HOJE
“Sempre acreditamos”
Por Douglas Carraretto
Atleta mais experiente do elenco do Pinheiros, Teichmann destaca fé da equipe e ignora favoritismos: “jogo é jogado dentro de quadra”
“O jogo é jogado dentro de quadra”. A frase de Guilherme Teichmann, de 33 anos, mostra que qualquer tipo de favoritismo pode ser vencido com suor e bola na cesta. E foi exatamente isso que o EC Pinheiros fez na noite desta terça-feira, no Rio de Janeiro.
Em pleno Tijuca Tênis Clube, a equipe paulista entrou em quadra com 2 a 0 de desvantagem na série quartas de final, mas nada disso foi obstáculo para o clube pinheirense, que dominou o atual tetracampeão do NBB CAIXA e saiu de quadra com um imponente resultado positivo, por 90 a 79.
“Sempre acreditamos. O jogo é jogado dentro da quadra. O que é falado de favoritismos tem que ser colocado em prática. Sabemos que o Flamengo é um time qualificado e vencedor, mas sabemos que tem que ganhar na quadra. Viemos para cá, fizemos um grande jogo, nos entregamos, lutamos até o final. Foi uma linda vitória para o Pinheiros. Agora vamos para o Jogo 4 com esse mesmo espírito para fazer com que essa série vá mais longe”, declarou Teichmann.
A maneira com que a série foi desenhada também poderia ser motivo de desânimo para os comandados do técnico César Guidetti. Tanto no Jogo 1 quanto no 2, o Pinheiros mostrou força e chegou perto de vencer, principalmente em São Paulo na abertura da série, quando entrou no último quarto ganhando. No entanto, o Flamengo se sobressaiu nos minutos finais e triunfou em ambos os duelos.
+Confira como foi a grande vitória do Pinheiros sobre o Flamengo no RJ
Mas se nos dois primeiros jogos o Pinheiros remou, remou e não chegou, desta vez a história foi diferente. A equipe pinheirense mostrou a que veio desde o início da partida, em que chegou a ter 13 pontos de vantagem ainda no primeiro quarto (27 a 14). O Flamengo até tentou reagir e chegou a cortar para três pontos a diferença, mas os paulistas mantiveram a sobriedade e saíram de quadra com um expressivo êxito.

Com 10 pontos e 8 rebotes, Teichmann foi crucial para o belo triunfo pinheirense no Rio de Janeiro (João Neto/LNB)
“Nos dois jogos anteriores o Flamengo teve o controle do jogo. Mesmo lá em São Paulo, em que estivemos na frente e eles passaram no final, mas eles tiveram o controle do jogo em determinados momentos. Hoje não. Conseguimos, através de algumas defesas diferentes e coisas que eles não esperavam, fazer com que eles jogassem no improviso. Deu certo, mas sabemos que teremos que fazer muito mais para vencer em São Paulo”, disse o camisa 11 do Pinheiros.
Aos 33 anos, Guilherme Teichmann defendeu o Flamengo por três temporadas do NBB CAIXA, entre a segunda e a quarta edições da competição. Reforço do Pinheiros com o presente campeonato em andamento, o ala/pivô natural de Concórdia acrescentou experiência e principalmente força defensiva para o jovem elenco pinheirense.
O atleta se firmou como titular da equipe ainda nesses playoffs e vem sendo cada vez mais efetivo. Com dez pontos, oito rebotes e participação crucial em momentos importantes, Teichmann foi um dos grandes destaques do Pinheiros na grande vitória sobre o Flamengo.
Com o resultado, o Pinheiros permaneceu vivo e seu rótulo de “time da virada” ganhou força. Isso porque o clube pinheirense já reverteu séries com 2 a 0 de desvantagem nada menos que três vezes na história do NBB CAIXA – nas quartas de 2011/2012 contra o Joinville, nas oitavas de 2012/2013 contra o Limeira e nas oitavas de 2015/2016 diante do Minas.
“Essa vitória mostra que o que a gente já acreditava é real. Sempre acreditamos, sempre tivemos esse pensamento de que o jogo é jogado. Tem que jogar, não tem jeito. Não existe favoritismo pré-jogo, se fosse assim não tinha jogo, não tinha playoffs, nada. Vamos continuar acreditando, com muita entrega, muita luta, e vamos em frente”, concluiu Teichmann.
O Jogo 4 será na próxima segunda-feira (01/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Caso os pinheirenses vençam e igualem a série em 2 a 2, o Jogo 5 será realizado em solo carioca, com data e horário a definir.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

