#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:Vem aía fase final

23-09-2019 | 06:03
Por Liga Nacional de Basquete

Competição começa nesta terça-feira (24) e conta com os oito melhores colocados da primeira etapa

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está de volta. Nesta terça-feira (24), os oito melhores colocados da primeira etapa seguirão em busca das quatro vagas nas semifinais da competição, que contará com transmissão ao vivo no Facebook do NBB CAIXA, assim como na final.

Neste primeiro momento, as oito equipes serão divididas em dois grupos, C e D, com quatro membros cada.

No Grupo C teremos Pinheiros (1º), Sesi Franca Basquete (4º), Corinthians (5º) e Coritiba Monsters/Sociedade Thalia (8º). Enquanto no Grupo D Paulistano/Corpore (2º), Flamengo (3º), São José Basketball (6º) e Curitiba Basquetebol/CMP (7º). Todos os confrontos acontecerão no Ginásio Antônio Prado Jr, casa do Paulistano.

Ginásio Antonio Prado Jr será o palco da Etapa Final da LDB 2019 (Marcelo Zambrana/LNB)

Transmissão ao vivo no Facebook do NBB

Nesta etapa teremos uma novidade: às semifinais e a final contarão com transmissão ao vivo no Facebook do NBB CAIXA. Ou seja, você poderá acompanhar a fase decisiva da maior competição de base do basquete nacional ao vivo e online.

Além, é claro, você poderá contar com a equipe de transmissão mais querida do basquete brasileiro, formada por Guilherme Maia (narração), Ricardo Bulgarelli (comentários) e Giovanna Terezzino (reportagem).

Equipe do NBB na Web estará a partir das semifinais nas transmissões da LDB 2019 (Arte/LNB)

Sistema de disputa

As equipes se enfrentarão no sistema de disputa de todos contra todos, contra as equipes de seus grupos, com todos os jogos realizados no Ginásio Antônio Prado Jr. Após o término dos confrontos, os dois melhores colocados de cada chave avançarão para às semifinais.

Nesta fase, os confrontos serão decididos em confronto único, com cruzamentos da seguinte maneira: 1º Grupo C x 2º Grupo D e 1º Grupo D x 2º Grupo C. As equipes que não garantirem uma vaga na finalíssima duelarão pela disputa de 3º e 4º.

Já a final acontecerá no dia 29 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Jr, também em jogo único, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.

Finalíssima acontecerá dia 29 de setembro (João Neto/LNB)

Paralelamente às semifinais e final, a disputa de 5º a 8º acontecerá, com o seguinte modelo de disputa: 3º colocado do grupo C x 4º colocado do grupo D (Jogo 01), 3º colocado do grupo D x 4º colocado do grupo C (Jogo 02); Perdedor do Jogo 01 x Perdedor do Jogo 02 (Disputa de 7º à 8º) e Vencedor do Jogo 01 x Vencedor do Jogo 02 (Disputa de 5º e 6º).

+ Tabela de classificação da LDB 2019

Pinheiros chega invicto na Etapa Final

Um dos favoritos ao título nesta edição, o Pinheiros vem em busca do bicampeonato seguido da competição. A equipe, até aqui, está com uma campanha impecável, e invicta, de 12 vitórias em 12 jogos.

O time pinheirense, mesmo totalmente reformulado em comparação a última conquista, mostrou consistência no estilo pré-definido pelo treinador David Pelosini. As peças mudaram, mas a essência da equipe, de intensidade, versatilidade e rodagem no elenco não foi alterada.

“As peças mudam, mas o trabalho é sempre o mesmo, independentemente dos resultados diretos. O verdadeiro resultado são os atletas que formamos aqui e que compõem times pelo mundo, tornando seus sonhos de menino uma realidade”, afirmou o treinador do Pinheiros, David Pelosini.

Sob os comandos de David Pelosini, Pinheiros encerrou 1ª invicto (João Pires/LNB)

Paulistano aposta em mescla de experiência e juventude

Campeão em 2017 e vice em 2018, o Paulistano segue em busca de sua terceira final seguida em LDB’S. Para isso, o time comandado por Beto Jayme terá que suar a camisa, especialmente agora no mata-mata.

Dono de um elenco com jogadores experientes, como Dikembe, Jonatan e Beto, a equipe conseguiu nessa edição uma boa mescla com os jogadores mais ‘novos’ do elenco, casos de Matheus Buiu, Vitão e Lucas.

“Temos a experiência de alguns jogadores, como o Dikembe, Jonatan, que esteve na última temporada com o Pinheiros, e mesclamos eles com a molecada. A nossa molecada, querendo ou não, já tem uma certa experiência, casos do Beto e Anderson, que já disputaram uma final, por exemplo. Vamos mesclar bastante a juventude e a experiência dos mais velhos, com Dikembe, Jonathan e, quem sabe, do Yago, que seria bem importante”, disse o comandante do CAP, Beto Jayme.

Experiente em LDB’s, Dikembe é o principal líder do Paulistano dentro de quadra (Hedeson Alves/LNB)

Elenco estrelado do Flamengo busca título após 6 anos

Outro favorito ao título neste ano, o Flamengo vem com tudo para sair da fila que já dura seis anos sem um título de LDB.

Para voltar ao caminho dos títulos, o rubro-negro trabalhou bem e montou um elenco forte e recheado de jovens promessas, com nomes como de Pedro Nunes, Matheus Weber, Matheusinho e Ruan.

“Queremos muito ser campeões e trabalhamos para isso. É Flamengo. Montamos um time pensando no título, mas para lutar por isso precisamos ganhar uma semifinal, e para chegar na semifinal precisamos classificar no quadrangular. E tudo começa no jogo com o São José, então esse é o nosso foco principal: conseguir chegar bem para o primeiro jogo da etapa final”, afirmou o treinador Rodrigo Galego.

Com um time estrelado, Flamengo vem forte para a Etapa Final da LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)

Com jovens promissores, Franca chega forte na fase final

Com a boa campanha na primeira etapa, de nove vitórias em 12 jogos, o Sesi Franca, atualmente, pode ser colocado no bolo dos favoritos ao título da competição nesta temporada.

Com jovens promissores, como o Pivô Márcio e o ala Gui Abreu, a equipe comandada por Jhonatan Santos irá em busca do bicampeonato da competição – o último título aconteceu em 2016.

“Nossa primeira expectativa é classificar para as semifinais, não importa se em primeiro ou segundo lugar. Estamos com o time forte, com o retorno do Márcio que não disputou a segunda etapa, e é fundamental para a gente conseguir fazer bons jogos, principalmente nos momentos difíceis, que ele consegue fazer a diferença”, disse o treinador Jonathan, do Franca.

Márcio, com apenas 16 anos, é um dos grandes destaques do Franca (Hedeson Alves/LNB)

Eles querem surpreender

Correndo por fora, temos Corinthians (5º), São José Baksteball (6º), Curitiba Basquetebol/CMP (7º) e Coritiba/Monsters (8º).

O Corinthians, com oito vitórias em 12 jogos, vem forte para a Etapa Final da competição. Um dos motivos para acreditar nisso é a força de seu plantel, além dos talentos individuais, caso do ala Daniel Von Haydin, que nessa LDB quebrou o recorde de bolas de 3 pontos em um só jogo – anotou 11 acertos contra o Basquete Cearense.

Daniel quebrou o recorde de bolas de 3 pontos na história da LDB nesta edição da competição (Hedeson Alves/LNB)

A equipe joseense também foi bem na primeira etapa, com campanha de seis vitórias nos 12 jogos disputados. Dentre essas vitórias, vale destacar a contra o vice colocado, Paulistano, em que a equipe do interior paulista venceu por 56 a 46.

Já o Curitiba, dono de campanha de seis vitórias em 12 jogos, vem com um elenco que conta com jogadores experientes para essa fase final e promete ser páreo duro. Enquanto o estreante Coritiba/Monsters, com campanha de cinco vitórias em 12 jogos, fará de tudo para buscar uma vaga entre os quatro melhores da competição.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Tabela de jogos:

Grupo C: 

24/09 (Terça-feira)

10h30 – Coritiba/Sociedade Thalia x Pinheiros

12h45 – Sesi Franca Basquete x Corinthians

25/09 (Quarta-feira)

10h30 – Corinthians x Pinheiros

12h45 – Coritiba/Sociedade Thalia x Sesi Franca Basquete

26/09 (Quinta-feira)

15h – Corinthians x Coritiba/Sociedade Thalia

17h15 – Sesi Franca Basquete x Pinheiros

Grupo D:

24/09 (Terça-feira)

15h – Flamengo x São José Basketball

17h15 – Paulistano/Corpore x Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB

25/09 (Quarta-feira)

15h – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x Flamengo

17h15 – São José Basketball x Paulistano/Corpore

26/09 (Quinta-feira)

10h30 – Paulistano/Corpore x Flamengo

12h45 – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x São José Basketball