#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Velhos conhecidos

31-01-2024 | 02:49
Por Gustavo Mesa

Pelo terceiro ano consecutivo, Flamengo e Paulistano se enfrentam no Maracanãzinho pela Copa Super 8; SporTV transmite a semifinal ao vivo às 19h

Flamengo e Paulistano se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Maracanãzinho, em um duelo de velhos conhecidos na Copa Super 8. As equipes duelaram no mesmo local nos dois últimos anos em partidas válidas pelas quartas de final e em ambas ocasiões o Rubro-Negro levou a melhor. A equipe paulista busca a revanche, desta vez em jogo que vale vaga na decisão do torneio. O SporTV transmite a semifinal ao vivo direto do Rio de Janeiro. Na decisão, o vencedor recebe a UNIFACISA no sábado (3/2), às 17h.

Em 2022, o Flamengo levou a melhor por 71 a 68, em partida que teve o brilho do armador Yago, que anotou 17 pontos contra sua ex-equipe. No ano seguinte, o Rubro-Negro contou com 26 pontos do argentino Vildoza para vencer por 71 a 65.

Flamengo venceu o Paulistano por 77 a 72 no primeiro turno do NBB CAIXA 2023/24 (Willian Oliveira/Foto Atleta)

Demétrius Ferracciú era o treinador do Paulistano nas duas campanhas anteriores na Super 8, que terminaram em eliminação para o Flamengo. O técnico conhece bem os riscos de jogar contra a equipe carioca.

“Quando você enfrenta uma equipe com o Flamengo, você sabe que não podem acontecer muitas dúvidas, muitos erros. Então, quanto menos isso acontecer, melhor para a gente, mais chance a gente tem de levar o jogo de uma maneira para vencer no final”, analisou o treinador.

O Paulistano, que se classificou em quinto para a Super 8, alcançou a semifinal com uma vitória fora de casa sobre o R10 Score Vasco, em partida que o CAP mostrou uma defesa muito forte e um ataque equilibrado. Para Demétrius, manter a característica da equipe é fundamental para ter sucesso no Maracanãzinho.

“Vamos em busca da nossa essência, da nossa maneira de jogar, do nosso estilo de jogo, em busca da confiança. Vamos tentar colocar todas as situações em prática no jogo, para que a gente possa conquistar uma vaga importante, que seria a final inédita para o clube”, completou o técnico.

Outro personagem acostumado a enfrentar o Flamengo é o ala-pivô Victão, que disputa sua oitava temporada do NBB CAIXA no Paulistano. Cria da base do CAP, o jogador de 26 anos analisou os pontos fortes do rival desta quarta-feira.

“Os pontos fortes deles: eles correm bem a quadra, espaçam bastante a quadra, eles têm bastante volume de jogo, e gostam também de atacar bastante o rebote de ataque. Eles têm uma rotação muito grande de jogadores”, afirmou.

Victão acredita que o Paulistano pode alcançar a decisão se a equipe fizer uma partida eficiente dos dois lados da quadra.

“O que o Paulistano precisa fazer para chegar à final é ter uma consistência bem grande defensivamente e ofensivamente nos 40 minutos. Consistência ofensiva e defensiva, com certeza, são os principais pontos”, completou.

Experiência rubro-negra

Bicampeão da Copa Super 8 (2018 e 2021), o Flamengo chegou às semifinais em todas as seis edições da competição, incluindo a deste ano. O elenco Rubro-Negro conta com diversos jogadores que já estão na história do torneio, como os MVPs Olivinha (2021) e Gui Deodato (2022, por Minas) e Franco Balbi, recordista da competição em assistências, com 59 no total.

Gabriel Jaú marcou 31 pontos nas quartas de final contra o Bauru (Bruno Lorenzo/LNB)

No entanto, quem brilhou na vitória sobre o Bauru, nas quartas de final desta Copa Super 8, foi o ala-pivô Gabriel Jaú. O jogador de 24 anos anotou o recorde de sua carreira e igualou a maior marca do torneio ao anotar 31 pontos no último domingo (28/1). Até então, o único dono da marca era Davaunta Thomas, ex-Corinthians.

Jaú também largou na frente na corrida pelo MVP da Super 8. O prêmio é dado ao jogador do time campeão que teve a maior eficiência no campeonato. Contra Bauru, o ala-pivô registrou 35 de eficiência, segunda maior marca na história da competição. 

Jaú terá um confronto direto com o jogador que teve a terceira maior eficiência das quartas de final, o pivô Lucas Doria, que marcou 21 pontos e apanhou 9 rebotes na vitória do Paulistano sobre o R10 Score Vasco.

Quem vencer fará a final da Super 8 no sábado, às 17h, em casa. Tanto Flamengo, cabeça de chave número um da competição, quanto o Paulistano, o quinto classificado, tiveram campanhas melhores que a UNIFACISA, que chegou à decisão após eliminar Franca e Minas. 

Confira as datas e transmissões da Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
31/1 – 19h – (1º) Flamengo x Paulistano (5º) – Maracanãzinho – SporTV

Final:

3/2 – 17h – (1º) Flamengo ou Paulistano (5º) x UNIFACISA (6º) – a definir – TV Cultura, SporTV e YouTube NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.