#JOGAJUNTO

LDB

AS SEMIFINAIS VÊM AÍ!

31-08-2023 | 09:25
Por Liga Nacional de Basquete

Duelos que valem vaga na grande final do maior campeonato de base do Brasil acontecem neste sábado (2/9), no Ginásio Antônio Prado Jr. (Paulistano); confira como Corinthians, Sesi Franca, Pinheiros e Paulistano chegaram até as semis da LDB 2023

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023, realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) vai chegando aos momentos de definição. Na última quinta-feira (31/08), o Ginásio Antonio Prado Jr recebeu o terceiro dia de Fase Final do maior campeonato de base do Brasil e sediou jogos com muita emoção e equilíbrio que definiram as semifinais. Agora, Corinthians, Pinheiros, Sesi Franca e Paulistano estão na briga por duas vagas na grande decisão do campeonato e jogam neste sábado na seguinte ordem: Sesi Franca e Pinheiros se enfrentam às 16h45 e logo em seguida o Corinthians pega o Paulistano às 19h.

A fase final da LDB 2023 está sendo realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro com sede no Paulistano (Ginásio Antônio Prado Jr.). Com oito equipes classificadas para o momento decisivo, dois grupos foram formados: Grupo C (Paulistano, Minas Tênis Clube, Praia Clube e Sesi Franca) e Grupo D (Pinheiros, Corinthians, Caxias do Sul e São José) – os dois melhores de cada garantiram vaga para as semifinais, enquanto o restante dos times brigará pelo 5º ao 8º lugar.

+ Confira a classificação completa da LDB 2023

Virada do Sanja!

O jogo que deu start na quinta-feira (31/08) de Fase Final de LDB foi o duelo entre São José Basketball e Caxias do Sul/Recreio da Juventude. A partida foi pautada pelo equilíbrio desde o início, visto que as duas equipes foram ao intervalo da partida com o placar empatado. No início do 4º quarto, o São José se viu com uma desvantagem de nove pontos, porém, aumentou o ritmo ofensivo e defensivo e conseguiu o triunfo no final: 70 x 67. Apesar da vitória, o time de São José dos Campos, assim como o Caxias, não conseguiu a classificação para as semifinais e entrará na disputa do 5º ao 8º lugar.

Com duas vitórias em três partidas no Grupo C, São José ficou de fora das semifinais por conta do saldo de pontuação (Luiz Pires/LNB)

O destaque individual do São José foi o ala Kauê, com 15 pontos, enquanto o Caxias contou com grande atuação do ala/pivô Leo Cravero: 24 pontos. As equipes voltam às quadras da LDB 2023 no próximo sábado (02/09), para a disputa do 5º ao 8º lugar.

Pinheiros guerreiro!

Se a primeira partida do dia contou com equilíbrio, emoção até o final e virada, o segundo jogo não foi diferente. Pinheiros e Corinthians duelaram no Ginásio Antônio Prado Jr. e brigaram pelo triunfo até, literalmente, o último segundo do embate. A equipe pinheirense necessitava da vitória para garantir a classificação para as semifinais, enquanto o alvinegro paulista estava com a vaga encaminhada, porém, não poderia perder por muitos pontos, devido ao saldo de pontos na competição, que é critério de desempate para campanhas iguais.

A primeira metade da partida já demonstrava o equilíbrio de Pinheiros e Corinthians e o placar do intervalo era de apenas quatro pontos de diferença. Na metade do terceiro quarto, a equipe pinheirense, atual tetracampeã seguida do torneio, estava vendo a vaga nas semifinais escapar, visto que o Corinthians construiu uma vantagem de 15 pontos.

Os comandados de Jhonatan Cintra não se deixaram abalar, venceram a parcial do último quarto e conseguiram, além da grande vitória sobre o rival da capital paulista, a presença nas semifinais da competição – o Corinthians, apesar do revés, também está garantido no momento decisivo do maior campeonato de base do Brasil. O Pinheiros, desde a LDB 2012, nunca ficou de fora das semifinais da competição.

Velhos conhecidos, Gabi Campos e Tico Faria protagonizaram grandes atuações no duelo (Luiz Pires/LNB)

Os destaques individuais da partida foram os dois armadores das equipes. Tico Faria, do Pinheiros e Gabi Campos, do Corinthians, são velhos conhecidos, afinal, já foram companheiros de time na equipe azul e também foram formados juntos na base pinheirense. Tico anotou 28 pontos e 33 de eficiência, enquanto Gabi Campos explodiu para 36 pontos com 9/17 nas bolas de três, números que colocaram a atuação do armador corintiano como a maior marca de pontos da LDB 2023, a segunda melhor marca de bolas de três convertidas da LDB 2023 e também a quinta maior da história.

”Estávamos há 15 pontos deles no 3º quarto, a gente sabe que o time do Corinthians tem jogadores excelentes individualmente, não tenho nem o que falar da partida que o Gabi fez hoje, mas a gente se superou. Deixaram a gente chegar, eles podiam ter matado o jogo. Agora vamos para as semifinais e nossa camisa pesa nesses jogos”, analisou Tico Faria.

”Fico muito orgulhoso e feliz pelo crescimento e evolução do Tico. Ele está se tornando um armador de elite, na base ele é um dos melhores armadores, se não for o melhor. Crescemos juntos a base inteira, treinamos juntos. Estou feliz por ele por esse desempenho”, comentou Gabi Campos.

Franca Imponente! 

O terceiro duelo desta quinta-feira (31/8) ficou marcado pela força francana em classificar para as semifinais de forma invicta durante a fase final da LDB. Com um elenco composto de nomes fortes do basquete nacional, a equipe veio para mais uma atuação sólida na competição, com destaque para um segundo quarto com parcial de 35 a 13 em cima do Minas Tênis Clube. A partir daí o Franca seguiu administrando o placar, chegando a perder o último quarto 13 a 23, mas o bom somatório construído ao longo da partida seguiu falando mais alto e garantindo a vitória por 83 a 55. Com a derrota, o time minastenista entra para a disputa de 5º ao 8º lugar enfrentando o Caxias do Sul.

Vale destacar, pelo lado do time vencedor, as atuações do camisa #24 João Paulo (12 pontos e 10 rebotes) e do ala/armador Vinicius Flores (12 pontos). Para o Minas, boa partida do armador Danilo (11 pontos).

Sesi Franca Basquete segue invicto na fase final da LDB 2023 (Luiz Pires/LNB)

Donos da casa classificados! 

O Paulistano não quis saber de perder tempo e nem vaga! Os donos da casa encerraram as disputas para o classificatório das semifinais com grande vitória em cima do Praia Clube por 83 a 54. Com boa dominância do placar do início ao fim, a noite foi assinada, em grande parte das estatísticas, pelo ala/armador Henrique Seixas que flertou com o duplo-duplo somando 23 pontos e 7 rebotes “O primeiro jogo dessa fase foi muito para aprendermos, fazer o time todo entrar na mesma página. E aí nas duas partidas seguintes já conseguimos evoluir alguns degraus e, subindo um de cada vez, vamos chegar mais fortes para enfrentar o Corinthians no sábado. A sexta-feira é de pausa nos jogos, mas de preparação e estudo para a semifinal”, afirmou Seixas.

Henrique Seixas deixou mais uma boa marca de atuação na noite desta quinta-feira (31/8) (Luiz Pires/LNB)

Quem também avaliou o desempenho do Paulistano na atual fase foi o técnico da equipe, Bruno Porto “Foram três jogos muito duros e crescemos bastante durante essa fase final. Tivemos uma derrota contra Franca que nos ensinou muito e conseguimos ir crescendo e recuperando até chegar na semifinal que é o que realmente importa para colocar o Paulistano como campeão. A expectativa é muito boa, sabemos que vai ser muito duro, o Corinthians está em sua melhor fase, mas estamos prontos para o desafio!”, disse o técnico.

Do lado do Praia, o pivô Yago alcançou o dígito duplo com 11 pontos e 10 rebotes. Com o resultado, a equipe mineira entra na disputa de 5º ao 8º lugar e o Paulistano avança para a semifinal em que vai enfrentar o Corinthians no sábado (2/9).

Decisão chegando

Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega em seu momento decisivo. Para as semifinais, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificaram para a próxima fase, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação. Todos os jogos que levam até o título da edição de 2023 da LDB serão realizados entre os dias 2 e 3/9, conforme a tabela, abaixo:

Sábado (02/9) – Ginásio Antônio Prado Jr

12h15 – Minas x Caxias do Sul – Transmissão do Duas Saídas

14h30 – São José x Praia Clube/Gabarito – Transmissão do Duas Saídas

16h45 – Semifinal 1 – Sesi Franca x Pinheiros – Transmissão do Live Basketball Br

19h – Semifinal 2 – Corinthians x Paulistano – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

Domingo (03/9) – Ginásio Antonio Prado Jr

12h15 – Disputa de 7º e 8º – Transmissão do Duas Saídas

14h30 –  Disputa de 5º e 6º – Transmissão do Arquibancada EC

16h45 – Disputa de 3º e 4º – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

19h – Final – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.