gabi Campos, do Corinthians, são velhos conhecidos, afinal, já foram companheiros de time na equipe azul e também foram formados juntos na base pinheirense. Tico anotou 28 pontos e 33 de eficiência, enquanto Gabi Campos explodiu para 36 pontos com 9/17 nas bolas de três, números que colocaram a atuação do armador corintiano como a maior marca de pontos da LDB 2023, a segunda melhor marca de bolas de três convertidas da LDB 2023 e também a quinta maior da história.
”Estávamos há 15 pontos deles no 3º quarto, a gente sabe que o time do Corinthians tem jogadores excelentes individualmente, não tenho nem o que falar da partida que o Gabi fez hoje, mas a gente se superou. Deixaram a gente chegar, eles podiam ter matado o jogo. Agora vamos para as semifinais e nossa camisa pesa nesses jogos”, analisou Tico Faria.
”Fico muito orgulhoso e feliz pelo crescimento e evolução do Tico. Ele está se tornando um armador de elite, na base ele é um dos melhores armadores, se não for o melhor. Crescemos juntos a base inteira, treinamos juntos. Estou feliz por ele por esse desempenho”, comentou Gabi Campos.
Franca Imponente!
O terceiro duelo desta quinta-feira (31/8) ficou marcado pela força francana em classificar para as semifinais de forma invicta durante a fase final da LDB. Com um elenco composto de nomes fortes do basquete nacional, a equipe veio para mais uma atuação sólida na competição, com destaque para um segundo quarto com parcial de 35 a 13 em cima do Minas Tênis Clube. A partir daí o Franca seguiu administrando o placar, chegando a perder o último quarto 13 a 23, mas o bom somatório construído ao longo da partida seguiu falando mais alto e garantindo a vitória por 83 a 55. Com a derrota, o time minastenista entra para a disputa de 5º ao 8º lugar enfrentando o Caxias do Sul.
Vale destacar, pelo lado do time vencedor, as atuações do camisa #24 João Paulo (12 pontos e 10 rebotes) e do ala/armador Vinicius Flores (12 pontos). Para o Minas, boa partida do armador Danilo (11 pontos).
Donos da casa classificados!
O Paulistano não quis saber de perder tempo e nem vaga! Os donos da casa encerraram as disputas para o classificatório das semifinais com grande vitória em cima do Praia Clube por 83 a 54. Com boa dominância do placar do início ao fim, a noite foi assinada, em grande parte das estatísticas, pelo ala/armador Henrique Seixas que flertou com o duplo-duplo somando 23 pontos e 7 rebotes “O primeiro jogo dessa fase foi muito para aprendermos, fazer o time todo entrar na mesma página. E aí nas duas partidas seguintes já conseguimos evoluir alguns degraus e, subindo um de cada vez, vamos chegar mais fortes para enfrentar o Corinthians no sábado. A sexta-feira é de pausa nos jogos, mas de preparação e estudo para a semifinal”, afirmou Seixas.
Quem também avaliou o desempenho do Paulistano na atual fase foi o técnico da equipe, Bruno Porto “Foram três jogos muito duros e crescemos bastante durante essa fase final. Tivemos uma derrota contra Franca que nos ensinou muito e conseguimos ir crescendo e recuperando até chegar na semifinal que é o que realmente importa para colocar o Paulistano como campeão. A expectativa é muito boa, sabemos que vai ser muito duro, o Corinthians está em sua melhor fase, mas estamos prontos para o desafio!”, disse o técnico.
Do lado do Praia, o pivô Yago alcançou o dígito duplo com 11 pontos e 10 rebotes. Com o resultado, a equipe mineira entra na disputa de 5º ao 8º lugar e o Paulistano avança para a semifinal em que vai enfrentar o Corinthians no sábado (2/9).
Decisão chegando
Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega em seu momento decisivo. Para as semifinais, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificaram para a próxima fase, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação. Todos os jogos que levam até o título da edição de 2023 da LDB serão realizados entre os dias 2 e 3/9, conforme a tabela, abaixo:
Sábado (02/9) – Ginásio Antônio Prado Jr
12h15 – Minas x Caxias do Sul – Transmissão do Duas Saídas
14h30 – São José x Praia Clube/Gabarito – Transmissão do Duas Saídas
16h45 – Semifinal 1 – Sesi Franca x Pinheiros – Transmissão do Live Basketball Br
19h – Semifinal 2 – Corinthians x Paulistano – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB
Domingo (03/9) – Ginásio Antonio Prado Jr
12h15 – Disputa de 7º e 8º – Transmissão do Duas Saídas
14h30 – Disputa de 5º e 6º – Transmissão do Arquibancada EC
16h45 – Disputa de 3º e 4º – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB
19h – Final – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.