HOJE
Sempre Espanha!
Por Liga Nacional de Basquete
Após começo ruim no Rio de Janeiro, Espanha conquista sua 3ª medalha consecutiva nos Jogos Olímpicos e se firma como uma das grandes potências da modalidade

Bronze com sorriso no rosto: Espanha conquistou sua terceira medalha olímpica consecutiva (FIBA/Divulgação)
Não é segredo para ninguém que a Espanha se firmou como uma das grandes potências do basquete mundial nos últimos anos. E, neste domingo (21/08), o país europeu tratou de se afirmar ainda mais como uma das grandes pátrias do esporte da bola laranja.
Com a dramática vitória sobre a Austrália, Pau Gasol e cia. garantiram o bronze nos Jogos do Rio de Janeiro e a terceira medalha consecutiva ao país na principal competição esportiva do planeta. Derrotada nas duas últimas finais, a Espanha conquistou sua terceira medalha consecutiva no basquete masculino e a quarta na história. A outra foi a prata conquista em Los Angeles 1984.
“Nós lutamos muito duro para conquistar esta medalha, e nós realmente estamos muito felizes. Ganhar uma medalha olímpica é uma tarefa muito difícil e essa geração da Espanha conquistou três consecutivas. Merecíamos mais do que o bronze, mas temos que valorizar demais essa conquista”, disse o armador espanhol Ricky Rubio.
Após duas derrotas nos dois primeiros jogos em solo carioca, para Croácia e Brasil, os espanhóis pareciam não ter forças para chegar ao pódio e até mesmo a classificação para as quartas de final chegou a ser ameaçada. No entanto, na reta final do torneio, o time dirigido pelo italiano Sergio Scariolo mostrou força.
“Nosso time foi muito guerreiro, não só hoje, mas todo o torneio. Nossos dois primeiros jogos aqui no Rio não foram muito bons, mas em nenhum momento abaixamos a cabeça. Mudamos nossa postura e agora fomos coroados com a medalha de bronze, algo que representa muito para nós”, disse Gasol, em entrevista ao canal SporTV logo após a partida.
A vitória sobre a Nigéria, por 96 a 87, na terceira rodada do Grupo B não empolgou. Mas o cenário passou a mudar depois do largo triunfo sobre a Lituânia. Na reedição da final do último campeonato europeu, a Espanha não tomou conhecimento dos rivais e venceu com facilidade, por expressivos 50 pontos de diferença (109 a 59).
Na última rodada da primeira fase, o time espanhol precisava vencer a Argentina para não ser eliminado. Sem se intimidar com a pressão, o selecionado europeu levou a melhor de maneira tranquila, por 92 a 73, e garantiu seu lugar nas quartas de final.

Arrasador vitória sobre a Lituânia deu gás para Espanha chegar à medalha (FIBA/Divulgação)
Pela primeira fase do mata-mata, a Espanha teve pela frente seu maior rival na atualidade, a França. Em mais uma grande atuação, os comandados de Scariolo não tomaram conhecimento do time capitaneado por Tony Parker e venceram com folga, pelo placar de 92 a 67.
Nas semifinais, o adversário foram os Estados Unidos, algozes nas duas últimas finais olímpicas. O jogo foi bastante equilibrado, mas no final das contas o jogo físico dos norte-americanos prevaleceu. No comando do placar desde o início, os ianques venceram por 82 a 76.
Sem a chance de lutar pelo inédito ouro, os espanhóis mostraram toda a força de seu plantel na disputa pelo bronze. Diante da sensação Austrália, que voltou a apresentar um ótimo basquete depois da dura derrota para a Sérvia nas semifinais, a equipe espanhola apresentou um ótimo desempenho e garantiu mais uma medalha para sua coleção.

Pau Gasol foi o grande destaque da campanha espanhola, com médias de 19,5 pontos e 8,9 rebotes por jogo (FIBA/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca